Conectando o ESP8266 com o Arduino




Introdução

Um dos componentes mais utilizados juntamente com a plataforma Arduino é o módulo Wi-Fi ESP8266, pois ele permite que seu projeto se conecte à internet através de sua rede Wi-Fi. Com ele, o Arduino pode enviar e receber informações por meio de um servidor web, por exemplo, ou até mesmo controlar o acionamento de relés em sua casa através de um aplicativo de celular. Tudo isso utilizando apenas duas portas digitais do Arduino. Neste tutorial utilizaremos alguns comandos AT do próprio módulo ESP8266.

Lista de Materiais

Circuito

Para realizar este tutorial, monte o circuito da imagem abaixo.

circuito
Circuito Elétrico

Código

Com o circuito acima montado, carregue o código a seguir para a sua BlackBoard.

Com o código acima carregado para a placa, abra o monitor serial, configure-o para a opção "Ambos NL & RC" ("Both NL & RC") e altere a velocidade de comunicação para 9600 bps.

Enviando Comandos AT

Com o monitor aberto e configurado corretamente, envie o comando AT. O módulo ESP8266 deve retornar um OK, como na imagem a seguir.

at
Enviando o Comando "AT"

Após receber OK como resposta, utilize o comando AT+CWMODE=1 para configurar o módulo para o modo "estação".

atcwmode
Enviando o Comando "AT+CWMODE"

Após a configuração do módulo, é possível enviar o comando AT+CWLAP para que o módulo retorne todas as redes Wi-Fi em seu alcance, como na imagem abaixo.

atcwlap
Enviando o Comando "AT+CWLAP"

Após observar as redes Wi-Fi em alcance do módulo ESP8266, envie o comando AT+CWJAP="sua-rede-wi-fi","senha-da-sua-rede-wi-fi" para que o módulo se conecte à sua rede Wi-Fi. Assim como todos os comandos AT, a resposta por parte do módulo é um OK, como na imagem abaixo.

atcwjap
Enviando o Comando "AT+CWJAP"

Agora que o módulo está conectado à sua rede Wi-Fi, é possível obter o endereço de IP do módulo com o comando AT+CIFSR, como na imagem abaixo.

atcifsr
Enviando o Comando "AT+CIFSR"

Com estes comandos é possível testar a funcionalidade do módulo ESP8266, assim como alguns de seus recursos.

Indo Além

Por incrível que possa parecer, o módulo ESP8266 pode ser programado como uma placa da plataforma Arduino através da Arduino IDE. Você pode aprender como realizar esse procedimento com o tutorial ESP8266 Programando Através da Arduino IDE.

Caso você queira aprender ainda mais sobre os recursos e funcionalidades do módulo ESP8266, nós oferecemos o Kit Avançado V4 para que você possa ampliar ainda mais seu conhecimento sobre o #MovimentoMaker.

Solução de Problemas

O Módulo não Responde aos Comandos Enviados

Troque a conexão dos pinos RXH e TXH no adaptador para ESP8266 e tente novamente.

Avatar