Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3  Next
Autor
Mensagem
3
jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

3
jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 18, 2010 6:40 pm
Ruído causado por motores
Eu também concordei com ele na idéia do bastão de elétrons, a minha dúvida era na polarização dos capacitores...

Se eu entendi bem é para obter capacitores com alta capacitância e sem polarização.

Abraços.
3
evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

3
evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 18, 2010 6:43 pm
Paulo,

Mudando um pouco de assunto, mas ainda mantendo a mesma linha de ruídos, picos e TVSs. 

Os Victors não possuem diodos de circulação e com isso acabam gerando picos de tensão boçais (~80V) na alimentação. Esses por sua vez podem queimar outras eletrônicas e torram as baterias de Li-Po.

Logo, será que usar um TVS em paralelo com os Victors ajudaria alguma coisa?  

Jeff, 

Desculpe o sequestro de tópico, mas no fundo o problema é bem parecido Wink

Abração,
Dudu
3
jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

3
jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 18, 2010 6:51 pm
Comentário:
Jeff, Desculpe o sequestro de tópico, mas no fundo o problema é bem parecido Wink Abração,
Tá tranquilo... Cool
Comentário:
Logo, será que usar um TVS em paralelo com os Victors ajudaria alguma coisa?
Bem, não sou o Paulo, mas acho que essa eu posso responder: Quanto custa uma bateria lipo? E um diodo? Acho que vale a pena o sacrifício né Razz Abraços.
3
natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

3
natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 19, 2010 10:41 am
Agora eu entendi perfeitamnte o "por quê" dos capacitores de 100nF nos terminais dos motores.. Mr. Green 

Paulo, muito obrigado por essa perfeita explicação... 

Comentário:
o lado mais sombrio da eletrônica Twisted Evil
gostei dessa..... Very Happy
3
PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

3
PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 20, 2010 12:56 pm
Eu uso TVSs em muitas situações de proteção, para proteger:

- Interfaces em geral (USB, serial, CAN...);
- Linha telefônica;
- Circuitos de controle de bobinas;
- Circuitos de controle de motores;
- Entrada de fontes de alimentação...

A família que mais uso é essa aqui:

http://www.datasheetcatal.../K/E/P6KE.shtml

É o sonho de proteção de qualquer um que precise se livrar de transientes (ruídos rápidos de alta tensão e, possivelmente, de alta corrente). Mas é claro que não há componente perfeito...

Como eu havia comentado eles funcionam como diodos zener. A diferença é que os TVSs são muito mais rápidos e suportam muito mais corrente que os zeners tradicionais.

Eles podem ser unipolares ou bipolares, o modelo unipolar (sufixo A) tem polaridade (como um zener) e o bipolar (sufixo CA) possui internamente o equivalente a 2 zeners em anti-paralelo, assim ele consegue “grampear” transientes com qualquer polarização.

Em alguns casos coloca-se um fusível na entrada do circuito AC e um TVS em seguida, caso o TVS não suporte a corrente de descarga o fusível abre.

Precisamos observar o data-sheet do TVS pra saber a partir de qual tensão ele começa a grampear (conduzir): 
www.datasheetcatalog.org/...8z2zt8u80fy.pdf

Por exemplo: o P6KE18CA (teoricamente conduz somente a partir de 18Volts) começa a conduzir com, no mínimo 15,3Volts, é verdade que nesta tensão a corrente é mínima (1mA) mas as vezes você não pode se dar ao luxo de ter uma corrente constante drenando sua bateria.
Por isso que a tensão de condução do componente precisa ser um pouco maior do que a maior tensão possível em sua bateria (totalmente carregada). Mas se for muito maior o TVS não vai atuar em transientes de menor amplitude.

Este componente suporta uma descarga de até 123Amperes nas condições descritas no data-sheet !

Como desvantagem temos o fato destes componentes possuírem uma capacitância que pode pesar no circuito, principalmente quando temos um link de comunicação sendo protegido.

Com tantas qualidades alguém pode perguntar por que o projetista de placas de controle (ESCs) não colocam estes componentes em seu circuito.
Além do custo (que não é tão alto assim) o projetista não sabe qual tensão você vai usar então não tem como determinar qual será a tensão de condução necessária.

Acho uma boa idéia usar TVSs no Victor, lembre-se que, assim como os capacitores, os TVSs devem ser instalados o mais próximo possível da unidade geradora de transientes.
3
evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

3
evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 20, 2010 10:12 pm
Vou grampear tudinho Wink Motores, entrada de alimentação dos Victors, válvulas pneumáticas... Hahahaha

O meu medo é que por estar trabalhando em um pneumático, um pico de tensão poderia ferrar ou acionar a válvula e a minha cabeça seria decepada... Nada agradável. 

Valeu mais uma vez Paulo!

Abração,
Dudu
3
jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

3
jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 29, 2010 7:36 pm
Novas notícias:

Usei os tais capacitores em paralelo com os terminais e a carcaça do motor, porém o problema só melhorou um pouco.

O micro executa o programa direitinho, mas depois de uns 1 ou 2 segundos ele pula algumas subrotinas, prolonga ou encurta alguns delays...

Estou querendo pôr uma plaquinha de metal entre os motores e a plaquinha do micro, mas não sei como iria ser a disposição dos capacitores. Pensei em colocar dois capacitores: um vai no positivo e na plaquinha, o outro vai no negativo e na plaquinha. Segundo meu raciocínio isso iria amortecer as ondas geradas pelos motores.

Abraços.
3
evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

3
evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Ago 30, 2010 9:17 am
Jeff, 

A dica que vou te dar não vai resolver o problema, mas vai amortecer mais um pouco. Trance os fios positivos e negativos de cada motor (M1+ com M1-, M2+ com M2-) Isso ajuda a cancelar os campos. 

A plaquinha pode ajudar, também. Mas não tenho conhecimento prático dessa solução. 

O que você pode fazer é usar tela de galinheiro, aquela metálica e bem fininha, para fazer uma gaiola de Faraday entorno dos motores. 

Falando neles, que motores demoníacos! Será que não é o caso de procurar alternativas?

Abraços,
Dudu
3
jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

3
jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 30, 2010 12:31 pm
A dica de enrolar os fios eu já fiz,inclusive foi a mesma dica que dei em outro tópico e não ficou bem clara: o campo que sai do positivo é em mesma quantidade que entra no negativo, por isso não "sobra" campo no meio para induzir tensão.

A gaiola da faraday funcionou como uma antena: eu enrolei o motorredutor (só pra constar: ele é de forma cúbica) com papel alumínio e deixei parte do papel pertinho dos capacitores e fez foi piorar o problema.

Estou certo que a última solução é a gaiola de faraday na controladora.

Aliás, estou com a pulga atrás da orelha quanto a um detalhe: há um parafuso que prende a eletrônica, este parafuso é ligado ao GND da eletronica. Tenho que ver se ele está encostando nos motores, pois se estiver, acabei de encontrar a raiz de todo o problema.

Abraços.
3
evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

3
evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Ago 30, 2010 12:38 pm
Tire esse parafuso e faça o teste Wink
Ir para página Anterior  1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido