CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Acionando uma Lâmpada pela rede Ethernet



Neste tutorial iremos montar um circuito muito semelhante ao do tutorial Módulo Relé + Arduino, porém neste tutorial iremos acionar o relé através de uma página web que será gerada pela BlackBoard (pode ser alterada por um Arduino).

Para este tutorial serão necessários os seguintes componentes:


Ao invés de enviarmos comandos através da porta serial, enviaremos estes comandos através da rede ethernet, por isso precisaremos de um roteador wireless. O funcionamento do código é bem simples, a BlackBoard irá criar uma página web a qual iremos acessar através de um navegador web (Chrome, Firefox, Safari, etc.) para ligar e desligar a lâmpada.

O relé funciona exatamente como uma chave (interruptor). No borne cinza há 3 conexões: NA (Normalmente Aberto), C (Comum) e NF (Normalmente Fechado). Quando o Módulo Relé estiver "desligado", C estára conectado à NF. Quando estiver ligado, C estará conectado à NA.

Veja no esquemático ao lado, como fazer a ligação do Módulo Relé no Shield Ethernet e em uma lâmpada.

ATENÇÃO:
Caso você não tenha conhecimento adequado para mexer na rede elétrica, peça auxilio a um profissional. A RoboCore não se responsabiliza por danos à rede elétrica e/ou à integridade física do praticante do experimento, bem como quaisquer pessoas que possam vir a ser lesadas.

Neste tutorial vamos utilizar o padrão de rede mais comum, o 192.168.0.x. Caso você não saiba qual o padrão de rede utilizado em sua casa, basta abrir o Command Prompt (CMD) e digitar ipconfig que o sistema lhe retornará o endereço IPv4 de seu computador. Após descobrir o IP de seu computador defina um IP no mesmo padrão, porém com o último número diferente (Dica! Utilize um número alto, por exemplo se seu computador for 192.168.0.5 defina 192.168.0.70 para a BlackBoard).

Agora é hora de configurar o endereço MAC do Shield Ethernet e cadastrarmos em nosso código. No Shield Ethernet existe uma etiqueta na parte inferior com um conjunto de 6 números e letras, esta sequência está em hexadecimal, portanto deveremos cadastrá-la em nosso código usando 0x antes de cada sequência.

Compile o código abaixo na BlackBoard e em seguida abra o navegador web. Digite o endereço IP cadastrado na BlackBoard na barra de endereços e uma página com a imagem do módulo relé e um botão se abrirá. Agora basta clicar no botão que a lâmpada se acenderá e clicando novamente ela se apagará.

Se preferir, pode consultar este tutorial vendo o vídeo abaixo:



Código: