Retornar
ao topo
ao topo
You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Produtos Relacionados
Com este sensor incrivelmente fácil de usar você conseguirá medir correntes elétricas de -30A a 30A. Para instalar o sensor é necessário abrir o circuito a ser medido e usá-lo em série com o mesmo. Ao alimentar o sensor com 5V no pino VCC, em sua saída você terá uma tensão de 2,5V. Quando uma corrente elétrica DC ou AC passar pelos terminais, haverá alteração na tensão de saída. A cada ampere haverá um incremento ou decremento de 66mV. Será um incremento se a corrente for positiva, e decremento se for negativa.
Devido ao fato da corrente máxima suportada ser de 30A, a máxima leitura que você vai ter na saída analógica (supondo a máxima corrente) será de 4,48V (já que o sensor varia 0,066V a cada 1A). Por conta disso, este sensor acaba não sendo recomendável para correntes baixas, já que a variação será muito baixa e a leitura não será precisa por conta da limitação do conversor ADC do Arduino.
Atenção: Os pinos de alimentação deste módulo podem variar de fabricante para fabricante, portanto antes de ligar a alimentação em VCC e GND, certifique-se sua posição através da legenda impressa no módulo.
Especificações:
- Trabalha com o CI ACS712 da Allegro
- Medição: -30A a 30A
- Tensão de Alimentação: 5V
- Sensibilidade da saída: 66mV/A
- Pode ser utilizado com cargas AC ou DC
- Datasheet do ACS712 da Allegro
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Sim, você pode utilizar este sensor para esta aplicação, basta conectá-lo em série à bomba, deste modo, quando a mesma for acionada, haverá corrente passando pelo sensor, logo você poderá implementar um contador, para a quantidade de acionamentos feitos.
Bom dia, estou precisando ligar 41 sensores de corrente em um projeto que estou desenvolvendo... tenho uma duvida. Qual a amperagem suficiente para alimentar estes 41 sensores... posso juntar todos os fios e fazer uma ligação unica... positivo no positivo e gnd no gnd? ou tenho que montar uma barra de alimentação? grato
Como a saída deste sensor é analógica, é recomendado que ele fique o mais próximo possível do Arduino. Sinais analógicos sofrem bastante interferência de ruídos externos, também com o aumento da resistência do cabo, por isso mantenha as duas placas próximas uma da outra.
Recomendamos que use um sensor por fase. Veja mais no documento do seguinte link: https://goo.gl/etyP8K
É possivel utilizar este sensor de corrente em uma porta digital, sinalizando apenas se tem corrente passando ou não? A corrente do meu circuito varia entre 0 e 2,3A alternada, gostaria apenas que o arduino reconheça quando tem ou não tem corrente não me importando com o quanto de corrente.
Como a faixa de leitura deste sensor é de -30 a 30 A com uma saída de 0 a 5 V, a sensibilidade do sensor é baixa, de 66 mV/A. Isso significa que o seu microcontrolador deve ter uma resolução muito grande no pino analógica para detectar a menor variação na corrente (quando essa variação for menor do que 1 A) ou que a sua carga tem uma variação grande de corrente (maior do que 1 A). Como a corrente do servomotor MG995 varia conforme a carga aplicada, além de ter uma flutuação conforme o tipo e a frequência do movimento, não é recomendado usar esse sensor para medir a sua corrente. Ademais, não temos nenhum sensor de corrente para essa medição.
Você pode usar o sensor ACS712 para medir a corrente que passa pela carga, basta conectá-lo em série no circuito e ler o sinal de saída com uma porta analógica do Arduino. Todavia, verifique que as características elétricas da carga, do sensor, do módulo Relé Serial e do Arduino são compatíveis, pois a tensão de saída do sensor depende da corrente aplicada.