Retornar
ao topo
ao topo
Produtos Relacionados
Finalizou seu projeto usando um Arduino e não quer colocar uma placa completa nele? Esta placa é perfeita para você! Ela é perfeita para ser usada em projetos finais, pois possui o mínimo necessário de um Arduino Uno R3 para funcionar.
Esta é uma das menores placas Arduino já produzidas, ela trabalha em 5V e roda o bootloader do Arduino. Por ser indicada para projetos finais, ela não possui gravador acoplado (justamente para minimizar os custos do projeto), portanto, para carregar um código para esta placa você precisará de uma Placa RC FTDI e um Cabo Mini USB. Para deixar a placa ainda mais versátil, a BlackBoard Pro Mini não possui conectores soldados para permitir que você solde qualquer conector ou fio com qualquer orientação que você precisar.
Recomendamos aos usuários iniciantes no mundo do Arduino que utilizem a placa BlackBoard ou Arduino UNO R3. A placa BlackBoard Pro Mini é designada a usuários que estão familiarizados com a tensão do sistema (5V), que não precisam dos conectores e que sabem que terão que usar um gravador externo (Placa RC FTDI).
Veja um video do produto em funcionamento:
Especificações:
Dimensões: | 18mm x 39mm |
Microcontrolador: | ATmega328P |
Tensão de operação: | 5 V (disponível no pino Vcc) |
Tensão de entrada (recomendada): | 7-12 V (pinos Vin e GND) |
Tensão de entrada (limites): | 6-20 V |
Pinos de entrada/saída (I/O) digitais: | 14 (dos quais 6 podem ser saídas PWM) |
Pinos de entrada analógicas: | 8 |
Corrente DC por pino I/O: | 40 mA |
Memória Flash: | 32 KB (dos quais 2 KB são usados pelo bootloader) |
SRAM: | 2 KB |
EEPROM: | 1 KB |
Velocidade de Clock: | 16 MHz |
Temperatura de operação: | de 10 ºC a 60 ºC |
Garantia de 6 meses para defeitos de fabricação |
Notas:
- O pino A5 está entre os pinos A4 e 9;
- Os pinos A6 e A7 são somente entradas analógicas;
- A alimentação da placa deve ser feita pela USB (via FTDI) ou por uma fonte externa, nunca pelos dois;
- Programe a placa usando a IDE do Arduino e selecionando o modelo "Arduino Pro Mini w/ ATmega328 - 5V/16MHz".
Não tem certeza sobre qual placa escolher? Veja este video comparativo!
Documentação:
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Olá, estou ligando um modulo RTC DS3231 em uma BlackBoard Pro Mini. Como o DS3231 usa I2C, estou usando as portas A4 – SDA e A5 – SCL, porém no momento que faço a leitura do RTC trava tudo. A mesma configuração usando uma BlackBoard UNO R3 funciona corretamente. Existe alguma particularidade para as configurações na Pro Mini?
Você está usando o mesmo código em ambas as placas? Qual a alimentação usada na Pro Mini? Se você estiver utilizando o módulo FTDI para alimentar a Pro Mini e o módulo RTC, esse pode ser o problema, pois o módulo FTDI fornece uma corrente muito baixa, que pode não ser o suficiente para a placa e o módulo, o que faz com que ela fique se reiniciando continuamente. Você pode tentar alimentar o RTC externamente, usando a BlackBoard UNO, por exemplo (apenas lembre-se de interligar o GND das placas), para verificar essa possibilidade e o funcionamento do conjunto.
Bom dia Giovanni, estou usando o mesmo código, testei com a FTDI e com uma fonte de 9V. Quando está na FTDI, eu mando imprimir um texto na serial, ele imprime e em seguida chama função para ler o tempo “t = rtc.getTime();” trava dentro desta chamada. Quando está ligada na fonte não exibe nada no LCD. Se eu comento a chamada, executa normalmente. Um detalhe é que o LED da BlackBoard pisca a cada atualização de tempo, já na Pro Mini, ele não pisca, sugerindo que está travado no mesmo ponto. Vocês têm algum tutorial de como liga a Pro Mini com a BlackBoard?
Qual biblioteca você está usando para ler o RTC na Pro Mini? Testamos o conjunto (Pro Mini + RTC DS3231) com a biblioteca "RTClib" do nossos tutorial (https://www.robocore.net/tutoriais/primeiros-passos-rtc-ds1307-com-arduino), e tudo funcionou normalmente, mesmo com a alimentação e monitoramento pelo FTDI. Tente seguir este tutorial também com a Pro Mini, e observe o resultado.
Em relação ao tutorial de como ligar a Pro Mini com a BlackBoard UNO, se você quer comunicar uma placa com a outra, você pode utilizar um de nossos tutoriais de comunicação serial, como a SPI (https://www.robocore.net/tutoriais/comunicacao-entre-arduinos-spi), por exemplo. Já se você quer regravar o bootloader na Pro Mini, você pode seguir o tutorial a seguir, https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino .
A sequência de pinos da BlackBoard Pro Mini é basicamente a mesma da plataforma Arduino Pro Mini, GND, BLK, VCC, RX, TX e DTR (ou GNR na versão italiana). A única coisa que muda entre as duas versões é a inversão na posição do pino BLK (na versão italiana ele vem antes do pino de GND), que não é conectado à nada no circuito da placa em ambas as versões.
Temos previsão de disponibilizar mais unidades do módulo FTDI até o final do dia de hoje. Selecione a opção "Notifique-me quando chegar" na página do produto (https://www.robocore.net/loja/arduino/placa-ftdi), para receber um e-mail assim que o produto estiver disponível para compra.
Sim, é possível utilizar uma BlackBoard UNO para carregar códigos para a BlackBoard Pro Mini, porém isto não é recomendado, já que requer a remoção do ATmega328 da placa, que pode ser danificado durante este processo. O ideal é utilizar um módulo conversor USB/UART, como o módulo FTDI (https://www.robocore.net/loja/arduino/placa-ftdi), por exemplo, que foi desenvolvido para esta função, e não requer adaptações para isso.
Caso esteja se referindo ao modelo de placa que deve ser selecionado para carregar o código na Arduino IDE, para a BlackBoard Pro Mini é necessário selecionar o modelo "Arduino Pro or Pro Mini". Além disso, é necessário selecionar corretamente o processador do modelo selecionado, no caso desta Pro Mini, "ATmega328P (5V, 16 MHz)"
Sim, é possível utilizar uma placa UNO como um conversor USB-UART, porém para isso é necessário remover o microcontrolador ATmega328 da placa. O módulo FTDI foi desenvolvido para facilitar essa programação, e evitar possíveis danos no ATmega328 de placas UNO ao serem removidos, além de ter a opção de comunicação em 5 V e 3,3 V.
Estou tentando carregar o código pra essa placa com uma FTDI de vocês e estou tendo o seguinte erro: poderiam me ajudar por favor? Arduino: 1.8.12 (Mac OS X), Placa:"Arduino Pro or Pro Mini, ATmega328P (5V, 16 MHz)" avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding avrdude: stk500_getsync() attempt 1 o
Infelizmente a mensagem de erro da Arduino IDE foi cortada por conta da limitação de caracteres do campo de comentários, portanto nos encaminhe um e-mail para suporte@robocore.net , com o número de seu pedido, a mensagem de erro completa da Arduino IDE, e os testes feitos com a placa.