CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Programação em Blocos para micro:bit

This tutorial is not available in English



Introdução

Uma grande dificuldade para iniciantes do #MovimentoMaker e para crianças que estão sendo iniciadas na área da robótica, é a programação. Pensando em resolver esse problema, os desenvolvedores aa BBC micro:bit criaram uma maneira de programar a placa através de conexões lógicas feitas por blocos, algo parecido com a programação Scratch.

Embora pequena, a micro:bit possui diversas funcionalidades para desenvolver pequenas aplicações, como, por exemplo, criar um dado eletrônico que mostra um número aleatório entre 1 e 6, ao agitar a mesma. Neste tutorial você vai aprender como é simples realizar a programação através de blocos na placa da BBC, e como enviar o código para ela.

Lista de Materiais

Código

Diferentemente da BlackBoard UNO, a micro:bit não utiliza um programa como a Arduino IDE para desenvolvimento e carregamento do código. Ao invés disso, a placa da BBC utiliza um site com todas as funcionalidades e blocos necessários para você criar o seu primeiro código em blocos. O MakeCode é o site onde estão hospedados o editor de código em blocos e alguns tutoriais criados pela instituição BBC. Para criar o seu primeiro projeto, clique em "Novo Projeto", o botão de cor roxa da imagem abaixo.

makecode
Site MakeCode

Após criar um novo projeto, o seu navegador irá carregar uma página de edição, como na imagem abaixo.

editor
Editor de Código

Para este tutorial utilizaremos apenas a programação por blocos, portanto ignore a aba de alteração para programação por JavaScript. Assim como a BlackBoard UNO utiliza o "Blink" como introdução, para o primeiro código para a BBC micro:bit, faremos com que o coração da placa pulse. Para isso, abra a aba "Básico" do editor de código, como na imagem abaixo.

basico
Aba "Básico"

Agora clique, segure e arraste o bloco "mostrar ícone" para que ele fique "abraçado" no bloco "sempre", como na imagem abaixo.

sempre-1
Adição do Bloco "mostrar ícone" Dentro do Bloco "sempre"

Após a adição do bloco como na imagem acima, adicione o bloco "pausa (ms)" ao bloco "sempre", abaixo do comando "mostrar ícone". Além disso, altere o valor de 100 para 1 segundo (1000), como é possível observar na imagem a seguir.

sempre-2
Adição do Bloco "pausa" Dentro do Bloco "sempre"

Agora, para que o coração da placa pulse, adicione um segundo bloco "mostrar ícone", assim como um segundo intervalo, com outro bloco "pausa (ms)". Então altere o bloco "mostrar ícone" para exibir o coração pequeno, e configure o intervalo, novamente, para um segundo. O seu bloco deve estar como o da imagem abaixo.

sempre-3
Adição dos Últimos Blocos de Código

Carregar o Código para a Placa

Para carregar o código para a placa, é necessário escrever um nome para o arquivo, e realizar o download do arquivo, através do botão "Baixar" de cor roxa, como na imagem abaixo.

arquivo
Alteração e Download do Arquivo

Quando o botão para download for pressionado, será exibida uma janela para realizar o download do seu arquivo como ".hex" como, por exemplo, microbit-Primeiro-Código.hex. Para finalizar o download, clique no botão verde, como na imagem a seguir.

download
Janela para Download

Após finalizado o download do arquivo, conecte a placa ao computador através do cabo Micro USB. Para saber se a placa foi reconhecida corretamente por seu computador, abra o "Explorador de Arquivos", e entre em "Meu Computador". Ao acessar esta pasta, será possível observar a placa na lista de "Discos Removíveis", como na imagem abaixo. A placa, embora reconhecida como um disco removível, permite o armazenamento de apenas arquivos específicos em sua memória.

placa
Placa Reconhecida

Agora, para carregar código para a placa reconhecida pelo computador, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e abra a opção "Enviar para", e então, selecione a opção MICROBIT, como na imagem abaixo.

caminho
Caminho para Carregar o Código para a Placa

O processo de carregamento de código pode levar um minuto ou dois, porém ele é automático. Após o carregamento, a placa reiniciará automaticamente e executará o código carregado.

O Que Deve Acontecer

Quando o código estiver finalizado no site, é possível observar a placa de simulação da micro:bit executando os comandos adicionados ao bloco, como no GIF a seguir.

Resultado Final no Site

Após carregar o código para a micro:bit, é possível observar que os LEDs frontais da placa estão fazendo com que um coração pulse com intervalos de um segundo, como no GIF abaixo.

Resultado Final na Placa
Avatar


Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!