Retornar
ao topo
ao topo
Autor
Mensagem
Level 11
11674273 xp
Local:
Ubajara-Sobral / CE
11674273 xp
Local:
Ubajara-Sobral / CE
Bom pessoal, por inúmeras dúvidas de iniciantes com relação a sensores IR resolvi postar um sensorzinho de baixo alcance desenvolvido por mim mesmo! Primeiro vamos ver se o esqueminha presta mesmo ou é "rabo de foguete":Segue o esquema e o desenho da placa: ![]()
Passo-a-passo da confecção da placa:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lista de componentes: R1 - 1K R2 - Potênciômetro de 1M R3 - 1K R4 - 1K R9 - 470r IC1 - LM741 LED1 - Foto Diodo LED2 - Led Comum LED3 - Led Infra-Vermelho Agora o sensor prontinho sendo testado:
Se não deu pra entender eu tava testando umas "propriedades" desses sensores ir: quando eu coloco a faca com um ângulo de aprox 45 graus em relação ao receptor o sensor não consegue "ver" a luz ir não detectando nada. Segue em anexo o esquema e desenho da placa para o eagle.
ANEXOS:
![]() |
Sensor.zip Tamanho: 31.89 KB Downloads: 1105 veze(s) |
Última edição feita por jeff_pimenta em Sex Nov 20, 2009 3:14 pm; editado 2 vezes no total
Level 0
444310 xp
Local:
Pasadena / CA
Equipe:
The Big Bang Team
444310 xp
Local:
Pasadena / CA
Equipe:
The Big Bang Team
Level 11
11674273 xp
Local:
Ubajara-Sobral / CE
11674273 xp
Local:
Ubajara-Sobral / CE
Obrigado pelos elogios!! Aqui no fórum sempre tem gente que sabe, porém não tem tempo pra desenvolver essas coisinhas que ajudam os iniciantes. Já que eu to aprendendo ainda, não custa nada postar os métodos que eu usei passo-a-passo.
Comentário: Seria muito interessante se voce postasse uma explicação sobre sua técnica para fixar o layout na placa de cobre!
Seria de grande ajuda para todos! |
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
chiasman Escreveu: jeff_pimenta sou iniciante
e estou precisando muito de uma placa como essa
porém não entendo aquela linguagem eletronica
tipo aquelas setinhas vocÊ sabe onde eu aprendo aquilo?
|

Eu inverti os fios nos pinos do ci 2 e 3 só para testar e consegui um ajuste no trimpot que o led acende quando eu passo a mão mais só funciona quando eu coloco o dedo na perna do meio do trimpot ai fica funcionando normalmente , quando eu tiro o dedo o led fica bem fraco e quando eu passo a mão na frente do ir ele fica mais forte. Alguém tem uma idéia do que esta acontecendo será que ouve um engano no esquema do pimenta e realmente os fios são invertidos e eu devo colocar um trimpot com um valor maior, não sei o que fazer e tipo porque o sensor só funciona quando eu desligo as luzes do ambiente a luz de nossas casa emite infra vermelho? se for por isso será que alguém da uma dica de como esconder os led para protegelo da luminosidade ambiente pois quero usar esse sensor no meu robo de sumo e na competição deve estar tudo iluminado.
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
se tiver um potenciometro de 1M, troque esse que vc está usando por ele e faça o teste regulando o mesmo... se funcionar, verifique o valor da resistência e então, se for o caso, mantenha ele ou substitua por um de valor que se adeque mais à faixa determinada.abraços.
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |