CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Controlando seu RoboARM

This tutorial is not available in English



Bem-vindo ao tutorial de controle do seu RoboARM

A seguir você irá aprender:
  • Como fazer a ligação dos servos e joysticks no Sensor Shield V5;
  • Fazer o upload do código na placa;
  • Como alimentar corretamente todo o conjunto;
  • Quais direções do joystick controlam os diferentes movimentos do servo.
O código e ligações deste tutorial são otimizados para os produtos:

Conectando os componentes no Sensor Shield V5

Já com a estrutura completa do braço robótico montada e sua placa Arduino fixada na base, encaixe o Sensor Shield V5 no topo de sua placa.

Como estamos tratando de um conjunto de 4 servos, precisaremos utilizar o Sensor Shield V5 para alimentar todo o sistema e fornecer a corrente necessária para os servos sem passar pelo regulador de 1 A da placa Arduino (caso você esteja usando o RoboARM com uma Julieta, basta alimentá-la diretamente com uma fonte de pelo menos 3 A que a própria Julieta possui um regulador que irá fornecer até 3 A para os servos).

A conexão dos componentes ficará como na imagem abaixo.

Caso esteja utilizando com uma Julieta: conecte os servos nos pinos A0 até A3 e os direcionais e alimentação dos joysticks nos pinos A4 em diante.


Upload do código na placa

Antes de alimentar o conjunto com a fonte (veremos no próximo passo como alimentar o projeto corretamente), precisamos programar a placa Arduino para controlar os servos do RoboARM. Para isso precisaremos da Arduino IDE 1.8.x no computador, que é o programa que irá fazer o upload do nosso código para a placa.

Se essa é sua primeira vez utilizando um Arduino, clique na imagem abaixo para ver o tutorial que irá te ensinar como fazer o download e instalar a Arduino IDE em seu computador.
Com a Arduino IDE instalada, conecte sua placa Arduino em seu computador, copie e cole o código abaixo dentro da IDE.

Caso esteja utilizando com uma Julieta: lembre-se de alterar no código acima os pinos dos servos e joysticks para os novos pinos que estão conectados (servos nos pinos A0 até A3 e os direcionais e alimentação dos joysticks nos pinos A4 em diante).


Antes de fazer o upload do código na placa, certifique-se de que as configurações do menu de ferramentas estão iguais às da imagem abaixo.

O número atrelado à Porta COM pode mudar de sistema para sistema: fique tranquilo caso o número seja diferente, mas certifique-se de escolher a Porta COM que está conectada sua placa.


Após igualar as configurações, você já pode carregar o código para a sua placa clicando no ícone .
Se você seguiu todos os passos corretamente até aqui, você verá a mensagem "Carregado" no painel inferior da IDE informando que o código foi carregado com sucesso para a sua placa.

Alimentando o projeto

Agora que já carregou o código do braço robótico, desconecte sua placa Arduino do computador para que possamos alimentar o projeto com uma fonte.

O pacote Eletrônica RoboARM contém uma Fonte 5V 5A e um Extensor DC P4 Fêmea que você utilizará agora para fornecer energia para todo o Braço Robótico: com a fonte ainda desconectada da tomada, insira o conector P4 da fonte no Extensor DC P4 Fêmea, como na foto abaixo.
O Extensor DC P4 Fêmea nos permite separar os polos positivo e negativo da fonte (VCC e GND) sem precisarmos cortar o conector para ter acesso aos cabos, legal né?

Iremos alimentar todo o RoboARM através do borne de conexão do Sensor Shield V5: com a chave Phillips, desaperte os parafusos do borne e insira o fio preto no borne indicado como GND e aperte o parafuso para firmar a conexão. Agora, insira o fio vermelho no borne indicado como VCC e aperte o parafuso para firmar a conexão.

IMPORTANTE: certifique-se de que o jumper esteja conectado nos pinos ao lado do borne para que a fonte alimente todo o sistema.

Hora de se divertir

Já estamos na etapa final! Se você seguiu corretamente os passos anteriores, agora é só conectar sua fonte na tomada para o RoboARM iniciar.

Abaixo você confere o que cada joystick irá controlar na movimentação do seu RoboARM.
ATENÇÃO: o código proposto neste tutorial conta com algumas medidas de segurança para evitar o travamento e esforço excessivo dos servos, a fim de prever que os mesmos corram risco de queimar. Se perceber que algum servo está fazendo muito esforço e/ou esquentando demais, realize o movimento contrário ou corte a alimentação do conjunto para destravar o eixo e prevenir que ele queime.

Boa diversão ;)


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


compras108
date Enviado: 2020-07-05 20:15:36
Boa Noite. Antes de tudo gostaria de parabenizar a Robocore pelo excelente produto, desde da entrega, embalagem e qualidade do próprio material. Ao montar o braço percebi uma certa dificuldade em expandir e retrair o braço, não sei se é devido as fontes que estou usando estar em paralelo, para obter o total de 5A com 5V. Consegui ajustar o restante do conjunto, no entanto, como mencionando, o outro braço não consegue ter força pra executar a sua tarefa. É possível usar uma fonte com mais amperagem, pois ao movimentar manualmente não sinto nenhuma dificuldade. O que mais posso fazer?

Giovanni5
date Enviado: 2020-07-06 10:59:22
compras108
Ficamos felizes em saber sobre o seu contentamento com nosso produtos e serviços, mas gostaríamos de entender um pouco melhor o problema que você encontrou. Você adicionou outro servo, ou outro componente de alto consumo de corrente ao sistema? A fonte 5 V 5 A já é o suficiente para alimentar todos os servomotores do RoboARM em máxima eficiência, portanto é possível que o problema comentado esteja atrelado à outro ponto, como o código alterado por exemplo. Se possível, encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido, e um vídeo demonstrando o comportamento mencionado.

leo.trentini13
date Enviado: 2020-06-27 21:03:20
Teria como eu usar um controle de ps4 para controlá-lo?
 E como fazer isso?

Giovanni5
date Enviado: 2020-06-29 10:16:57
leo.trentini13
Sim, é possível utilizar um controle de PlayStation para controlar o RoboARM, porém é necessário alterar este código de exemplo, e isso vai depender muito do método selecionado, já que é possível receber os valores do controle através de conexão Bluetooth, ou através de um cabo USB.

alessandrocintranh
date Enviado: 2020-05-27 08:04:01
Não recebi retorno do suporte, tem uma previsão?

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-27 08:41:14
alessandrocintranh
Infelizmente não recebemos o seu e-mail de contato, porém estamos lhe enviando um e-mail para prosseguir com o atendimento, portanto confirme o recebimento do mesmo. Lembre-se de verificar a caixa de "Spam" também.

alessandrocintranh
date Enviado: 2020-05-24 16:38:31
Estou com o mesmo problema, só movimenta a base, e servo da extensão fica ligado direto.

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-25 10:14:24
alessandrocintranh
Você consegue movimentar o RoboARM manualmente? Algum dos servos está esquentando, ou vibrando enquanto ligado? Assim como no comentário abaixo, verifique as conexões do circuito, para garantir que não haja algum mal contato nos Joysticks, ou nos servos.

alessandrocintranh
date Enviado: 2020-05-25 10:45:04
alessandrocintranh
Não consigo movimentar manualmente. O servo da extensão fica ligado. Verifiquei conforme o manual a ligações do servo, com a cor tudo, refiz e não deu.

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-25 11:44:06
alessandrocintranh
Enquanto o conjunto está ligado não é possível movimentar manualmente o conjunto, pois os servos estão fazendo força para se manterem estáveis na mesma posição. Desligue o conjunto, e veja se é possível movê-lo manualmente. Se não for possível movê-lo manualmente, mesmo desligado, é sinal que há algo errado na montagem mecânica do conjunto, que poderá ser resolvida ao desmontar e remontar o braço robótico.

alessandrocintranh
date Enviado: 2020-05-25 12:12:54
alessandrocintranh
Sim, conseguo movimentar manualmente, sem problema.

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-25 13:43:59
alessandrocintranh
Encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido, um breve relato do que está ocorrendo, e um vídeo demonstrando o comportamento do RoboARM.

pedrorigoletto1
date Enviado: 2020-05-23 23:15:51
Apenas a base do meu roboarm mexe e já desmontei e remontei a parte elétrica dele. O que pode ser?

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-25 10:12:29
pedrorigoletto1
Você consegue movimentar o RoboARM manualmente? Algum servo apresenta algum aquecimento, ou vibração, enquanto está ligado? Verifique se não há um mal contato nos terminais do Joystick, ou nas conexões dos servos.

34591056c
date Enviado: 2020-05-20 18:11:03
ajuda?

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-21 09:24:02
34591056c
A mensagem de erro encontrada é um erro de compilação da Arduino IDE, portanto tente fechar e abrir novamente o programa. Além disso, certifique-se de ter copiado o código de exemplo completo desta página.

34591056c
date Enviado: 2020-05-20 18:10:38
Arduino: 1.8.11 (Windows 7), Placa:"Arduino Uno"

C:\Users\Cauã\Documents\Arduino\sketch_may20a\sketch_may20a.ino: In member function 'size_t Joystick::printTo(Print&) const':

C:\Users\Cauã\Documents\Arduino\sketch_may20a\sketch_may20a.ino:97:28: warning: passing 'const Joystick' as 'this' argument discards qualifiers [-fpermissive]

C:\Users\Cauã\Documents\Arduino\sketch_may20a\sketch_may20a.ino:60:9: note:   in call to 'int Joystick::getX()'

C:\Users\Cauã\Documents\Arduino\sketch_may20a\sketch_may20a.ino:99:29: warning: passing 'const Joystick' as 'this' argument discards qualifiers [-fper

marcos.montanheiro
date Enviado: 2020-05-18 16:29:30
Versão 1.8.12. Também apresenta este mesmo erro no arduino.cc

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-18 17:06:40
marcos.montanheiro
Aparentemente isso é um erro de compilação da Arduino, porém é difícil dizer ao certo o motivo, já que o campo de comentários possui limitações de caracteres, portanto encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net, com o número de seu pedido e a mensagem de erro completa retornada pela Arduino IDE.

marcos.montanheiro
date Enviado: 2020-05-18 12:56:37
Mais um erro:

      size += p.print(getX());

marcos.montanheiro
date Enviado: 2020-05-18 12:22:33
Srs.
Estou tendo problemas na compilação do código sugerido.

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino:533:21: error: 'Motor' was not declared in this scope

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino:533:34: error: expected primary-expression before 'int'

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino:334:31: error: 'int AngleCorrection(Motor, int)' redeclared as different kind of symbol

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino:533:5: note: previous declaration 'int AngleCorrection'

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino: In function 'void setup()':

/tmp/435854871/Robocore1/Robocore1.ino:340:6: error: re

Giovanni5
date Enviado: 2020-05-18 14:10:31
marcos.montanheiro
Qual a versão de sua Arduino IDE? Se você estiver utilizando a versão "Hourly Build" da Arduino IDE, é possível que isso se trate de um erro de funcionamento da mesma, portanto a desinstale, e instale a versão mais estável e atual contida no link a seguir, https://www.arduino.cc/en/Main/Software . Além disso, certifique-se de copiar e colar o código completo contido nesta página.