SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6 7  Next
Autor
Mensagem
3
JTanaka

Level 0
-275503 xp

Local:
Manaus / AC

3
JTanaka

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 19, 2010 1:59 am
Sensor IR
obrigado a todos. Circuito montado ... não no protoboard =/ mas espero que funcione.

vamos aos teste ...
agora só uma duvida que já eh meio tarde por aqui então fica pra amanha o teste.

eu liguei os três fios (lembrando: é o primeiro circuito, do jeff) igual como ele ligou o dele nas fotos.. como eu faço pra ligar o sensor?? qual destes eu ligo em que?? meu irmão disse que precisa de um -5v, ele ta certo? onde eu consigo isso? ou eu preciso apenas de um Vcc (5v) e um gnd? eu tenho esses dois no meu microcontrolador Arduino Mega que eu ligo ele e ele me fornece isso.

e só pra não pensarem que eu sou muito burro mesmo, eu não faço eletronica, eu sou de informática mas eu pretendo terminar esse circuitinho pra colocar ele em conjunto com o micro (que aew eu sei programar legal Very Happy)

muito obrigado novamente

Tanaka.

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Sab Fev 20, 2010 10:49 am
Sensor IR
Para testar o circuito, basta liga a alimentação (VCC no 5V e GND no 0V) que o led indicativo irá mostrar as leituras. (isso depois de ser ajustado de acordo com a precisão)

Uma dica é colocar um capacitor entre a alimentação do circuito e do terra, já que o princípio do sensor é comparação de tensão, ele fica muito sucetível a ruídos.

Quanto ao seu irmão ele está certo e errado: alguns circuitos com AMPOP precisam de fontes simétricas, mas não é este caso.

Poste fotos!! Todos nós estamos curiosos e é uma forma de agradecer a ajuda! Wink

rodrigosexbot

Level 5
5032401 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 21, 2010 1:21 pm
Sensor IR
Esse circuito é um amp. op. com alimentação simples, logo você colocará no +Vee = Vcc (5V) e no -Vee= GND, assim o seu sinal de saida será 5 e 0 V.
Rcomendo que dê uma relida no topico pois o jeff explicou bem como fazer as ligações que vc perguntou.
Também no pdf ai em cima vc pode encontrar uma pequena revisão do Malvino que te ajudará a entender o funcionamento do circuito com isso muitos duvidas de ligações serão dirimidas.
Mas qualquer coisa poste com imagens que podemos te ajudar.

Valeu.

Che.

3
JTanaka

Level 0
-275503 xp

Local:
Manaus / AC

3
JTanaka

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 14, 2010 12:31 am
Sensor IR
Ai pessoal, depois de muito tempo eu voltei a mexer no meu circuito de novo. Eu consegui montar o circuito, mas só na protoboard, pois o circuito que eu fiz na PCB não funcionou, não sei o que foi que errei. Mas eu irei refazer, e quando fizer, posto as imagens pra vocês verem Very Happy

Mas claro, muito obrigado a todos ai...
E continuem ajudando, pois nós "newbies" precisamos.

Valeu.

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

DONNYBOT

Level 0
792461 xp

Local:
SALVADOR / AC

DONNYBOT

Responder com citações
Mensagem Dom Set 26, 2010 11:36 pm
Sensor IR
Desculpe, mas alguém poderia descrever qual diodo fotosensor é usado? E qual o receptor também? Agradeço.

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Out 12, 2010 7:52 pm
Sensor IR
Olá,

Pro emissor você pode usar os mesmos que são usados em controle remoto.

Pro receptor você chega e pede um "foto diodo", explicando que é o "par" do controle remoto, ou até mesmo o receptor do led ir

Abraços.

LUCAS_L

Level 7
7422439 xp

LUCAS_L

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 15, 2011 10:24 am
Sensor IR
Oi jeff_pimenta, estou começando a montar o seu sensor para um robô que desvia de obstáculos, mas eletrônica não e exatamente o meu forte (ainda  Crying or Very sad  Crying or Very sad) e vendo o esquema do seu circuito fiquei na dúvida de uma coisa. Ele tem três fios que saem dele um é o Vcc (+5v) o outro é o GND (0v) e o PAD1 (??) o que é este terceiro?? 

Desculpe se estou perguntando besteira, mas falta entender só isso para montar o seu sensor.

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 15, 2011 7:39 pm
Sensor IR
Olá,

O terceiro fio é a saída, por esse fio que você terá 5 ou 0V.

Abraços.

LUCAS_L

Level 7
7422439 xp

LUCAS_L

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 16, 2011 8:53 am
Sensor IR
Ah, valeu jeff_pimenta!
3
PauloIdeia

Level 0
0 xp

3
PauloIdeia

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 02, 2011 5:46 pm
Sensor IR
Olá,
Já fiz esse esquema váras vezes mas não e está dando certo.A luz fica acesa direto, e  quando algo se aproxima ela apaga, está funcionando ao contrário (como um usuário postou no início). Testei com um potenciometro de 20k também, mas continuou sem dar certo. Do jeito que tá ficou até com um alcance bom, então o jeito foi usar ao contrário mesmo, quando a saida tá em low, é porque tem algo na frente  Very Happy 
Mas alguém sabe o que pode ser? Já ajustei esse potenciometro milimetricamente, mas não achei nenhum lugar onde o led ficasse desligado, e acendesse com luz IR. É sempre ao contrário.  Sad
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6 7  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido