Retornar
ao topo
ao topo
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Derick, Fazia tempos que não lia uma dúvida tão pertinente. Apesar do tópico ser sobre os Build Reports da Uai!rrior, vou me intrometerVocê matou a xarada, para cada volta do fuso (sem-fim) é empurrado um dente da engrenagem (coroa). É uma questão de mecânica, é exatamente como encaixar uma engrenagem cilindrica de dentes retos no passo de um parafuso.
Se quiser tem uma animação bem feita que explica o funcionamento: http://www.mekanizmalar.c...worm_gear.shtml O grande problema dessas caixas é a baixa eficiência causada pelo atrito no ponto de contato da rosca do fuso com a parede do dente da engrenagem. Para minimizar isso muitas vezes as engrenagens são de bronze, que é um material relativamente frágil, porém autolubrificante. Para minimizar esse atrito lubrificação é obrigatória, mas como lubrificar depende de cada um, eu gosto mais de graxas finas, passando apenas um pouco em todo o fuso. Quanto aos limites de RPM, eles existem, como em qualquer caixa, dependendo muito do material dos componentes da redução, carga e lubrificação. Sempre que posso fujo das reduções desse tipo, afinal 40% da energia empregada é desperdiçada nas perdas. Por outro lado uma caixa com engrenagens de dentes retos ou helicoidais chega a ter 85~90% de eficiência, enquanto uma planetária mais de 90%. No fim você pode ter uma bateria mais leve e ter um resultado melhor do que usando redução por coroa e sem-fim. Abração, Dudu
05/05/2005
Local:
Poços de Caldas / MG
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
Opa!Vou aproveitar que o Dudu já tratou do assunto e só completar referente ao projeto que foi perguntado. Nos Build Reports da primeira página do tópico estão todos os dados das caixa, depois dê uma boa olhada.. Porém, para ilustrar vou transcrever alguns dados aqui. De acordo com as perguntas:
Derick Escreveu: o modelo sem fim coroa tem um limite de RPM suportado? depende do material?
Queria saber se sabem de algum lubrificante e/ou material que apresente uma eficiencia maior. |

Derick Escreveu: Quanto ao cálculo da redução, normalmente um giro na sem fim gira um dente da engrenagem?, dando assim uma redução de 24:1 numa engrenagem de 24 dentes ou eu posso alterar o passo ("dentes por giro"?) sem comprometer eficiência ?(sei lá). |
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Só para complementar o ótimo adendo do Wurs, fusos com mais de uma hélice são muito raros, principalmente em caixas desse tipo. Wurs, Mais uma pergunta capisciosa sobre o Kako, vocês chegaram a pensar em usar CO2?Abração, Dudu
05/05/2005
Local:
Poços de Caldas / MG
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
O melhor cara para responder estas dúvidas era o Fernando Leal... ele que foi o nosso projetista do sistema pneumático. (O Fernando foi nosso piloto até a Winter deste ano).
Mas vou dando os meus pulos com sua pergunta, hehehhe
Na época a ideia inicial foi mesmo o CO2. Porém, devido a experiência do Fernando com sistemas da Festo, ele tinha receio de que o CO2 congela-se a umidade presente no sistema ao mudar de faze.
O Problema seria que no início, durante as primeiras 2 acionadas do sistema iria roubar todo o "calor" do regulador de pressão, tubulação e válvulas. Durante a mudança do estado pressurizado do tanque para a pressão de uso. Depois de um tempo corríamos o risco do sistema congelar.
E alguma válvula "colar" aberta ou fechada devido a temperatura.
Vimos que este problema não ocorreria com o N2, assim o escolhemos como gás de trabalho.
E pelo muitos testes que fizemos... não ouve nenhum problema de aparecimento de gelo ou de congelamento.
Este foi o único motivo para trabalharmos com o Nitrogênio.
Grande abraço
Wurs
Wurs e evristow, obrigado pelas respostas.
realmente ajudaram.
só não entendo porque as reduções mais leves e menores (menos peças etc.) são sempre menos eficientes -deixa pra lá.
bom, vou apelar então:
eu estive "pesquisando" reduções e percebi que as reduções planetárias são as mais eficientes, mas eu não consegui entender o princípio de funcionamento muito bem (onde está a redução) e nem o porque da redução dos motores que funcionam assim ser dessa forma (trabalham no mesmo eixo/ mesma posição) e ser quase do tamanho do motor, logo, usando-a, vc teria um robô super largo ou teria de fazer uma tranmissão desigual por correias na saída do eixo (as correias teriam de ser de tamanhos diferentes)
então, logicamente depende do projeto, mas, se formos projetar uma caixa de redução, qual o melhor modelo que vocês indicariam?
Level 33
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
Derick Escreveu: eu estive "pesquisando" reduções e percebi que as reduções planetárias são as mais eficientes, mas eu não consegui entender o princípio de funcionamento muito bem (onde está a redução) e nem o porque da redução dos motores que funcionam assim ser dessa forma (trabalham no mesmo eixo/ mesma posição) |
Derick Escreveu: Ela ser quase do tamanho do motor, logo, usando-a, vc teria um robô super largo. Então, logicamente depende do projeto, mas, se formos projetar uma caixa de redução, qual o melhor modelo que vocês indicariam? |
Wurs, tem bastante tempo que eu li/vi mas eu não agradeci, brigadão! mas eu não to postando à toa: como é um tópico dos projetos da uai!rrior, então lá vai. seguinte: o Butcher usa motores da action na locomoção, e como ele é um shell spiner a locomoção "não é" tão importante, porém, em rounds em que a arma/ele foram danificados, em certas vezes apresentou um "bom" desempenho. Enfim, Que motores são esses e você indicaria para um hobby (logicamente) com quatro motores destes para locomoção? eu encontro os dados dele no site da action? numero 2: estou tendo um pouco de dificuldade em achar os motores ideais para um feather, provavel que De Walt's, mas não sei muito pois não me apresentaram outras opções ainda. "Você"/ alguém pode me ajudar?
Level 33
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
33654303 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
Derick Escreveu: seguinte: o Butcher usa motores da action na locomoção, e como ele é um shell spiner a locomoção "não é" tão importante, porém, em rounds em que a arma/ele foram danificados, em certas vezes apresentou um "bom" desempenho.
Enfim, Que motores são esses e você indicaria para um hobby (logicamente) com quatro motores destes para locomoção? eu encontro os dados dele no site da action? |

Derick Escreveu: numero 2:
estou tendo um pouco de dificuldade em achar os motores ideais para um feather, provavel que De Walt's, mas não sei muito pois não me apresentaram outras opções ainda. "Você"/ alguém pode me ajudar? |

|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |