Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2
Autor
Mensagem

matheus_mbar

Level 5
5548070 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 08, 2010 4:14 pm
Ímãs
Olá, 
Bom retomarmos este tópico, espero que ele desenvolva bastante agora.
Então, não entendi muito bem onde será colocado este parafuso, como você vai prender o imã?
Mas, de qualquer forma, creio que um parafuso de diâmetro maior suporte maior esforço.
O passo sendo o mesmo, com um maior diâmetro ele terá uma área de contato maior. Não sou um expert em parafusos, mas creio que isso realmente ocorra.

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Qui Dez 09, 2010 11:03 am
Ímãs
Opa, bom demais?

Fiz um Esquemático que consta nos três anexos, que representa os ímãs no fundo do robô com os furos neste. Não coloquei o suporte no qual pensei porque ainda não sei se pode dar certo. Acredito que agora pode-se pensar melhor.

Comentário:
Estou começando a desenvolver um suporte para os ímãs do robô de sumo da trincabotz, no entanto, no fundo do robô não terei muito material para afixá-lo. Deixei 5mm "no fundo até a parte de dentro" para esta fixação. Enquanto estou pensando num método mais seguro para aguentar 30kgf de normal, gostaria de saber se o tamanho do parafuso influencia, por exemplo, um parafuso M6 de mesmo passo que um M3 fixa melhor (?) já que possui uma "área de contato" maior e também maior resistência? Lembrando que terei 5mm para fixação na carcaça mais 10mm de rosca dentro do ímã.

ANEXOS:
imagem 3.jpg
Tamanho: 17.79 KB
Downloads: 835 veze(s)
imagem 2.jpg
Tamanho: 11.74 KB
Downloads: 699 veze(s)
imagem 1.jpg
Tamanho: 12.8 KB
Downloads: 760 veze(s)

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jan 03, 2011 10:27 am
Ímãs
A fixação depende do formato do ímã. Matheus, Como são os seus?

O ideal é deixar os ímãs próximos do dojô, mas nunca colados, já que danificar a pintura do dojô implica na desqualificação do robô. 

Quanto aos ímãs com mais de 70kgf de normal, eu os conheço bem e fui eu que escrevi sobre. São usados no Pé de Boi e no Boi da Cara Preta, os sumôs da RioBotz, cujos projetos fui capitão. Segue uma foto:

Cada um é capaz de 220Lbf de normal quando em contato direto com o dojô. Para fixa-los é usado um parafuso escareado no furo central. Furo este que veio de fábrica, afinal fura-los é inviável!

Ímãs de neodímio são sinterizados, logo são frágeis e normalmente não suportam a furação, quebrando. Mesmo que suportem o magnetismo será afetado pelo calor e pelo atrito, além de oxidarem perdendo totalmente a função em pouco tempo.

Quanto ao parafuso, Derick, depende da forma que será preso. Contudo um M6 de mesmo passo possui mais área de contato nas roscas, sendo mais forte. Além disso não conheço M6x0.7 ou M3x1, logo qual seria o passo? Wink

Abração,
Dudu

matheus_mbar

Level 5
5548070 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 03, 2011 10:37 am
Ímãs
Então Dudu, ainda nao temos os ímas que pretendemos usar no sumô.

Na WinterChallenge utilizamos ímas pequenos, retangulares, em grande quantidade, mas se mostraram pouco eficientes.

Estive pensando exatamente no formato destes que você mostrou nas fotos. A dificuldade está sendo em encontrar uma empresa que fornece neste formato. As que entrei em contato não têm.

Agradeço muito se alguém tiver alguma empresa para indicar.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jan 03, 2011 11:39 am
Ímãs
No Brasil infelizmente não conheço mesmo Sad

Mas o resultado independe do formato do ímã, o que interessa é a coerção magnética. O que vocês precisam é procurar por ímãs de neodímio N40 ou superiores e posiciona-los de forma a maximizar a interação do campo com o dojô. 

Em 2007 os japoneses foram a Robogames e dominaram, foi ai que resolvemos competir no sumô também. Os robôs deles usavam ímãs retangulares tradicionais, porém de neodímio. A fixação, se me lembro bem, era feita sobre uma placa de aço (ferrítico ou martensítico), que podia ser aproximada ou afastada do dojô. 

Abraços,
Dudu

Level 0
0 xp

Equipe:
HEFESTO

3
mylenasamantha

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 16, 2014 10:14 am
Ímãs
Quanto à fixação dos ímãs, como realiza-la sem que a interação entre eles dificulte a fixação? Os ímãs de neodímio, quando colocados a menos de uma distância de 3 metros, apresentam uma interação muito forte. Não vou utilizar a técnica de embuchamento, pois os ímãs que comprei já são usinados de fábrica(apresentam um furo no meio para fixação).
A dúvida é: como fixá-los de forma correta na estrutura do robô?
3
rafatanga

Level 0
0 xp

3
rafatanga

Responder com citações
Mensagem Qui Jan 29, 2015 12:26 pm
Ímãs
Opa galera o que vcs precisarem de ímãs de neodímio, visualizadores de campo, a MagTek tb situada em São Caetano do Sul tem diversos tipos de ímãs, dimensões, equipamentos, qualquer dúvida só entrar em contato.

http://www.magtek.com.br
http://www.magtek.com.br/imas/

Abraço a todos!!!

Gabriella

Level 0
40159 xp

Gabriella

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 21, 2019 9:16 am
Ímãs
Oi, estou trabalhando num sumô e gostaria de saber se tem como calcular o peso virtual do robô de maneira exata, contando com a distancia que ele fica do dojô.
Ir para página Anterior  1 2

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido