Conectando o ESP8266 com o FTDI




Introdução

Assim como no tutorial Conectando o ESP8266 com o Arduino, é possível enviar comandos AT e receber informações sobre o módulo através do monitor serial, entretanto, sem a necessidade de uma placa Arduino. Neste tutorial utilizaremos o módulo FTDI para realizar a comunicação serial entre o computador e o módulo Wi-Fi.

Lista de Materiais

Circuito

Para enviar comandos AT através do módulo FTDI, monte o circuito a seguir.

circuito
Circuito Elétrico

Diferentemente do tutorial Conectando o ESP8266 com o Arduino, neste tutorial não é necessário carregar um código para uma placa. Portanto, basta apenas abrir o monitor serial na porta COM gerada ao conectar o seu módulo FTDI ao computador. Vale lembrar que é necessário configurar o monitor serial para a função "Ambos NL & RC" ("Both NL & RC"), além da velocidade de comunicação para 9600 bps.

Enviando Comandos AT

Com o monitor serial aberto e configurado corretamente, envie o comando AT para receber como resposta um OK, como na imagem abaixo.

at
Enviando o Comando "AT"

Após enviar o comando AT, é necessário configurar o módulo para a opção "estação", utilizando o comando AT+CWMODE=1, como na imagem abaixo.

atcwmode
Enviando o Comando "AT+CWMODE=1"

Com o módulo ESP8266 configurado em "estação", envie o comando AT+CWLAP, para que o módulo retorne uma lista com as rede Wi-Fi no alcance do módulo, como na imagem abaixo.

atcwlap
Enviando o Comando "AT+CWLAP"

Com a lista de redes retornadas, é possível se conectar à sua rede Wi-Fi através do comando AT+CWJAP="sua-rede-wi-fi","senha-sua-rede-wi-fi", como na imagem abaixo.

atcwjap
Enviando o Comando "AT+CWJAP"

Após estabelecer a conexão entre o módulo e sua rede Wi-Fi e o módulo, envie o comando AT+CIFSR para obter o endereço IP do módulo ESP8266.

atcifsr
Enviando o Comando "AT+CIFSR"

Com estes comandos é possível testar a funcionalidade do módulo ESP8266 e seus recursos, sem a necessidade de uma placa da plataforma Arduino.

Indo Além

Embora poucas pessoas saibam, o módulo ESP8266, assim como a BlackBoard UNO, pode ser programado através da Arduino IDE como uma placa de prototipagem. Para você descobrir como realizar o procedimento de carregar um código para ela através de um módulo FTDI e pela Arduino IDE, basta acessar o tutorial ESP8266 Programando Através da Arduino IDE.

Solução de Problemas

O Módulo não Responde aos Comandos Enviados

Troque a conexão dos pinos RXH e TXH no adaptador para ESP8266 e tente novamente.

Avatar