Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 2:05 pm
Ventilação com coolers
Moderação:
Este tópico foi migrado de Freio Motor (locomoção)
Dietrich,
Dietrich Escreveu:
Outro ponto é se há viabilidade de fazer um dissipador ou mesmo um um ventilador para eu minimizar esse aquecimento!
Ventilação sempre é bom. Eu aconselho usar fans de 50x50mm (daqueles fininhos) ocupam pouco espaço e peso, além de fazer uma ótima circulação do ar. Nossa equipe usa 2 no novo hobby. Um que puxa o ar, e outro que solta: EDIT: A próxima vez vou lembrar de não colocar "ç" ou "ã"no nome do arquivo
Dietrich Escreveu:
-vale a pena fazer outro esquema sem freio motor?
Sim, freio motor nas rodas não vale muito a pena. Vai esquentar o motor sem necessidade.
Dietrich Escreveu:
Qual o limite aconselhavel de temperatura? até quanto eu posso forçar sem me preocupar com a temperatura?
evristow Escreveu:
Neodímio-Ferro-Boro (NdFeB) - 150°C (pode ocorrer fratura do material) Cobalto-Samaro (CoSm) - 300°C (Começa a desmagnetizar) Alumínio-Níquel-Cobalto (AlNiCo) - 540°C (começa a desmagnetizar) Ferrite ou Cerâmicos - 300°C (começa a desmagnetizar)
] Eu acho que você pode fazer Overvolt em se preocupar muito. Você só precisa que o robô funcione 3 minutos. Pode colocar 2,4V a mais que não vai transformar seus motores em aquecedores. É claro que falo sem base, não vi e nem conheço o motor. Mas por experiência própria eu aconselho fazer o Overvolt. O motor vai esquentar sim. Mas não acredito que chegue perto dos valores da tabela do evristow. Eu faria o Overvolt sem medo de ser feliz Laughing Falou!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 8:48 pm
Ventilação com coolers
Só para dar uma idéia, já usamos motores de parafusadeiras de 18V com overvolt para 24V sem grandes problemas. Porém já tivemos problemas com motores menores, de 12V em overvolt para 16V.8V, não deixa de ser um pouco de loteria. 

Como o Vido bem disse, é bom investir um pouco em ventilação.

Abraços,
Dudu

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 09, 2008 8:38 am
Ventilação com coolers
Vido, uma vez me disseram que esses fans não tem boa capacidade de "empurrar" ar pra locais pequenos, eles funcionam melhores como exaustores. Além do que se vc colocar um "empurrando" e um como exaustor no fim das contas da no mesmo.

É melhor os dois como exaustores e deixar furos ou passagens para que o ar entre.

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

Pipo

Level 0
767138 xp

Pipo

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 09, 2008 6:45 pm
Ventilação com coolers
Só uma pergunta, o robô tem de ter buracos no lugar das ventoinhas?

Ou podem ficar tapadas e haver só um espaço para entrar ar?

Vetor
Moderator
Level 26
26101173 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 10, 2008 12:20 am
Ventilação com coolers
Pipo Escreveu:
Só uma pergunta, o robô tem de ter buracos no lugar das ventoinhas? Ou podem ficar tapadas e haver só um espaço para entrar ar?
Se o ar entra, por algum lugar ele tem que sair. Eu não gosto muito desse tipo de cooler. Gosto mais dos centrífugos que normalmente mantém o fluxo de ar mesmo em sistemas com muito atrito.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Sab Abr 12, 2008 11:46 am
Ventilação com coolers
Pipo Escreveu:
Só uma pergunta, o robô tem de ter buracos no lugar das ventoinhas? Ou podem ficar tapadas e haver só um espaço para entrar ar?
Pelo que eu entendi: Você esta perguntando sobre uma ventilação interna, sem trocas de ar com o meio externo. Isso já ajuda, principalmente quanto o robô tem uma cubagem grande. O que não é o caso do meu hobbyweight. No caso eu indico a ventilação usando o ar externo. Procure por sites de Casemod, eles ensinam bastante sobre circulação de ar, fans, cubagem, furos etc...
Comentário:
Vido, uma vez me disseram que esses fans não tem boa capacidade de "empurrar" ar pra locais pequenos, eles funcionam melhores como exaustores. Além do que se vc colocar um "empurrando" e um como exaustor no fim das contas da no mesmo. É melhor os dois como exaustores e deixar furos ou passagens para que o ar entre.
Eu não faria isso. Se os coolers só jogam o ar para fora, o meio interno fica com o ar rarefeito, o que prejudica as trocas de calor. Para colocar uma ventoinha exaustora, seirão necessários muito furos. Furos prejudicam a resistência, além de deixar o robô vulnerável a detritos voadores doidos para entrar em curto com a eletrônica. Com 2 coolers, da maneira que mostrei na foto, o ar é obrigado a entrar e sair do robô, otimizando o funcionamento dos componentes internos.

