Módulo Relé Serial - Primeiro Contato




Introdução

Acabou de comprar seu Relé Serial e não sabe por onde começar? Não se preocupe, vamos te guiar nos primeiros passos para compreender o funcionamento e a aplicação do nosso Módulo Relé.

Nesse tutorial vamos abordar o básico das ligações eletrônicas e da programação para você poder começar a desenvolver seu projeto utilizando o Módulo Relé Serial.

Lista de Materiais

Teoria

Um relé é um interruptor eletromecânico que é acionado quando uma corrente elétrica passa pela bobina do módulo, sendo que este interruptor pode acionar lâmpadas ou motores. Pensando nisso, conseguimos bolar diversos projetos legais! Imagine controlar as lâmpadas da sua casa pelo Arduino? Ou então acionar o motor das suas persianas?

Existem diversos módulos relé com vários canais, ou seja, para acionar mais de uma carga utilizando apenas uma placa. No entanto, cada relé necessita de uma conexão direta com o seu Arduino. Inicialmente pode não parecer um problema, mas caso você queira ligar centenas de relés em apenas um Arduino UNO, você perceberá que é extremamente complexo controlar cada relé diretamente pela saída da placa, sem contar na quantidade de pinos utilizados. Pensando nesse problema, nós da RoboCore desenvolvemos o Módulo Relé Serial.

O Relé Serial possibilita que com apenas dois pinos digitais do seu Arduino você possa controlar até 40 relés (10 módulos) de forma simples e rápida. Mas como fazer isso? Fique tranquilo, a gente vai te ajudar.

Circuito

Monte o circuito de acordo com a imagem a seguir. Lembrando que pelo fato do Módulo Relé Serial ser alimentado por uma tensão de 12 V, é necessário que a BlackBoard seja alimentada externamente com uma fonte de 12 V e que o módulo seja ligado no pino VIN da BlackBoard. Não se preocupe, o Arduino regula a tensão da fonte e faz com que os 12 V sejam levados diretamente para o pino VIN e os demais pinos de alimentação continuam regulados normalmente (3V3 e 5V).

Circuito de montagem do Módulo Relé Serial
Circuito

Programação

Biblioteca

Vamos começar baixando a biblioteca do Módulo Relé Serial para que você possa programar ele no seu computador. Para fazer o download, clique no botão abaixo.

Download da Biblioteca

Para descompactar o arquivo, utilize o programa 7-Zip. O 7-Zip é um programa similar ao WinRAR, mas gratuito (eu sei, você achava que o WinRAR é gratuito, mas não é!).

Aprenda a instalar bibliotecas no nosso tutorial Adicionando Bibliotecas na IDE Arduino.

CycleRelays

Agora, siga os mesmos passos do exemplo anterior, mas dessa vez abra o exemplo CycleRelays ao invés do Blink. Você deverá ver o seguinte.

Antes de carregar o código para a sua placa, como explicado anteriormente, altere a quantidade de módulos para 1, do seguinte modo const int NumModules = 1;.

Entendendo o Código

O código atual só acrescenta uma variável PauseTime = 1000 para configurar como um delay posteriormente, já as demais variáveis ficam iguais. As maiores alterações vão começar na seção setup().

Nessa seção, iniciamos o monitor serial, e apresentamos as informações do módulo. Quando você abrir o monitor serial, em 19200 bps, verá o seguinte.

Qty:1<br>[1] - 0b0

Agora na seção loop(), começamos a trabalhar com novas funções para fazer o acionamento dos relés.

No bloco acima, abrimos uma função for e criamos uma variável local referente à quantidade de módulos para configurar o acionamento repetitivo dos relés. A instrução for tem um corpo composto por três partes, sendo elas (inicialização; condição; incremento)

No nosso código, a inicialização é dada por for(int i=1 ; i = NumModules ; i++). Mas o que isso significa? Dada a variável i = 1, se ela for igual ou menor que o número de módulos, vamos somar 1 ao seu valor.

A inicialização só acontece uma vez, e em cada repetição a condição é testada. Se a instrução for verdadeira, o incremento é executado, caso não seja, o laço é interrompido.

Em sequência, criamos outra variável local, dessa vez relacionada aos quatro relés, e não ao módulo em si.

Utilizando o mesmo princípio do bloco anterior, a função vai ser realizada até que os quatro relés sejam acionados, e damos o comando para acionamento do seguinte modo.

A mesma lógica se aplica ao outro bloco do código, onde a única diferença é o comando para desligar o relé.

Em ambos os casos, a variável PauseTime é utilizada dentro do delay para configurar uma pausa de 1000 milissegundos (1 segundo) para ligar e desligar os relés.

O que Deve Acontecer

Depois de carregar o código para a placa, o seguinte deve acontecer.

GIF - Cyclerelays
Acionamento dos relés em sequência

CycleRelays com Mais Módulos

Lembra que no começo dissemos que é possível controlar até 40 relés utilizando apenas duas portas digitais? Agora é a hora de testar isso. Nesse exemplo vamos conectar mais um Módulo Relé Serial no módulo que já estamos usando e vamos fazer com que ambos sejam acionados em sequência e depois apaguem. Se liga como é fácil fazer isso!

Alerta: essa seção do tutorial é opcional, já que é preciso mais um Módulo Relé Serial.

No Exemplo CycleRelays anterior, onde alteramos o número de módulos para 1, agora vamos mudar o número de módulos para 2, do seguinte modo: const int NumModules = 2;.

O que Deve Acontecer

Confira se as ligações estão corretas e se a alimentação 12 V está conectada. Carregue o código para a placa, e pronto! Olha que maneiro.

GIF - Cyclerelays com Dois Módulos
Acionamento dos módulos em sequência

Indo Além

Quer aprender mais sobre o nosso Módulo Relé Serial? Visite o nosso tutorial sobre acionamento por botão.

Gostou desse tutorial? Mande nos comentários suas opiniões, sugestões e dicas!

Fique ligado, temos ainda outros tutoriais no nosso site, entre lá e venha aprender mais com a gente!

Avatar