LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Controlando o Arduino com a ASUS Tinker Board



Introdução

Em diversas situações cotidianas de nossas vidas nós realizamos a conexão de dispositivos via cabo. Seja desde a leitura de arquivos contidos dentro de um HD externo por um computador, ou até mesmo a conexão de fibra ótica entre o centro de distribuição da provedora até a sua residência. Na maioria dos casos, essa conexão via cabo entre dispositivos é feita para a transmissão de dados através de diversos meios e por diversos métodos e protocolos.

Agora, você já pensou se é possível realizar a troca de dados entre uma BlackBoard UNO R3 e uma ASUS Tinker Board? A resposta é sim, e não é tão difícil quanto possa parecer. Nesse tutorial você vai aprender como realizar o exemplo Blink da Arduino IDE através de comandos enviados pela conexão UART da Tinker Board para a BlackBoard.

Lista de Materiais

Conceitos Teóricos

Transmissão de Dados

Existem diversos protocolos de transmissão de dados entre dispositivos, e cada um deles possui suas vantagens. Em placas da plataforma Arduino utilizamos a comunicação serial para transferir dados entre a placa e o computador. A comunicação serial transmite uma sequência de bits em uma determinada ordem e por um só cabo. Essa sequência de bits é enviada em uma ordem específica, pois, caso o contrário, a mensagem pode não ser reconhecida corretamente pelo receptor. Já a velocidade de transmissão, o baud rate, determina a velocidade em que os bits são enviados. A comunicação serial, embora mais lenta, é mais indicada para realizar trocas de dados de leituras entre dois microcontroladores, pois necessita de uma quantidade menor de fios, quando comparada com a comunicação paralela. A imagem abaixo é um exemplo de como são enviados bits em função da velocidade determinada pela comunicação.

comunicacao serial
Transmissão de Dados de 8 bits
Fonte: Learn Sparkfun

Números Binários

A escala binária é uma escala numérica baseada em apenas dois números, "1" e "0". Embora ela utilize apenas dois números, ela é capaz de enviar, em um dado de 8 bits, uma informação entre 0 e 255. Isso se deve à sequência dos bits enviados, como pode ser observado no GIF abaixo.

conversao binaria
Conversão de Binário para Decimal
Fonte: Learn Sparkfun

Como é possível observar no GIF acima, a sequência se inicia da direita para a esquerda, diferentemente de como costumamos ler, e contém apenas números pares, mais especificamente potências do valor "2". Portanto, o valor "2" é "2^1", já o valor "128" é "2^7", e o valor "1" é "2^0". A imagem abaixo demonstra essa conversão de escala binária para a escala decimal.

escala binaria
Conversão de Binário para Decimal
Fonte: Learn Sparkfun

Com a combinação de valores em bits enviados, é função do conversor do dispositivo recebedor interpretar o que essa mensagem significa para executar algum comando.

Avatar