You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Este sensor detecta concentrações de Álcool em forma de vapor no ar, e sua saída é uma tensão analógica. A faixa de sensibilidade deste sensor é de 0,04mg/L até 4mg/L. Este sensor pode ser usado, por exemplo, para fazer um bafômetro. O sensor pode operar em temperaturas de -10 a 50ºC, e consome menos de 150mA em 5V. Para maiores informações, ler o datasheet deste sensor que se encontra abaixo.
Conexões:
Conectando 5V através dos pinos de aquecimento (H), mantém o sensor bom o suficiente para funcionamento correto. Conectando 5V nos pinos A ou B faz com que o sensor emita uma tensão analógica nos outros pinos. Uma carga resistiva entre os pinos de GND e saída, setam a sensibilidade do detector. Por favor, veja que a imagem no datahsset para a configuração superior está errada. Ambas as configurações possuem os mesmos pinos, consistentes com a configuração inferior. A resistência de carga deve ser calibrada para sua aplicação em específico, utilizando as equações do datasheet, porém um bom valor para começar os testes é um resistor de 200kΩ.
Documentação:
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Amigos, Boa Tarde. Comprei um MQ3 e um MQ9 através do site e ao testar os sensores, identifiquei que os valores iniciais, mesmo em campo aberto sem a presença de álcool ou gases inflamáveis, é alta. O MQ3 apresenta uma leitura constante de 330 no minimo e o MQ9 apresenta uma leitura acima de 100 constantemente também. Analisando um projeto de bafómetro eu identifiquei que os parâmetros partem de ZERO no caso do MQ3, será que pode ter algum problema com os sensores? Muito obrigado e parabéns pelo trabalho. Entrega extremamente rápida.
Esses sensores funcionam com a queima do ar, inclusive por isso eles acabam esquentando um pouco. Para ter uma boa leitura é necessário deixá-los ligados por algum tempo para estabilização. Deixe os dois ligados por alguns minutos e refaça a leitura para ver se são diferentes. Além disso, certifique-se que o esquema elétrico da placa que você comparou é igual ao que trabalhamos, pois a diferença de leitura pode estar ocorrendo por conta disso.