Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

ewertonecaufla

Level 0
475892 xp

Local:
lavras / MG

ewertonecaufla

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 26, 2013 7:34 am
Aço hadfield
Galera,estava procurando por um aço ,o qual seja bem duro e tem uma boa tenacidade.Encontrei um aço chamado de hadfield, parece que tem uma alta concentração de carbono ,mais dfe 1% e elevados níveis de Mg,mais de 10%.Gostaria de saber se alguém já trabalhou com este material se a resistência a impactos dele é de fato elevada (por ser material duro), e aonde posso encontrar esse tipo de material...Estou com essas mesmas dúvidas também para o aço S7 e também para o Ar 500....Agradeço desde já pela ajuda...

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 26, 2013 2:34 pm
Aço hadfield
Boa pergunta!

Acredito fortemente que os dentes de tratores usados pelos robôs Orion e Adão sejam de Aços-manganês austeníticos.

Em forma bruta acho que será um tanto quanto difícil de achar, uma opção é procurar nas suas principais aplicações tipicas.

"Os aço-manganês austeníticos, devido às suas propriedades de tenacidade, resistência ao desgaste e ainda não-magnéticas, têm suas mais importantes aplicações nas indústrias de construção, mineração, exploração de pedreiras, perfuração de poços de petróleo, fabricação de cimento e produtos cerâmicos, estradas de ferro, dragagem, etc., na forma de peças para equipamento de manuseio de materiais, britadores, moinhos de bola, caçambas de dragas, caçambas de escavadeiras, bombas para trabalho em pedras e rochas, assim como em peças de linhas ferroviárias, como jacarés, chaves e cruzamentos. Por outro lado, como eles suportam igualmente o desgaste metálico (metal contra metal) são empregados em rodas dentadas ou pinhões para correntes, engrenagens, rodas, correntes de transportadores, sapatas, etc."

http://www.infomet.com.br...od_conteudo=100

Melhor fonte que achei de aços resistentes a abrasão foi o Hardox da empresa SSAB.

O S7 é fabricado no Brasil pela Villares metals com o nome de VS7.

Recomendo pesquisar também sobre aços TRIP.

Igor Duran

CyberMaximus

Level 0
-100006 xp

CyberMaximus

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 26, 2013 4:31 pm
Aço hadfield
Bom, aços duros como vc quer não são vendidos, pois os mesmo são conseguidos através de tratamento térmico, um aço duro é frágil, de modo que ele não enverga, ou enverga pouco(flexão), o que vc tem que fazer é comprar um aço especificação SAE 1045, confeccionar as peças desejadas e depois levar as peças até um local que faça o tratamento térmico desejado, vc diz pra que vai servir e o engenheiro vai indicar o tratamento mais indicado, se é têmpera com revenimento, ou recozimento, ou normalização.

Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

Predrero

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 27, 2013 1:15 pm
Aço hadfield
CyberMaximus Escreveu:
Bom, aços duros como vc quer não são vendidos, pois os mesmo são conseguidos através de tratamento térmico
ERRADO. Existem aços como o que o Igor Caolho disse, onde sua dureza provém de ligas e não de tratamento térmico. Inclusive, esses aços são de grande utilidade, pois possuem dureza elevada e são aços baixo carbono (menos de 0,35% C) com alta soldabilidade.
CyberMaximus Escreveu:
o que vc tem que fazer é comprar um aço especificação SAE 1045, confeccionar as peças desejadas e depois levar as peças até um local que faça o tratamento térmico
NÃO RECOMENDO. Se você for realmente querer fazer uma peça, que depois passará por tratamento térmico, recomendo que use um aço de melhor qualidade do que o SAE1045. Utilize aços como SAE4340,SAE4140, SAE5160, SAE8640 ou até aços ferramentas (dependendo de onde será empregada a peça) como S1, S7, VND, VCO, entre outros. Estes aços que possuem ligas que melhoram as propriedades do material, e que são próprios para tratamento térmico. Com isso você não terá tanto problema com empenamento, trincas, etc...