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Device

vhobom

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 13, 2008 8:02 pm
Ventilação com coolers
Bom, o cooler da fonte do meu PC funciona como exaustor, faz 2 anos que tenho ele, e nunca deu 1 problema, se o fabricante do computador tiver errado...hehe eu abro minha fonte e inverto a polaridade do cooler!

Abraços

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 13, 2008 9:12 pm
Ventilação com coolers
Comentário:
Bom, o cooler da fonte do meu PC funciona como exaustor, faz 2 anos que tenho ele, e nunca deu 1 problema, se o fabricante do computador tiver errado...hehe eu abro minha fonte e inverto a polaridade do cooler!
Realmente, a maior parte dos coolers direcionados para o mercado da informática são próprios para serem montados de modo que funcionem como exaustores. há também uma parcela que aceita ser montada em ambos os sentidos. Lembrando que os motores não giram se ligados com a polaridade invertida, pois são motores brushless com um pequeno circuito para aciona-los, o qual não aceita a inversão de polaridade. A grande maioria dos PC vem com apenas duas ventoinhas, uma da fonte (exaustora, joga o ar quente para fora) e outra do processador (exaustora, entretanto apenas para o meio interno). E, em geral, não superaquecem porque há uma boa quantidade de furos no gabinete, desta forma o ar entre a sai na mesma quantidade de fluxo. As ventoinhas que eu usei no robô provém de computadores, sabe-se lá qual. Ambas do mesmo modelo. A ventoinha que tem a função exuastora foi montada sem grandes probelmas, uma vez que é adequada para isto. Já a ventoinha aspiradora, houve algumas dificuldades na fixação. A hélice raspava na tampa onde foi fixada. A solução foi colocar uma pequeno calço para que a hélice girasse livremente. Um aviso: Os fans que tenho foram catados em uma pilha de sucata. Como não são novos, tive que desmonta-los e dar um trato, ou seja limpeza, lubrificação e revisão das peças desgastadas. Isso vale para todos os motores comprados usados, desde da locomoção até os motores a combustão da arma Twisted Evil . Caso você compre motores novos, muito obviamente, este cuidado não é necessário.

rdesda

Level 8
8339256 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

rdesda

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 14, 2008 9:25 am
Ventilação com coolers
Comentário:
vhobom è mais fácil você inverter a posição do cooler do que a polaridade pois os coolers de PC só funcionam em um sentido de rotação. abraço Delay

Equipe RioBotz - PUC-Rio
Uma idéia à frente

http://www.riobotz.com.br

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Device

vhobom

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 14, 2008 9:48 am
Ventilação com coolers
Hehe calma ai galera!!! não quero inverter meu cooler, só quis dizer que a melhor solução é como exaustor, retirando o ar quente (como vem de fábrica),acho muito difícil ele deixar o ar rarefeito ou até mesmo criar um vácuo, rsrs, pois eles não tem potencia o suficiente para isso!.

Bom sobre a fonte do meu PC, eu abri ela, e num vi nenhum tipo de brushless nela, pelo menos no meu PC é um motor DC normal, eu acho muito mais prático (se fosse o caso, mais eu não quero pois é o mais Certo!) eu inverteria e soldaria, do que eu inverter ele, uma modificação mecânica é muito mais complicado (pelo que eu observei a arquitetura da minha fonte).
Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido