Retornar
ao topo
ao topo
Este shield motor para Arduino e sua correspondente biblioteca torna fácil o controle bidirecional de motores de alta potência. A placa possui um par dos robustos CIs VNH5019 da ST, que operam de 5,5V a 24V e pode drenar até 12A contínuos por canal, com 30A de pico por um pequeno período de tempo! Este shield contém a os componentes necessários para uma aplicação típica, conforme o diagrama da página 14 do datasheet do VNH5019, incluindo pull-up e resistores de proteção, além de FETs para proteção da alimentação. O shield é enviado com todos os componentes SMD soldados na placa, incluindo os dois VNH5019. Também acompanha dois conectores empilháveis de 06 pinos e dois conectores empilháveis de 08 pinos, além dos conectores azuis do tipo bornera parafusável para o fácil acesso aos terminais (Os conectores empilháveis e a borneira não vão soldados na placa).
Este driver de motor versátil é utilizado por muitas pessoas, de iniciantes que só precisam de um componente Plug & Play para controlar seus motores com seus Arduinos, até usuários avançados que querem controlar fortes motores diretamente de um CI da ST. O mapeamento de pinos pode ser todo personalizado se os de padrão não forem convenientes, e todos os pinos de controle do VNH5019 foram levados até o lado da placa para que qualquer microcontrolador possa utilizar este shield (esta é a razão dos conectores empilháveis não irem soldados na placa, para aumentar sua versatilidade). Veja os esquemas abaixo, o da esquerda mostra como utilizar a placa como Shield Arduino e a da direita mostra como utilizar com qualquer outro microcontrolador:

Se você precisa de um shield que não precisa drenar 12A, sugerimos dar uma olhada nas solução mais em conta, baseadas no chip L298: Arduino Shield - Ardumoto ou Arduino Shield - 2A Motor Shield.
Características:
- Grande faixa de tensões de operação: 5,5 a 24V
- Alta corrente de saída: até 12A contínuos (30A de pico)
- Os dois canais de saída para motor podem ser combinados para ter uma só saída com até 24A contínuos (60A de pico) para um só motor
- Entrada de tensão do sistema pode ser tanto 5V quanto 3.3V
- Frequência de operação do PWM de até 20kHz, uma frequência ultrassônica que permite operações em motores sem ruído audível
- Tensão de saída do sensor de corrente proporcional à corrente do motor (aproximadamente 140mV/A)
- LEDs indicadores mostram como está o estado das saídas mesmo sem nenhum motor conectado
- Pode ser usado com placas Arduino, em sua configuração Shield e também pode ser usado como uma placa comum por qualquer outro microcontrolador (quando usado como shield, a alimentação do motor pode ser opcionalmente usada como alimentação do Arduino)
- Mapeamento dos pinos pode ser customizável, caso os pinos de padrão não sejam convenientes
- A biblioteca Arduino torna fácil começar a usar este shield
- Proteção contra tensão reversa
Especificações:
- Tamanho: 2,56" x 2,02" x 0,38"
- Peso: 30g
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Outro driver de motor que pode ser acoplado à placa da plataforma Arduino é o Shield Motor Driver 2x2A (https://www.robocore.net/loja/drivers-de-motores/arduino-shield-motor-driver-2x2a), porém, ele não possui a mesma capacidade por canal que este produto, podendo fornecer 2 A por canal. Outra opção com a mesma capacidade por canal é a Sabertooth 2x12 R/C (https://www.robocore.net/loja/drivers-de-motores/controlador-motor-sabertooth-2x12-rc), porém este driver é controlado apenas por sinal PPM (receptor de rádio frequência).
Um driver de motor que pode trabalhar com a plataforma Arduino, porém com uma capacidade superior de alimentação de motor, é a SyRen 25 A (https://www.robocore.net/loja/drivers-de-motores/syren-25a). Entretanto, ele apenas possui um canal de saída para controle de motores, necessitando, portanto, de duas placa idênticas para controlar dois motores individualmente.
A placa mais próxima para controlar esse motor é a Sabertooth 2x32 (https://www.robocore.net/loja/produtos/controlador-motor-sabertooth-2x32.html), porém ela suporta somente até 30V e 32A contínuos. Verifique que as características elétricas do seu motor não ultrapassam os valores do driver, sobretudo a corrente de eixo travado (stall).
Estou Interessado nesta placa mas tenho uma dúvida: tenho um robô que já opera com um Romeo V2 (que já tem a ponte H embutida) e pretendo ampliar o robô com motores mais potentes e manter a Romeo então a questão é: Conseguirei fazer os mesmos pinos de PWM da Romeo controlar esta placa super motor drive?
O Romeo na verdade é a junção de um Shield Motor com um Arduino. Se quer passar a usar o Shield Super Motor Driver você precisará de uma placa Arduino sob o shield, como o UNO ou a BlackBoard. Para saber se vai funcionar com os mesmos pinos você precisa comparar o esquema elétrico dos dois shields para saber se usam os mesmos pinos. De toda forma, para o uso desse shield sugerimos usar a biblioteca feita para ele disponível na aba documentação.
Hoje você encontra em nosso site o Kit Open Source Motor Control - OSMC Kit v3.22 - 50V (https://www.robocore.net/loja/produtos/kit-open-source-motor-control-osmc-50v.html) e para o próximo mês temos previsão para novas placas controladoras de motor.
Todo driver de motor tem uma queda de tensão por causa do circuito de acionamento. O driver usado nessa placa usa FETs para acionar os motores, por isso a queda de tensão é menor do que drivers com BJT (por exemplo o L298). De acordo com o datasheet, você pode considerar uma queda de 0,6 V em 15 A.