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Mar 01, 2013 4:40 pm
Aço hadfield
CyberMaximus Escreveu:
Bom, aços duros como vc quer não são vendidos, pois os mesmo são conseguidos através de tratamento térmico, ...
.. Adoro os que escrevem com tanta propriedade sobre o que não entendem... Voltando ao tópico. ewertonecaufla, Ótima pergunta mesmo! O Hadfield é com teor de 11 a 14% de manganês (daí aço-manganês) que endurece com impacto e abrasão, chegando a mais de 60HRc. Não é um aço "novo", foi descoberto em 1882 pelo Sir Robert Abbott Hadfield, dai seu nome. Ele é um aço bem interessante, mas é muito complicado de usinar. Em um dos projetos do trabalho temos uma peça feita de Hadfield e foi uma das usinagens mais tensas que já vi. O mais interessante é que esse aço não "novo" é parente muito próximo do Creusabro, que - se bem conheço o Igor (et) - é o que ele sugeriu com "Recomendo pesquisar também sobre aços TRIP". TRIP nada mais é por TRansformation Induced by Plasticity, ou seja uma transformação na orientação dos grãos da malha cristalina do aço induzida por micro deformações plásticas, ou seja porrada. Os aços AR são um outro tipo de aço também resistente à abrasão, logo com alta tenacidade e resiliência. O nome mais comum de comum de encontrar é o Hardox, mas também pode ser encontrado como RAEX, XAR, Ultra Wear, SHS, ... O número que vem depois normalmente é referente a dureza em Brinell. De uma forma tosca, dividir este número por 10 dá uma ideia do valor aproximado em HRc. Os além da SSAB a Sandvick também produz Hardox. Além do S7 (VS7 da VM), o S1 é uma alternativa interessante, assim como H13, P20, VC131... Outro que achei bem interessante é o VS800, também da Villares. Uma coisa que gosto no S7 é não precisar de imersão no processo de têmpera, assim são evitados empenos. Igor, Realmente faz todo sentido os dentes de trator serem de aço-manganês! Pedrero, Ótima explicação!! O VCO / H13 é bom para trabalho a quente... Poderia ser uma boa para a Besta! Heheheh não resisti! Abraços, Dudu

Predrero

Level 10
10047103 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

Predrero

Responder com citações
Mensagem Sex Mar 01, 2013 8:46 pm
Aço hadfield
evristow Escreveu:
O VCO / H13 é bom para trabalho a quente... Poderia ser uma boa para a Besta! Heheheh não resisti!
Hahahaha muito bom! No summer o disco saia fervendo da arena!!! Nem me lembrei de medir a dureza dele após o Summer, mas acho que não chegou reveniu (eu acho).

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Sex Mar 01, 2013 9:11 pm
Aço hadfield
Realmente tava pensando no tal do creusabro.

Já comprei alguns retalhos dele nesta empresa: ( reza a lenda que eles tem maraging também)

http://www.multialloy.com...ntiabrasao.html

os creusabros 4800 e 8000 são bem similares com os ARs, Hardox,etc

Tem o creusabro M como representante dos Hadfields.

Agora fiquei interessado nesta chapa "Clad" de A - 36 com D2. Crocante por fora molinho por dentro!

Igor Duran

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Mar 05, 2013 4:12 pm
Aço hadfield
Pedrero,

Não deve chegar a revenir não, deve ficar bem longe da fronteira dos 300~500°C

Igor,

Realmente esse VAUTID 100 parece ser interessante, principalmente para rampa estruturada. Wink

Abraços,
Dudu

Delay8ms
Moderator
Level 31
31012004 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Delay8ms
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Mar 19, 2013 11:52 am
Aço hadfield
Bem interessante essa discussão de mecânica.  Smile 

Eu costumo comprar S1 da Amifer de São Paulo, eles tem chapas de 15mm de espessura para cima:

http://www.amifer.com.br/...aco-ferramenta/

Abraços
Delay

Just for Fun

TRANSMISSAOENGRENAGE

Level 0
4 xp

TRANSMISSAOENGRENAGE

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 18, 2019 3:31 pm
Aço hadfield
[quote="evristow"]
Pedrero Escreveu:
Em um dos projetos do trabalho temos uma peça feita de Hadfield e foi uma das usinagens mais tensas que já vi.
Olá Pedrero, estou em busca do Hadfield para usinagem e li que você mencionou ser uma das usinagens mais tensas que já viu, poderia me ajudar explicando o motivo? Estou procurando um fornecedor do Hadfield fundido pois são para a fabricação de peças que vão sofrer altíssimo impacto constante Desde já agradeço, abraços Michely

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido