You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here
Precisando de uma placa pequena e simples para seu projeto? Esta é a Digispark com ATtiny85, uma placa do tamanho de uma moeda que possui 6 pinos disponíveis e conector USB e regulador de tensão integrado. O chip ATtiny85 possui 8k de Memória Flash, suficiente para projetos de pequeno porte.
Veja abaixo as funcionalidades de cada um dos 6 pinos disponíveis:
- P0: PWM / MOSI / AREF / SDA
- P1: PWM / MISO
- P2: ADC / SCK
- P3: ADC / USB+
- P4: ADC / PWM / USB-
- P5: ADC
Para programar essa placa pela IDE do Arduino, os procedimentos são um pouco diferentes do comum. Siga os seguintes passos:
- Não conecte a placa no computador até ser informado que você deve conectar
- Baixe e instale o driver da placa clicando aqui - dentro do arquivo ZIP existirá os arquivos para instalação do driver. Para sistemas de 32bits use o arquivo Install Drivers; para sistemas de 64bits use o arquivo DPinst64.
- Abra a IDE do Arduino, vá em Arquivo > Preferências e digite a seguinte frase em URLs Adicionais para gerenciadores de Placas:
https://digistump.com/package_digistump_index.json - Acesse Ferramentas > Placa > Gerenciador de Placas. Aguarde o carregamento finalizar e no TIPO escolha Contribuído. Clique na opção Digistump AVR Boards by Digistump e clique em Instalar.
- Acesse Ferramentas > Placa > Digispark (Default - 16.5mhz)
- Para gravar o primeiro código de exemplo, vá em Arquivo > Exemplos > Digispark_Examples > Start
- Ainda sem conectar a placa clique em Carregar
- Quando o console da IDE mostrar a mensagem Plug in device now... CONECTE a placa. Dentro de poucos instantes ela será gravada e aparecerá no console a mensagem Micronucleus done. Thank you!
- Você deverá ver um LED piscando na placa!
Especificações:
- Microcontrolador: ATtiny85
- Número de pinos disponíveis: 6
- P0: PWM / MOSI / AREF / SDA
- P1: PWM / MISO
- P2: ADC / SCK
- P3: ADC / USB+
- P4: ADC / PWM / USB-
- P5: ADC
- Conexão: USB Micro
- Tensão de alimentação recomendada para o pino VIN: 9 V
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
O que você quer dizer com "digita os comandos no pc alvo"? Você está tentando exibir informações no monitor serial com essa placa? Se sim, isso não será possível, pois diferentemente de outras placas da plataforma Arduino, as placas baseadas no ATtiny85 não costumam usar um conversor USB-UART para a comunicação serial, e sim um circuito para V-USB, que não é compatível com esse tipo de função.
Você disse: "Para as placas que nós fabricamos, já deixamos ligadas por anos e nunca tivemos problemas." Está se referindo à essa plaquinha Attiny85 e o regulador 78L05? Está considerando que o AtTiny poderá estar alimentando componentes externos conectados aos seus pinos, como LEDs por exemplo, e isso aumentará substancialmente a corrente através do 78L05? O AtTiny85 a 16MHz e 5V consome em torno de 5mA, cada pino de I/O do AtTiny pode fazer drive ou sink de até 15mA, se usando alguns LEDs nessa configuração e com 12Vdc alimentando a placa, a dissipação no 78L05 pode chegar perto de 400mW, isso para um SOT23 pode ser crítico. É bom sempre recalcular a potência dissipada no 78L05.
Sim, a utilização de componentes externos pode sobrecarregar o regulador de tensão da placa, por isso é recomendado dimensionar os circuitos para uma potência baixa. LEDs podem ser usados em até 5 mA para diminuir a corrente, mas também pode-se diminuir a tensão de entrada (por exemplo para 7 V) ou usar uma fonte ou regulador de tensão dedicado para o restante do circuito.
O componente irá esquentar até certo ponto e permanecer em tal temperatura enquanto ligado. Para as placas que nós fabricamos, já deixamos ligadas por anos e nunca tivemos problemas. Se o fabricante dessa placa utilizou bons componentes e dimensionou as trilhas corretamente, acredito que não terá problemas.