Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Autor
Mensagem
Boa noite a todos. Gosto muito dos artigos da Robo Core e coloco a minha mão no fogo pelas placas que vocês desenvolve e uma delas é a placa de rede w5500 que está funcionando em vários projetos de automação. Agora venho então com a ajuda de vocês novamente e confiança por uma procura de uma placa de rede Wifi. Com a placa de rede W5500 eu já fiz varias automações com lampadas de vários tipos e funciona muito bem e até hoje não obtive nenhum problema de parar ou cair a rede e já com a Wifi esp32 e os modelos NodemCu todos me trouxeram muitas dores de cabeça e noites mal dormidas. Pergunta: Qual placa de rede Wifi que eu posso comprar com vocês para efetuar uma automação com lampadas, e que tenha artigos, e suporte pela Robo Core? Claro, também que não me traga dores de cabeça como as placas NodemCu e os modelos Esp´s. Fico no aguardo! Atenciosamente Fabricio Vale
Olá Fabricio, Você poderia detalhar os problemas que teve com o NodeMCU e o ESP32? Nós usamos essas placas com frequência, inclusive o ESP32 é usado no IoT DevKit, e não tivemos muitos problemas. Sabemos que as documentações online desses modelos não são tão grandes quanto à do Arduino (Uno, sobretudo), mas elas estão aumentando rapidamente. Você deve encontrar diversas placas com Wi-Fi no mercado, porém muitas delas são baseadas no ESP8266 ou no ESP32. Claro que os circuitos podem diferir, então talvez haja um modelo que encaixe melhor no seu projeto. No entanto, para o projeto de automação sem fio só temos para recomendar os dois modelos que você já usou ( https://www.robocore.net/wifi ). Um detalhe importante é que alguns pinos do ESP32 (e talvez do ESP8266) são usados durante a inicialização do microcontrolador. Ou seja, algumas variações nesses pinos podem ser interpretadas como parâmetros diferentes do padrão. Outro ponto interessante é que a leitura analógica no ESP32 não funciona bem quando o Wi-Fi está sendo usado (é um problema da Espressif). Nesse caso você pode dar uma olhada na função <customARead()> do tutorial do IoT DevKit ( https://www.robocore.net/...itoramento-mqtt ).
Francois então os problemas que vc mencionou foi o que eu passei. Já testei varias portas e o que ocorre é o seguinte. Isso eu testei em todas as portas. Fiz um teste com Led para ligar e desligar a distancia e funcionou muito bem. Pingou e não travou em nenhum momento. Agora se eu colocar um rele com optoacoplador e uma lâmpada qualquer, seja ela florescente, encandecente ou etc, e sendo que isso foi testado em qualquer porta e depois de dois dias a placa para de pingar e trava sem motivo nenhum. Ai vc resumiu ai em baixo já alguns problemas e pq essa placa não funciona bem? A W5500 funciona tão bem. Já liguei até bomba, arcondicionado e etc, não trava, é ótima, mas poderia ter algum modulo WIFI...rs Vocês tem algum link então explicando como funciona corretamente ou alguma automação já feita? Obrigado
Olá Fabrício, Infelizmente no momento não temos nenhum tutorial sobre automação residencial com o ESP32 ou o ESP8266 / NodeMCU. Você pode dar uma olhada nos tutoriais de Wi-Fi do IoT DevKit ( https://www.robocore.net/...introducao-wifi ), pois talvez você possa usar algumas partes como base para o seu projeto. O NodeMCU e o ESP32 são placas com uma ótima relação de custo vs. benefício para automatizar ambientes. Inclusive vários dispositivos comerciais são baseados no ESP8266 (por exemplo o Sonoff). Mas, assim como diversos projetos, às vezes é necessário dedicar um tempo para resolver alguns problemas. Uma funcionalidade importante para sistemas de rede é conseguir se recuperar em caso de distúrbios na rede. Outra parte importante a se considerar é a imunidade do circuito em relação aos eventos. É comum vermos distúrbios provocados pelo acionamento de uma carga (principalmente indutivas - motores, contatores, etc), logo o circuito de controle tem que filtrar essas oscilações. Às vezes pode-se simplesmente usar alimentações independentes ou aumentar a capacitância na alimentação. No entanto, o ideal é sempre implementar filtros mais robustos. Tendo isso em mente, é possível que as falhas que você encontrou ao longo do tempo sejam causadas por algumas oscilações no sistema. Existem diversas placas microcontroladas com conexão Wi-Fi, então você poderia testar outras opções para ver se funcionam melhor no seu projeto. Mas uma coisa é clara: a conexão cabeada (Ethernet) é muito melhorNota: optoacopladores podem ser (e são) usados para isolar circuitos, porém é muito comum encontrar módulos que só aproveitam o nome do componente e não isolam realmente as duas partes.
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |