Programação em Python para micro:bit




Introdução

Python é uma das linguagens de programação mais atuais e que está em maior ascensão no #MovimentoMaker. Tudo se deve ao fato que esta linguagem tem o intuito de integrar os conceitos de várias linguagens de programação e de facilitar o desenvolvimento do código. A BBC desenvolveu um ambiente focado em programação em Python para programar a placa micro:bit, através de uma biblioteca desenvolvida por eles.

Neste tutorial você vai aprender a desenvolver e carregar facilmente o código em Python para a placa micro:bit.

Lista de Materiais

Código

Para você desenvolver o seu código, é necessário que você entre no site de desenvolvimento de código Python da instituição BBC. Ao acessar o site, é possível observar uma tela como a da imagem a seguir.

pyhton
Ambiente de Desenvolvimento em Python

Com o ambiente aberto, copie e cole sobre o código já existente, o código a seguir.

Entendendo o Código

O comando from microbit import * realiza a importação de todos os componentes, através de *, da biblioteca microbit. O comando while True é o laço de repetição infinita do código. O comando display.show() ativa o display paralisado dos objetos Image.HEART e Image.HEART_SMALL, sendo eles, respectivamente, a imagem do coração completo, e do coração pequeno. sleep(1000) realiza o intervalo de um segundo para execução do código.

Carregar o Código para a Placa

Antes de carregar o código para a placa, é necessário baixar o arquivo ".hex" gerado. Para isso, altere o nome do arquivo no campo "Script Name", e então clique no botão "Download", como nas imagens abaixo.

download
Botão para Download do Arquivo
arquivo
Campo para Alteração do Nome do Arquivo

Para saber se a placa foi reconhecida corretamente por seu computador, conecte a mesma ao computador, abra o "Explorador de Arquivos", e entre em "Meu Computador". Ao acessar esta pasta, será possível observar a placa na lista de "Disco Removíveis", como na imagem abaixo. A placa, embora reconhecida como um disco removível, permite o armazenamento de apenas arquivos específicos em sua memória.

placa
Placa Reconhecida

Com o download concluído e a placa reconhecida pelo computador, clique com o botão direito sobre o arquivo e abra a opção "Enviar para", e então selecione a opção "MICROBIT", como na imagem a seguir.

envio
Caminho para Enviar o Arquivo para a Placa

O processo de gravação de código, embora automático, pode levar um minuto ou dois. Após o carregamento, a placa reiniciará automaticamente e executará o código carregado.

O Que Deve Acontecer

Quando o código estiver carregado na placa, será possível observar os LEDs da placa realizando uma animação de um coração pulsando com intervalos de um segundo, como no GIF abaixo.

Resultado Final

Indo Além

A instituição BBC disponibiliza um site completo de informações sobre comandos e informações da biblioteca em Python. Você pode acessar a Wiki MicroPython para aprender mais sobre os comandos da biblioteca. Com isso, você poderá criar códigos em Python mais complexos e com mais funcionalidades com a sua placa BBC micro:bit.

Avatar