CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Sab Fev 23, 2008 10:11 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Pesquisando para o sumô achei esse build report bem antigo, a úlitma atualização foi em 97,
ele é muito bom para quem, assim como eu, não sabe nem por onde começar.

http://users.encs.concord...ct/project.html

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 7:07 am
Sumo Bot - Dave Chu
O site tem um bom material sobre o assunto (já serve como pesquisa para o pessoal que queria um tutorial... Laughing )

Valeu pela indicação César!

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 10:38 am
Sumo Bot - Dave Chu
Excelente site... ótimo projeto... parabéns pela indicação...

Um detalhe importante a ser observado é a solução dada para contornar o problema de se montar uma ponte-H.

A Proteus usou esta solução na versão 0 do Lasca-Bit (Hw-q nunca lutou) e posso assegurar q funciona muito bem. Mas como eu não gosto de relés trocamos por mosfets.

Trata-se de usar apenas 1 power-mosfet de nível lógico (p facilitar o acionamento) p controlar a velocidade e 1 relé p determinar a velocidade.

Uma observação IMPORTANTE é q o circuito proposto não pode receber uma bateria superior a 10V. Por estar usando um power-mosfet de nível lógico (IRLZ34) seu gate suporta, no máximo, 10V sendo q o ideal é 5V.

----

O circuito de ultra-som é bom e facilita a vida do programa, no entanto não consegue contornar as dificuldades q Dave encontrou com a trepidação do robô. Se a interpretação do ultrasom recebido ficasse por conta  do microcontrolador ( e se ele tivesse capacidade de processamento p tal) as frequências secundárias de ultra-som poderiam ser filtradas por software.

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 11:28 am
Sumo Bot - Dave Chu
Fala Paulo!

Como vai essa força?

Deixa eu perguntar, você já montou algum circuito de ultrasom?
Eu já vi aqueles módulos prontos, tipo o da Tatoo. Será que montar fica mais barato?

Abraço.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 12:51 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Blz... as vezes 110V as vezes 220V mas td bem...

Eu já montei um equipamento q identifica qd uma pessoa está andando em direção ao sensor, ignorando qd a pessoa passa perpendiculamente. Este equipamento é usado em escadas-rolantes p acioná-la antes q a pessoa "embarque". Neste caso tive q montar todo circuito e software q utilizava um PIC12F683.

O q compensa ?

Td depende do tamanho do leão q vc quer matar  Laughing Mais barato com certeza fica. Se vc montar o próprio conjunto sensor terá uma infinidade de opções e soluções q poderá adotar tanto no hardware como no software. Mas claro q isso vai te dar bastante trabalho, principalmente no software.

Eu conheço o módulo da Tatoo:
http://www.tato.ind.br/de...oduto.asp?id=39

mas o conjunto  dele não informa a distância é só o conjunto sensor com os componentes p detecção de ultra-som, ou seja, exatamente o q o circuito do Dave faz. Note pelo texto q ele diz q precisa do Basic-Step q é onde fica o processador q fará as contas (ele dá até um programa exemplo).

Acho os módulos da Symphony mais completos (e caros) :
http://www.symphony.com.br/sensores.php
O Sonar-SR1 faz todas as medições e envia, por uma serial, a distância ou vc pode pegar o sinal puro e cronometrar (como no da Tatoo)

O Polaroid 6500 é bem conhecido do pessoal de robótica, é muito bom, mas nem tem preço no site.

O de infra-vermelho eu nunca brinquei... parece q só serve qd o obstáculo está bem próximo...

O GP2d02 me pareceu atraente mas não entendi direito como ele funciona

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 1:13 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Acho que, para o sumo, saber a distância não é importante, no máximo ignorar objetos a mais de 1,54 m ( diâmetro da arena ). Minha idéia inicial era usar IR como sensor, desisti por causa do baixo alcance e facilidade para se camuflar. Agora estou pensando em usar dois ou quatro sonares da TATO. Até pensei em computação visual, mas toda a eletronica deve ser embarcada segundo o item 3 da regra.
Acho que o método de fixação dos sonares ficou bem tosco, eu faria algo assim, mas com os sonares na vertical:

http://www.lynxmotion.com...jpg/dvorsk1.jpg

Para controlar os motores eu vou usar uma ponte de MOSFETS ( não vai ser akele monstro que levei para holambra )

Penso também eu utilizar encoders para o robô poder igualar o giro das rodas ou estabelecer 
uma trajetória curva

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 1:33 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Eu montei um circuito para medir distancia e colocar no display (serial) utilizando o sensor da tato e funcionou bem...a medida de distância era calculada pelo tempo de tx e rx do som...porem, quando tentei implementar dois ou tres sensores comecei a ter problemas, os valores das distancias ficaram alterados, isso pode ter ocorrido pelo má qualidade do controlador...

Concordo com o Cesar e acho que medir a distancia não é tão importante assim no sumô... o ideal é usar infravermelho como o da Sharp

O site abaixo é bem interessante:

http://www.societyofrobot...obot_sumo.shtml

Abraços,

Hendrikx

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 2:18 pm
Sumo Bot - Dave Chu
O Chato do módulo sharp é o preço, achei por R$ 250,00 cada.
Também pensei em montar o sensor sobre um servo, como no Stampy, mas o modo como ele fez esta bem frágil.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 2:18 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Oi Hendrikx...

Não entendi porque vc teve problemas com vários sensores !

Claro q vc estava acionando 1 por vez né ?  Wink 

Existem vários probleminhas qd se trabalha com ultra-som, um deles é q qd vc transmite o ultra-som erradia mecanicamente (claro) por td robô, então mesmo q o 
outro sensor esteja apontando p o lado oposto acaba sofrendo interferência na leitura.

Discordo sobre não precisar saber a distância... especialmente em um autônomo.

Qd vc usa o ultra-som vc quer descobrir onde está o oponente, até ai td bem, não precisa saber da distância p saber a direção, mas vc tem q concordar q ele não ficará lá te esperando p sempre. Então é importante chegar até ele o mais rápido e precisamente possível. Para se conseguir isso é q a distância é útil !

Se vc sabe q o oponente está a 50cm vc pode disparar a toda velocidade até chegar a 3cm dele p ai então aplicar uma velocidade baixa com gde torque.... ops... acabei falando minha futura estratégia !   Mad

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 2:42 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Ola, Sr. PIC!!  Very Happy 
Seria muito bom calcular a trajetória precisamente, poupando energia e causando ataques letais. Mas isso demanda muito processamento, talvez muito mais do que seja possível com a a eletronica embarcada.

Minha estratégia seria forçar o menor tempo de resposta igual para os dois sensores, ou seja, fazer com que o robô  fique de frente para o alvo, dessa maneira qqr diferença entre os sensores faria ele seguir o corpo. Tá, basicamente é quase medir a distância, mas sem a preocupação de se obter esta.

Só lembrando, o robo do Rámon usa sensores digitais, e mesmo assim consegui jogar o Hardcore pra fora da arena com o Igor pilotando.

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 2:58 pm
Sumo Bot - Dave Chu
OI Paulo,

Na época fiz diversos testes, colocando os sensores em posições diferentes, alterando os tempos de disparos, etc, mas cheguei a conclusão que o processador BS1 era o problema...não cheguei a utilizar o Pic,

Eu entendo o seu ponto de vista de se medir a distância, e concordo com você, mas por ultrassom isso demora algum tempo e depois vai precisar de mais um tempo para processar esta informação e quando for tomar a decisão talvez seja tarde, pois o outro robô não vai estar mais na mesma posição...mas só vou ter certeza disso fazendo alguns testes...

O ideal seria medir distância por laser, ai sim seria eficiente...(e caro)  Very Happy

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 6:45 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Sr. PIC ?  Laughing   Acho o apelido injusto ! ops... pera ai q o PIC q  ajusta a altura da cadeira pifou ! Evil or Very Mad 

...

Muito processamento ? hummm... 5 MIPS (milhões de instruções por segundo) não são suficientes  Shocked ? Porque é isso q um PIC a 20MHz gera ! 

Ok... o transdutor (par transmissor/receptor) do ultra-som precisa de um pulso de comprimento mínimo p trabalhar corretamente (p acordar)  e atingir a potência máxima. Nos meus teste, para o transdutor q eu tinha nas mãos, este pulso precisava ter, no mínimo, 1mS. Como a arena possui 1,53mt e o sinal tem q ir e voltar precisamos cronometrar o retorno do ultra-som no máximo 9mS  (velocidade do som (ao nível do mar): 340,29mt/S) . Então até agora já gastamos 10mS p efetuar a medição. Como o ultra-som vai continuar rebatendo em tudo quanto é canto (inclusive nas pessoas em volta) nenhuma medição pode ser feita dentro de um período seguro até q o ultra-som decaia. Vamos dar mais 40mS, ok?

Então no total levaremos 50mS para efetuar 1 cálculo de distância ! Estes 40mS de espera podem ser usados p cálculos diversos, digamos p cálculo de trajetória. Mas que raios de trajetória ?  O robô adversário está diretamente a frente !!! É só acelerar ! Ok... mas será preciso calcular o quanto acelerar certo ?  200.000 instruções são suficientes p isso  Cool ? Não ???

Claro q enquanto o robô corre ensandecido  Twisted Evil em direção ao alvo ele precisará fazer diversas tomadas de distância e, desta vez, ele estará se deslocando... neste caso é só atenuar a variável proporcional utilizada p o cálculo da velocidade. Repare q eu não citei  cálculo PID porque se for assim os cálculos são realmente pesados, no entanto se o P, I e o D estiverem bem calibrados só será necessário 1 cálculo.

Vou dar uma folga e considerar 100mS p fazer tudo. Resultado final: 10 cálculos de distância por segundo (10Hz). Tá bom ou qué mais ???

Sensor digital ? Q é isso ? Não tem jeito  se o piloto é melhor  não importa a tecnologia q se tenha. Potência não é nada sem controle Confused .

Realmente, dependendo da maneira como a cronometragem estava senso feita o processador pode dificultar as coisas, principalmente se houver interrupções presentes no meio da cronometragem.

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 7:22 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Beleza Paulo,

era este mesmo o numero que eu queria chegar...0.1 segundo

Seria melhor que tivessemos a garantia de se ter objetos em apenas 1.54 metros, mas o alcance do ultrassom é maior e vai medir distancias maiores, por isso precisa ter uma rotina que aguarde o ultrassom decair, como voce disse 40 ms,

Mas no caso de o robô adversário ser muito rápido, será que 0.1 segundo é rápido o suficiente?

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 24, 2008 7:43 pm
Sumo Bot - Dave Chu
É falei besteira.

Mas o seu método também não utiliza a distância para grandes objetivos, quando disse que demandava muito processamento me referia à um possível método de previsão de trajetórias, e como isso trabalha com gráficos complexos IMAGINEI que um microcontrolador não desse conta.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 06, 2008 7:42 pm
Sumo Bot - Dave Chu
Alguem sabe aonde posso achar os módulos GP02D02, da Sharp, no Brasil?

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido