Motor de Passo - NEMA 23 - 15,0 kgf.cm

Retired Product

This page is to be used as a reference only.

Related products



Atenção: Este motor foi descontinuado. Sugerimos utilizar o Motor de Passo - NEMA 23 - 12,6 kgf.cm para substituí-lo.


O motor de passo AK23/15F6FN1.8 é uma solução que oferece o melhor custo benefício quando se necessita de movimentação com posicionamento preciso. Dada a sua robustez possui baixíssimo índice de manutenção.


Aplicações:
  • Cortes CNC
  • Dosadoras
  • Embaladoras
  • Empacotadoras
  • Envasadoras
  • Esteiras Alimentadoras
  • Extrusora
  • Fresadoras
  • Impressão Flexografica
  • Impressoras
  • Injetoras
  • Robótica
  • Rotuladoras
  • Routers CNC
  • Serigrafica

Especificações:

  • Diâmetro do eixo: 1/4" (6,35 mm)
  • Tensão: 4,2 Vdc
  • Corrente: 2,1 A
  • Holding Torque: 15,0 kgf.cm
  • NEMA: 23
  • Modelo: AK23/15F6FN1.8
* Características para ligação bipolar em série

Documentação para Download:


To make comments you must be logged in. Login.

You are not registered yet? Register Now!


matheuslino95
date Sent 2020-09-10 23:52:33
vem com caixa de redução?

Giovanni5
date Sent 2020-09-11 08:25:55
matheuslino95
Não, esse motor de passo não acompanha caixa de redução.

miguel1
date Sent 2019-08-08 17:07:03
boa tarde,

por favor poderia informar se este motor de passo NEMA 23 precisa de algum driver adicional (para funcionar com arduino UNO ou ESP32 )que eu deva comprar ? Obrigado

Giovanni5
date Sent 2019-08-08 17:30:55
miguel1
Sim, você vai precisar de um driver  para controlar este motor de passo. O driver recomendado para este motor pode ser encontrado através do link a seguir, https://www.robocore.net/loja/drivers-de-motores/driver-para-motor-de-passo-dm322e-50vdc-2-2a#descricao .

FEITOCLEITON
date Sent 2019-07-01 10:31:10
Boa tarde, estou construindo um projeto de veiculo autônomo que possa suportar uma carga de aproximadamente 12 kg, qual o motor mais indicado para movimenta-lo?

Giovanni5
date Sent 2019-07-01 11:05:32
FEITOCLEITON
Motores de passo são utilizados para aplicações que necessitam de precisão, como estreias, por exemplo. Para locomoção de robôs, o mais indicado é a utilização de motores DC. Para locomoção de um robô de no máximo 12 kg, você pode montar um Kit com 4 motores 12 V 125 RPM (https://www.robocore.net/loja/motores/motor-com-caixa-de-reducao-12v-125rpm), para distribuir o peso em cada roda. Outra opção, é a utilização de 2 Kits DWNS (https://www.robocore.net/loja/motores/kit-dwns).

FEITOCLEITON
date Sent 2019-07-01 11:13:45
FEITOCLEITON
Se utilizar um kit de polia de redução de 2:1 com 2 motores (um kit em cada motor), estes conseguiria movimentar a estrutura?

Giovanni5
date Sent 2019-07-01 12:12:44
FEITOCLEITON
Ao realizar uma redução através de uma polia 2:1, você vai estar aumentando o seu torque máximo, porém, consequentemente, você também estará reduzindo a rotação máxima do motor. Entretanto, o essa relação de dois motores com uma redução por polia de 2:1 pode ser capaz de movimentar a estrutura, tudo vai depender da construção do projeto e da aplicação final.

guinaldo_ad
date Sent 2018-11-12 15:31:36
boa tarde
Gostaria de saber qual drive uso para esse motor,
iria usar ele para soltar uma peça que tem cerca de 7 n/m e preciso que de 3 giros de 360,facil programar seu drive??

ViniDj
date Sent 2018-11-13 11:08:19
guinaldo_ad
Segundo o fabricante, o driver recomendado para uso com esse motor é o AKDMP16-4.2A. Segue o link do produto: https://www.robocore.net/loja/produtos/driver-de-motor-de-passo-50vdc-4_2a.html
O driver funciona com sinais lógicos, para direção basta manter o sinal lógico em alto ou baixo e para os pulsos basta gerar um trem de pulsos. Veja mais detalhes no manual do produto.

thiagobataer
date Sent 2018-05-09 17:20:33
Boa tarde, eu queria utilizar um motor desses como mexedor de panela de doce, como funciona a ligação dele? Que placa eu teria q usar pra ligar 4 motores desse? E essa placa, teria q ser ligada a um computador? Como faria para regular sua velocidade?  Eu utilixo motores 3 rpm de vcs, e queria algo mais rapido um pouco,

Francois
date Sent 2018-05-09 17:57:16
thiagobataer
O motor de passo é usado para movimentos de precisão, portanto se você não precisar desse tipo de controle talvez seja melhor usar um motor DC com escova comum. Na página de motores (https://www.robocore.net/loja/motores) você encontra todos os modelos disponíveis. Para um torque semelhante ao do motor 12V/3rpm mas com uma rotação maior, talvez você possa usar o motor 12V/83rpm (https://www.robocore.net/loja/produtos/motor-dc-com-caixa-de-reducao-12v-83rpm.html).

Timbrera
date Sent 2018-04-13 00:32:22
Olá, comprei o motor AK23/15F6FN1.8? Ocorre que comprei o descrito e em poucos dias ele esta girando de forma descoordenada, não mantendo o sentido de giro. gira um pouco para cada lado mesmo que de comandos manuais de um sentido- digamos: X+ ele gira um pouco para + e inverte para - e logo para+..., instalei ele em outros drives e ocorre o mesmo problema, e outros dois motores iguais estão funcionando perfeitamente. Poderia me ajudar com esse defeito? Ele estava funcionando perfeitamente e ocorreu esse defeito logo apos ligar a maquina. dessa forma desconsiderei aquecimento por excesso de trabalho ou peso no fuso já que está tudo correto na parte mecânica. Agradeço muito

Francois
date Sent 2018-04-13 10:40:03
Timbrera
Seguem algumas perguntas sobre o problema encontrado:
- Qual é o driver que você está usando para acionar esses motores?
- Como está configurado o driver?
- Como você está ligando o motor no driver?
- Quais são as tensões de alimentação e de sinal de controle?
- O que você está usando para controlar o conjunto (Arduino, CLP, etc)?
- Qual é a resistência das bobinas do motor? Lembre-se de desligar o sistema antes de medir esses valores;
- Você notou algum acontecimento (mecânico ou elétrico) diferente entre o momento em que o motor estava funcionando corretamente e quando parou de funcionar?

Timbrera
date Sent 2018-04-15 15:08:26
Timbrera
OLá, 
ocorre que o motor se comporta dessa forma nos outros drives em que os outros motores estao funcionando normalmente
e os outros motores no drive desse motor funcionam normalmente...

Timbrera
date Sent 2018-04-15 23:37:01
Timbrera
voltou a funcionar, obrigado pela atenção...

Francois
date Sent 2018-04-16 10:43:41
Timbrera
Você sabe dizer o que corrigiu esse problema?

LuanNakamura
date Sent 2018-01-22 09:15:54
Amigo, o modelo antigo desse motor P/N ak57h/3-1.8, só tem conexão UNIPOLAR ?
Obrigado!!!

MarceloFarias
date Sent 2018-01-22 09:59:00
LuanNakamura
O antigo código do motor de passo nema 23 de 15,0kgf.cm era  AK57H/3-1.8. Esse motor tem 6 fios, o que permite que ele escolha usar em modo unipolar ou bipolar. Veja datasheet na aba de documentação.

darkbiel
date Sent 2017-12-20 16:49:26
Tranquilo alimentar ele com 42V? Alimentei com 12V mas ele dá "stall" em velocidades mais altas. (a fonte tem corrente mais que suficiente para a aplicação que estou usando)

Francois
date Sent 2017-12-20 17:34:15
darkbiel
A tensão de alimentação dependerá do driver que você estiver usando. Alimentar com uma tensão maior costuma melhorar o desempenho do motor, desde que o driver consiga controlá-lo sem perdas maiores na eficiência. Independente disso, pode ser que você esteja no limite da atuação do motor. Note no datasheet que o torque diminui conforme a rotação aumenta, portanto pode ser que você não tenha torque suficiente na velocidade desejada e o eixo "trava".

pedrohdef
date Sent 2017-11-11 13:14:54
Esse motor funciona com o driver a4988?

MarceloFarias
date Sent 2017-11-13 09:46:32
pedrohdef
Com base em testes de bancada feitos aqui na empresa, o motor até gira com o A4988. Entretanto, a corrente fornecida é notavelmente menor que a corrente que um driver de 2.2A. Desta forma, o motor acaba trabalhando com torque e velocidade menores que o nominal, chegando até a "perder passo" dependendo do torque da carga.

Mszon001
date Sent 2017-07-09 20:35:21
Boa noite.
Sou leigo e iniciante, gostaria de informação sobre controle de velocidade deste motor e se ele pode ser usado continuamente alimentado por bateria 12 volts.
Agradeço.

Francois
date Sent 2017-07-11 17:38:44
Mszon001
O fabricante recomenda o driver de 4,2 A (www.robocore.net/loja/produtos/driver-de-motor-de-passo-50vdc-4_2a.html) para controlar esse motor.
Você pode usá-lo continuamente com uma bateria, desde que respeite os valores recomendados (pelo motor e/ou driver). Se, por exemplo, você alimentar o motor diretamente, ou seja, sem driver, você não pode usar essa tensão por muito tempo porque ele esquentará muito e será danificado.