Retornar
ao topo
ao topo
Produtos Relacionados

Julieta V1.0
R$199,00
Kit Avançado V4 para Arduino
R$199,00Motor Mabuchi 12V / 11400 RPM modelo FC-280ST-18180.
Tipo de terminal: Encaixe interno
Veja abaixo como conectar terminais rígidos de cabos nos terminais do motor, de forma lateral.

Características
- Rotação nominal: 11400 RPM
- Tensão nominal: 12 VDC
- Tensão de trabalho (limites): 9 - 15 VDC
- Corrente (sem carga): 0,075 A
- Corrente (máxima eficiência): 0,47 A
- Corrente (stall): 3 A
- Rotação (máxima eficiência): 9840 RPM
- Torque (máxima eficiência): 33,4 gf.cm
- Torque (stall): 245 gf.cm
- Diâmetro do eixo: 2 mm
- Comprimento do eixo: 9,85 mm
- Comprimento total com eixo: 45 mm
- Comprimento do corpo: 30,5 mm
- Altura do corpo: 18,3 mm
- Diâmetro do pinhão: 7,5 mm
- Peso: 35g
Documentação
Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.
Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!
Não, este motor não possui caixa de redução, logo ele gera um torque baixíssimo de saída (33,4 gf.cm). Para mover um robô de 2 kg, é necessário utilizar um motor com caixa de redução, como Motor com Caixa de Redução 12V 1600RPM (https://www.robocore.net/loja/motores/motor-com-caixa-de-reducao-12v-1600rpm), por exemplo, que gera um torque suficiente para mover um robô de 2 kg, quando usado em par.
Caso queira uma opção mais simples e econômica, você pode optar pelo motor com caixa de redução em ângulo de 3-6 V (https://www.robocore.net/loja/motores/motor-dc-3-6v-com-caixa-de-reducao-em-angulo), entretanto, para esta opção conseguir mover o peso do seu robô, é necessário um conjunto de 4 motores.
Uma roda que é recomendada para andar na areia é a roda Stock com pneu Off-Road (https://www.robocore.net/loja/rodas/roda-sport-pneu-off-road), porém para utilizar esta roda com o motor desejado, é necessário realizar uma adaptação mecânica entre o eixo de saída do motor e a roda. A única roda diretamente compatível com o motor com caixa de redução em ângulo de 3-6 V é a roda Hobby (https://www.robocore.net/loja/rodas/roda-hobby-65mm).
Infelizmente estamos sem previsão de retorno de estoque da roda Stock com Pneu Off-Road. Sugerimos que você selecione a opção "Notifique-me quando chegar" na página do produto (https://www.robocore.net/loja/rodas/roda-sport-pneu-off-road), para receber uma mensagem em seu e-mail, assim que o produto estiver disponível para compra.
Olá bom dia ; amigo estou na dúvida ainda ;( , Como faço para está montando eu já comprei as percas q você me indicou . Agora como monto ? Tem como você me passar e-mail pra explicar melhor ? Obrigada pela ajuda falta eu consegui montar esse equipamento pra mim dá continuidade. Mais uma vez obrigada !
Isso vai depender um pouco do que você vai fazer, se for só para ligar o motor em um sentido, e controlar a sua velocidade de rotação, basta conectar a chave liga/desliga e o potenciômetro em série com a alimentação positiva, ou negativa, do motor. Talvez seja possível utilizar os conectores dos jumpers comentados para realizar esta conexão, mas é possível que isso acabe gerando um mal contato, portanto é melhor soldar fios diretamente aos terminais dos componente. Vale lembrar que, não é possível soldar fios diretamente ao motor, pois isso pode danificá-lo.
Sim, você pode conectar estes componentes diretamente ao motor utilizando fios, e não é necessário utilizar uma placa Arduino. Entretanto, leve em consideração que esse motor é bem simples, e consome pouca corrente, por isso pode ser utilizado com estes componentes simples. Para motores maiores e mais potentes, é necessário dimensionar corretamente os componentes do sistema, de acordo com a potência consumida. Além disso, lembramos que essa solução não é a ideal para controlar motores DC, normalmente são utilizados drivers de motores, corretamente dimensionados.
Olá boa noite sou nova em tecnologia e tenho um projeto a fazer e tenho uma dúvida enorme . Gostaria de saber como fazer esse motor 12 v funcionar sem eu precisar usar Arduino . Vamos lá . Então eu preciso achar um motor q a saída seja giratória . Nessa saída q vai girar eu vou por um ferro q faça ele girar no motor . Mais minha dúvida maior seria como eu fazer esse motor funcionar sem precisar Arduino ou outra placa . Algo fácil e pratico q faça funcionar na tomada normalmente é um equipamento básico
Todos os motores que temos anunciados aqui no site possuem um eixo com saída giratória, assim como este. Já para fazê-lo funcionar sem uma placa Arduino, é muito simples, basta alimentá-lo diretamente através de uma fonte de energia de 12 V (https://www.robocore.net/loja/baterias/fonte-chaveada-12v-1a ou https://www.robocore.net/loja/baterias/fonte-chaveada-12v-5a - por exemplo). Entretanto, esta alimentação direta fará com que o motor fique constantemente girando em um sentido, até que ele seja desconectado da fonte, para parar, ou alimentado inversamente, para girar no outro sentido.
Caso queira controlar a velocidade de rotação, ou desligá-lo sem a necessidade de tirar a fonte da tomada, será necessário implementar um pouco este circuito. Para desligar sem ter que remover a fonte da tomada, você pode usar uma chave liga-desligad (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/mini-chave-liga-desliga), por exemplo. E para controlar a velocidade de rotação do eixo do motor, você pode utilizar um potenciômetro (https://www.robocore.net/loja/itens-eletronicos/potenciometro-2k), por exemplo, que irá limitar a corrente do motor, e alterar sua velocidade de giro.
Agradecemos pela sugestão de adicionar uma foto mais focada nos conectores do motor, iremos analisar a melhor maneira de fazer esta demonstração. De toda forma, você pode encontrar mais detalhes sobre como é o conector do motor, através do datasheet disponível na descrição deste produto.
Caros, sou principiante na eletrônica e adquiri um motor desse. Na descrição dele diz que a conexão é feita por meio de terminais rígidos de cabos nos terminais do motor. Está é a única forma de se ligar esse motor ? Não dá o fazer solda ? E esses terminais rígidos são vendidos aqui no site da Robocore ? Grato, Adriano
Por se tratar de um motor didático, o seu método de conexão é por encaixe interno, que pode ser feita por jumpers macho/macho (https://www.robocore.net/loja/cabos-conectores/jumper-premium-macho-macho-10cm), ou macho/fêmea (https://www.robocore.net/loja/cabos-conectores/jumper-premium-macho-femea-10cm), para facilitar a montagem de circuitos em protoboard. Infelizmente não é possível soldar estes terminais, já que a temperatura do ferro de solda e do estanho irá derreter a estrutura plástica do corpo do motor.
Você pode utilizar a bateria de LiPo de 11,1 V 2200 mAh (https://www.robocore.net/loja/baterias/bateria-lipo-3s-2200mah-30c), que pode ser carregada pelo carregador L3 compacto (https://www.robocore.net/loja/baterias/carregador-de-bateria-l3-compacto-lipo), ou pelo carregador L6 (https://www.robocore.net/loja/baterias/carregador-de-bateria-l3-compacto-lipo). Entretanto, caso você queira ligar a bateria diretamente ao motor, será necessário adaptar um par de jumpers M/F com o conector XT60 (https://www.robocore.net/loja/cabos-conectores/conector-xt60-amass-com-capa).
Complementando a resposta do Giovanni5, usar uma bateria de lítio polímero (LiPo) exige muito mais cuidado quando usada com um jumper macho. Essa bateria não pode sofrer um curto-circuito, pois isso causará sua explosão. Além disso, lembre que o jumper não possui uma bitola expressiva para alimentar cargas grandes (mas é suficiente para o motor dessa página). Você também pode usar baterias de lítio íon 18650 ( https://www.robocore.net/loja/baterias/bateria-li-ion-18650-37v-2200mah ), que é muito mais segura, porém terá que fazer um arranjo em série para obter a tensão desejada.
Não, para motores de 12 V, você deve alimentar a ponte H com uma tensão de 12 V. Vale lembrar que, a tensão em uma ponte H não é dividida para os dois motores, mas a corrente de alimentação do circuito sim. Portanto você deve dimensionar corretamente a fonte/bateria de alimentação, de acordo com o consumo de corrente de todo o sistema.
Teoricamente, supondo que você consiga girar o eixo do motor de acordo com sua velocidade nominal, ele terá como saída 12 V e 470 mA. Entretanto, isso é apenas na teoria, já que existem perdas no sistema de motores DC como geradores, que não são levados em conta. Além da necessidade de fazer com que eles rotacionem em sua velocidade nominal para entregar um valor próximo à seus valores nominais, ou seja, neste caso, você teria que rotacionar o seu eixo, 11400 RPM.