Real Time Clock - Relé com Hora Marcada




Introdução

Agora que já sabemos como funciona um RTC, iremos, a partir dele, acionar um relé em um horário predeterminado. Por exemplo, na sua cidade escurece às 18h. Que tal fazer com que todos os dias, nesse mesmo horário, o relé que liga uma lâmpada na sua garagem acione e permaneça ligado até o amanhecer?

Lista de Materiais

Circuito

Siga o esquema de ligação abaixo, onde o relé é usado como um interruptor automático para a lâmpada. Lembrando que a lâmpada é apenas uma demonstração de acionamento de carga utilizando os contatos do relé.

Alerta: Caso você não tenha conhecimento adequado para mexer na rede elétrica, peça auxílio a um profissional. A RoboCore não se responsabiliza por danos à rede elétrica e/ou à integridade física do praticante do experimento, bem como quaisquer pessoas que possam vir a ser lesionadas.

RTC DS1307 e Módulo Relé conectados à BlackBoard
RTC DS1307 e Módulo Relé conectados à BlackBoard

Programação

O código para o acionamento do relé é parecido com o código do tutorial Primeiros Passos, porém adicionando alguns comandos.

Entendendo o Código

No trecho abaixo foram declaradas as variáveis PINO_RELE, que indica o pino para controlar o relé, HORA e MINUTO. Essas duas últimas variáveis são determinadas pelo usuário para definir o horário de acionamento do relé.

Após fazer a inicialização do RTC na função setup(), definimos o pino do relé como uma saída e executamos um comando para definir o estado padrão desse pino (desligado - LOW).

Na primeira parte da função loop() se cria a sequência em que serão impressas as informações do RTC (dia, mês, ano, hora, minuto e segundo). Esses dados serão atualizados em um intervalo de um segundo.

Por fim, cria-se a lógica do acionamento. Quando as horas e os minutos atuais forem iguais aos respectivos valores predeterminados (HORAe MINUTO), o pino do relé é configurado em nível lógico alto (HIGH). Senão, o pino é mantido em nível lógico baixo (LOW).

O Que Deve Acontecer

Como pode-se ver no vídeo abaixo, o acionamento do relé foi programado para às 10 horas e 53 minutos. De acordo com o circuito acima, o relé fecha o contato, assim conduzindo a fase da rede elétrica e por fim energizando a lâmpada.

Rele acionando e energizando a lampada
Relé acionando e energizando a lâmpada
Avatar