CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5 6 7  Next
Autor
Mensagem

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 3:39 am
Regras para as competições de Sumô
Pessoal,

Imagino que todos já saibam que teremos duas novas modalidades no próximo WinterChallenge (2008): Hockey e Sumô de Robôs! 
Obviamente, como toda competição, são necessárias regras, então eu, Branco e Favoreto sugerimos para o Sumô, a adoção da mesma regra utilizada em várias competições internacionais, inclusive na Robogames (que pode ser conferida no seguinte link: http://robogames.net/rules/all-sumo.php)
Obviamente, inicialmente não haverá todas as categorias descritas nestas regras, apenas as seguintes:
Lenz Escreveu:
Sumô 3 kg R/C 3 kg Autônomo LEGO 1 kg Autônomo
Tomei a liberdade e traduzi as regras do link acima, da forma mais literal possível que não assassinasse o português. O que me leva a crer que o texto, que está anexo, ainda precise de uma leve polida, principalmente na organização das idéias; já que na minha opinião estão mal distribuídas no original. De qualquer forma a versão 1 anexa é apenas para revisão, já estou trabalhando em algumas melhorias, que não alterarão em nada o conteúdo do texto, apenas facilitarão sua compreensão. Gostaria de agradecer ao Branco por ter dado o primeiro passo, construído um ringue e levado o sumô para a CP2008; ao Favoreto por já ter oferecido ajuda com a tradução, revisões e etc, coisas que com toda certeza precisaremos, e a equipe da Robocore por incluir essa modalidade que tem tudo para ser mais um sucesso! Conto com a contribuição de todos! Abraços, Dudu

ANEXOS:
regras_sumo_versão_1a_20080219.zip
Tamanho: 167.84 KB
Downloads: 738 veze(s)

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 8:26 am
Muito bom DUDU!

abçs!

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 9:03 am
Legal Dudu!

Falei com o pessoal do Site de sumõs, concordaram em usar essa regra também, deste modo vamos padronizar nacional e internacionalmente.

Foi bom traduzir sobre as outras modalidades também, futuramente poderemos inserir outras alem de 3kg e de lego.

Abraço.
3
o_badanha

Level 0
784265 xp

3
o_badanha

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 10:12 am
Vlw Dudu pelo esforço..

Acho que seria interessante conversarmos ao longo das competições para aprimorar as regras... 

Abraços,

André Santos

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 12:38 pm
A revisao da 1a versao está pronta !

Procurei revisar nao só a traducao (muito boa, por sinal) como também manter a coerência da nova nomenclatura que foi introduzida.

A regra, da forma como está escrita atualmente, serviria como base para todos os eventos, e cada um poderia adicionar pequenos detalhes organizacionais como locais para público e membros das equipes, processo de inscricao dos robôs, prêmios e etc (sem modificar os princípios básicos já definidos)

Falta ainda escolher o formato da competicao (eliminacao simples, dupla, fase classificatória/eliminatória). Tavez seja interessante prever todas essas possibilidades e cada evento teria a chance de optar pela mais adequada em funcao do tempo disponível.

Comentários práticos:

Optei por modificar o texto original ao invés de listar as eventuais alteracoes propostas.

O que está destacado em amarelo foi alterado.

O que está destacado em vermelho deve ser excluído.

Os comentários à direita referem-se a dúvidas, esclarecimentos e algumas coisas que de alguma forma nao me agradaram mas para as quais eu nao achei uma solucao (melhor).

Há duas versoes do arquivo: Word 2007 e Word 97-2003.

Aguardo comentários e principalmente definicoes em relacao aos questionamentos referentes às regras feitos nos arquivos.

ANEXOS:
regras_sumo_versao_1a_revisada_2008_02_20_Word_2007 .zip
Tamanho: 69.94 KB
Downloads: 535 veze(s)
regras_sumo_versao_1a_revisada_2008_02_20_Word_97_2003 .zip
Tamanho: 56.97 KB
Downloads: 505 veze(s)

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 8:47 pm
Favoreto,

Acabei de dar uma boa olhada na sua revisão e achei a maioria das sugestões pertinentes. Fiz algumas outras e teci alguns comentários sobe elas e em resposta aos seus.

Obrigado pela ajuda =D Acho que em breve já teremos uma versão final. Mas para isso é necessário formatar o arquivo nos moldes da Robocore e melhorar a distribuição das regras no texto atual, que ainda está um pouco inconstante, repetitivo e confuso. Até o fim da semana pretendo ter terminado a versão 2, já com essas mudanças. 

Podemos manter o padrão do texto como word 2003, o 2007 não abre ainda nos outros programas :/

Abraços,
Dudu

ANEXOS:
regras_sumo_versao_1c_2008_02_20.zip
Tamanho: 55.37 KB
Downloads: 497 veze(s)

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 12:13 am
Aew Galera, Muito Show a Campus Party. Parabéns a todos que participaram.
Alguns protestos:
  O Robo Flavinho era o único que tinha o "RDESDA" de 5 segundos, só isso já seria motivo para desclacificar os outros competidores e consagra-lo campeão.
  Outro fato lamentalvel foi a atitude de um dos competidores que invadiu a arena, quase danificando-a, para logo em seguida destruir um dos robos. Isso só vem a denegrir a imagem dos competidores, fazendo com que a comunidade em geral ache que somos todos loucos.

Outra coisa que ninguem lembrou, foi quando a Daniele Suzuki começou a tratar o robo inspetor do Flávio como um cachorrinho.

Abraço a todos e até o WC '08   Twisted Evil

Level 0
402051 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Fase Inicial

3
cientista

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 12:22 am
Realmente os 5 s deu pal...o meu estava com apenas 3 Smile, não sei explicar ...........
Mas também temos que definir se será realmente por 5 s, ja que aqui no Brasil a galera que ja é acostumada com sumô já pôde presenciar diversos modos de inicio, ex: Led na arena, lampada sobre o robô, 5 s, só on/ off. etc....
Sds a todos e até o WC...

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 7:47 am
Blz Dudu,

Ficou bem melhor já.

Só vi duas pendências :

Arrow
Comentário:
[Secao 7] [Artigo 14] [4] [A] - ... orbitando um ao outro ...
bruno_favoreto Escreveu:
nao tenho certeza dessa regência
Eu quis dizer que eu nao tinha certeza da regência verbal do "orbitar" : se o certo seria orbitar a algo/alguém ou ao redor de algo/alguém. Também nao consegui achar na internet a resposta e, obviamente, tô sem gramática de português aqui ! Arrow
Comentário:
[Secao 10] Artigo 22 [Impossibilidade de Continuar a Partida] - Quando uma partida não puder continuar devido à lesão de um competidor ou acidente com o robô, o competidor causador dessa lesão ou acidente perderá a partida. Quando não for claro qual equipe é a responsável, aquela que não puder continuar a partida ou que solicite a paralisação será declarada a perdedora.
bruno_favoreto Escreveu:
Muito confuso. EX: Se o meu robô empurrar o adversário pra fora do Dojô e por causa disso o adversário for danificado eu devo ser penalizado? Não concordo com essa parte.
O que será definifo em relacao a esse ponto? PS: realmente a organizacao do texto deixa a desejar. Até pra discutir sobre ele é um saco, tá parecendo mais advogado conversando : "Nao, porque o Artigo 12345 da lei 54321 , parágrafo 6 , ponto 8 , tracinho 20 , lá no péda página, .... (e assim vai). O sistema numérico das regras da RoboCore é muito mais eficiente mesmo.

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 9:46 am
Mimos Escreveu:
... O Robo Flavinho era o único que tinha o "RDESDA" de 5 segundos, só isso já seria motivo para desclacificar os outros competidores e consagra-lo campeão.
rrrsssss.... corrigimos isso, ligava o robô Flavinho, dai uns 10 segundos ligava o outro robô... mas, mesmo assim não adiantou.... Crying or Very sad
Mimos Escreveu:
... Outro fato lamentalvel foi a atitude de um dos competidores que invadiu a arena, quase danificando-a, para logo em seguida destruir um dos robos. Isso só vem a denegrir a imagem dos competidores, fazendo com que a comunidade em geral ache que somos todos loucos.
É verdade.... inclusive quando eu falei para ele (vc), ele (vc) disse que eu é quem estava "estressado"...rrsss Laughing Mas foi muito louco! Alguem filmou????? Abraço!

Última edição feita por Branco em Qui Fev 21, 2008 9:49 am; editado 1 vez no total

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 9:47 am
cientista Escreveu:
..Mas também temos que definir se será realmente por 5 s, ja que aqui no Brasil a galera que ja é acostumada com sumô já pôde presenciar diversos modos de inicio, ex: Led na arena, lampada sobre o robô, 5 s, só on/ off. etc....
Na minha opinião tem que ser padrão, "5 segundos"! Pois ter várias opções, cada lugar ser de uma maneira, acho que não dá muito certo.

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 10:46 am
Apesar de nao estar envolvido diretamente nas competicoes atualmente acho que um esquema de LED seria mais preciso do que os 5s após a autorizacao do juíz.

Dependendo da estratégia e velocidade dos robôs (especialmente nos autônomos) 1 ou 2 segundos sao suficientes para ganhar uma batalha e menos que isso ainda pode fazer uma grande diferenca. Realmente fica difícil controlar se o robô comecou a se mexer após 5s ou 4,5s. E todo round ter que avaliar vídeos para definir se os robôs comecaram na hora certa é simplesmente inviável.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 12:16 pm
Bruno,

O verbo orbitar é transitivo indireto (nossa peguei no fundo da caixola), portanto a forma correta é um orbitando ao outro, o redor não faz diferença e a meu ver pode ser redundante, logo em "orbitando um ao outro' o "um" continua como sujeito e o "ao outro" como objeto indireto. Eitcha! Deixei a professora de português do primeiro grau orgulhosa!

Quanto a seção 10, artigo 22 (realmente parece coisa de advogado), ela junto com o artigo 6, seção 2 parece fazer mais sentido: "Impactos e colisões normais não serão considerados como danos intencionais." Logo se o dano ao robô adversário for causado por algo normal durante a disputa, ninguém deverá ser penalizado; certo?

A idéia para a nova versão é melhorar o agrupamento das informações e usar um sistema numérico, afinal somos engenheiros ou aspirantes a tal, não "adevogados" =D

Abraços,
Dudu

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 1:07 pm
Ok, agora entendi a parte essa parte sobre possível eliminacao caso o dano causado esteja fora do que e considerado normal.
Mas de qualquer forma acho que ficou meio confuso, ou pelo menos pouco contreto, o que seria dano normal ou "anormal".
Nao sei se devemos detalhar a esse nível ou simplesmente delegar essa responsabilidade ao juíz.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 1:26 pm
Antes de mais nada vou organizar melhor as informações, já que para uma coisa estava na seção 6 a a outra na 22! Realmente muito confuso.
Depois podemos estudar o detalhamento ou deixar isso a cargo do juiz Wink

Abraços,
Dudu

Ir para página 1 2 3 4 5 6 7  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido