CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 29, 2008 8:01 pm
Iniciante, leia isso !
Toda atividade exige que se saiba algo antes de iniciá-la. Este conhecimento pode ser instintivo ou adquirido.

Muitos iniciantes insistem em utilizar o instinto para construir robôs e, a menos que seja um gênio, isso não dará muito certo. Esta atitude costuma ser frustrante ! Confused 

Outras pessoas, experientes em determinada área, iniciam a construção de robôs certos de q seus conhecimentos de eletrônica, por exemplo, serão suficientes p a tarefa. Neste caso os resultados costumam ser mais frustrantes ainda!  Sad 

A realidade nos mostra que é muito difícil q uma única pessoa detenha todos os conhecimentos necessários para construir um equipamento completo o suficiente para chamarmos de robô. É por isso que eu admiro tanto as EUquipes. Algumas destas equipes de 1 pessoa contam com a ajuda de inúmeras outras que, apesar de não figurarem como integrantes, dão back-ground para a elaboração do robô.

Nos últimos tempos temos recebido uma enxurrada de novos participantes, todos bem-vindos,em sua maioria iniciantes, ávidos para construir suas armas de destruição de massa Twisted Evil , mas não é difícil perceber que lhes falta até bom senso para vasculhar todo o site antes de clicar no botão 

Saiba: Este botão é sagrado ! Se vc usá-lo inadvertidamente, pelo menos, seu dedo irá cair !  Shocked  Os Deuses da Guerra providenciarão isso !

Se vc é um deles então pense: Porque não ler tudo o que há disponível, pelo menos no site, a fim de formar um conhecimento básico de onde vc está se metendo ?
Pra que vc quer construir um robô se vc não sabe nem quais são as regras de um combate ? Vamos supor  (para usar um exemplo educado) que a regra exija q todo participante tem que cortar 1 dedo para lutar... vc construiria um robô de combate mesmo assim ? Como eu imagino q vc tenha algo melhor p fazer com este dedo Rolling Eyes  a resposta seria não!

Continue pensando... Porque se expor ao ridículo de fazer uma pergunta imbecil se podemos sanar este mal gastando um pouco de nosso tempo lendo um tutorial ?

A pergunta é sempre a mesma: COMO FAZER ?????

Acredito que ela deveria ser outra: O que devo saber?

E, provavelmente, isso levará a necessidade de juntar o conhecimento de outras pessoas ou seja: montar uma equipe.

Vc pode não saber fazer nada além de pilotar bem, mas se vc formar uma equipe de pessoas com conhecimento vc será tão importante para equipe como ela é para vc.

Feita esta pequena introdução Confused , pergunto aos amigos do fórum: O que um iniciante ou equipe iniciante, deve saber para montar um robô com chances reais de vencer um combate de robôs ?

Sugiro dizer qual o conhecimento e justificá-lo e ainda classificar este conhecimento como essencial ou desejável, por exemplo:

Desejável: Saber programar um microcontrolador. 
Motivo: Isso dá a equipe liberdade de criação de sua própria eletrônica o que pode fazer diferença frente as outras equipes.
Por que não é essencial: Hoje há eletrônicas prontas que podem ser adquiridas e são boas o suficiente para ganhar-se um combate com elas.

Se não for pedir muito eu não gostaria q este tópico virasse uma discussão se o argumento está correto ou não. Dê sua contribuição e deixe q os iniciantes decidam por si só !

Vamos lá... alguém se habilita ?

Última edição feita por PauloChip em Ter Jan 29, 2008 8:38 pm; editado 1 vez no total

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Vh-Botz

vhobom

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 29, 2008 8:27 pm
Iniciante, leia isso !
Ótimo tópico Pau10!! vou começar a brincadeira.

Essencial: dinheiro
Motivo: acredito que todas as equipes que participam de pelo menos 1 evento ou que tenham feito a própria eletrônica ou que acompanham o robocore tanto pelos eventos quanto pelo fórum ja tem técnica, experiência  o suficiente para construir um robô de combate (isso tudo levando-se em conta pessoas que pesquisem e que se dediquem ao assunto) por isso acredito o que faça a diferença é o poder aquisitivo, pois com grana top  se constroi um robô vencedor, não para ganhar da equipe campeã, mas para pelos menos brincar de igual pra igual.

Isso na minha opinião é o que faz a diferença nos rounds, se minha equipe fosse a que mais possuísse dinheiro ela concerteza ganharia em 2008, eu garanto!!!

Mesmo sem dinheiro, minha equipe não vai perder as forças, e vai tentar construir robos com materiais alternativos.

E tomara que as equipes de pontas tenham mais dinheiro ainda para este ano, isso vai dar um  sabor especial para mim em 2008!!!!

Abraxx

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jan 29, 2008 9:48 pm
Iniciante, leia isso !
Pau10 Escreveu:
Sugiro dizer qual o conhecimento e justificá-lo e ainda classificar este conhecimento como essencial ou desejável...
Na verdade qualquer conhecimento é desejável, pois se ele se mostrar essencial, ainda é algo que pode ser aprendido. Já que o VH falou em dinheiro... vou continuar com a série "além do conhecimento". Desejável: Firmeza. Motivo: Depois de passar dias pesquisando algo, perguntando e não obtendo a resposta desejada, quebrando a cabeça, ... é preciso estar firme pra não desistir. Opa, isso não é persistência, garra, força de vontade? Acho que não. Firmeza também se reflete em você não se deixar levar pelo mais fácil pois o caminho escolhido é árduo (essa é a parte em que você é chamado de cabeça dura). Apenas não confunda isso com teimosia. Essencial: Contatos. Motivo:
Pau10 Escreveu:
Algumas destas equipes de 1 pessoa contam com a ajuda de inúmeras outras que, apesar de não figurarem como integrantes, dão back-ground para a elaboração do robô.
Na verdade não é apenas para as equipes de uma só pessoa que isso vale. Mesmo para quem te uma equipe com membros focados em divérsas áreas, as vezes é bom ter um contato em uma ferramentaria, um possível patrocinador (aí entra uma alternativa para o ponto levantado pelo Victor). Lembre-se de que até se você está em uma instituição que tem equipamentos para a fabricação, é bom que se tenha contato com o responsável pelos equipamentos para poder ter acesso. Contatos são do tipo de coisa que você consegue também com o passar do tempo. Mas lembre-se, você tem que estar em um meio favorável.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Jan 30, 2008 12:51 pm
Iniciante, leia isso !
Outro Muito Importante:

Essencial: Conhecimentos de Mecânica Básica.
Motivo: Muito mais que circuitos, fios e Mosfets, Os Robôs são feitos de Metais e Plásticos de Engenharia. fortemente fixos por parafusos, roscas, encaixes, soldas, colas, pressão, etc.. 
São estruturas, possuem blindagens, chassis, rodas, eixos, chavetas, mancais etc...
Infelizmente Bons robôs necessitam que o seu construtor tenha o mínimo de conhecimento destes tópicos, OU conheça um amigo que tenha este conhecimento, Ou até tenha a ajuda de um Torneiro Mecânico ou alguém com Curso Técnico em Mecânica ou Tornearia. Isso ajuda Muito. A Maior parte nem faz ideia do quanto isso é importante para um bom Projeto.

Não é Essencial saber tudo o que eu disse aqui acima, embora eu saiba. Mas deve-se saber pelo-menos como fixar parafusos, o uso de mancais em eixos, uso de ferramentas básicas como Furadeira, Lima, Serras, entre outros. E ter acesso a algum Torno para a fabricação de peças Cilíndricas(como eixos, Luvas, armas, etc...) Ou pelo menos ter um contato de alguém que possa fazer isso para você. Gambiarrar este tipo de coisa não fica muito bom, é melhor fazer uma vez só, mas fazer direito.

Mais um :

Desejável: Saber usar um software de desenho 3D ou CAD.
Motivo: Ao desenhar seu Robô, ou protótipo de máquina no computador, vc tem real noção do espaço que tem dentro do robô, assim como pode ver se as peças se encaixam como vc imagina. Pode também estimar o peso do robô, pois estes programas calculam o peso de uma peça se vc lhe der a densidade.
Julgo muito útil.

Grande Abraço a Todos

Wurs

Ps.: hahhah Pau10, Esta Foi Muito Boa! Laughing 
Comentário:
Saiba: Este botão é sagrado ! Se vc usá-lo inadvertidamente, pelo menos, seu dedo irá cair ! Os Deuses da Guerra providenciarão isso !

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Jan 30, 2008 5:56 pm
Iniciante, leia isso !
Pau10,

Excelente tópico e como solicitado, gostaria de dar a minha contribuição:

Essencial: Vontade e humildade para aprender:
Sei que soa piegas, mas é a mais pura verdade. Os robôs de combate envolvem tantas variáveis que é quase impossível saber bem a maioria logo de saída. Portanto é essencial estar com a cabeça aberta para novos conceitos, idéias e críticas, além de não se deixar abater por problemas, erros e frustrações.  

Essencial: Conhecimentos básicos em mecânica:
Como o Wurs já disse, reintero. Entender certos conceitos e saber usar ferramentas básicas com segurança é fundamental.

Essencial: Conhecimento básico em elétrica / eletrônica:
Robôs também são fios, circuitos e componentes eletrônicos. Logo conhecer os componentes básicos; como motores, baterias, relés / pontes-H e sistema de transmissão/recepção; podem salvar um iniciante de uma grande frustração e prejuízo.

Desejado: Conhecimentos sobre Materiais:
Saber um sobre os tipos de materiais e como emprega-los é sempre de grande valia. Afinal em robôs de combate os carregamentos e tensões são bastante elevados.

Desejado: Saber usar um software de CAD
Correndo o risco de ser repetitivo, mas já sendo. Softwares de CAD ajudam muito no projeto de um robô, independentemente da sua finalidade. Os sistemas paramétricos, como Solidworks, Pro-e e Inventor, dentre outros, são melhores ainda, pois permitem uma ampla visualização do projeto e suas características, como peso e centro de massa.

Desejado: Dinheiro
Sem dúvida é um fator muito importante, porém não o considero essencial. Muitas equipes já conseguiram bons resultados com poucos recursos, basta olhar a The Killers com o Agressor e a Triton com o Orion2, ambas Winter Challenge 2006; a Destroyers com o Levbrako no WC 2007 e a Riobotz mesmo no ENECA 2003 com o Lacraia. 
Obviamente o dinheiro ajuda a ter componentes melhores, mas ele não nasce em árvore, logo é bom pensar em patrocinadores. 

Abraços,
Dudu

3
caiosurian

Level 0
10000 xp

3
caiosurian

Responder com citações
Mensagem Sab Out 18, 2008 7:45 pm
Iniciante, leia isso !
olha eu não sei praticamente nada então como disse alem disso tudo o que eu preciso saber para a construção em si ?

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Out 19, 2008 4:23 pm
Iniciante, leia isso !
Oi Caio...

Se vc souber/tiver o que já foi citado nos posts anteriores não precisará de mais nada.

Como pode observar faz tempo q este tópico não recebe colaborações o que, ao meu ver, significa q ele já foi suficientemente respondido.

Boa sorte

Dalboni

Level 0
60000 xp

Local:
Volta Redonda / RJ

Dalboni

Responder com citações
Mensagem Sab Nov 01, 2008 7:17 pm
Iniciante, leia isso !
Essencial: Tempo e Disposição
Motivo: Planejamento, estrutura e capital já foi discutido. Agora, não imagine que você terá tempo livre para muito mais coisas em sua vida. Lógico, isso se você realmente quiser terminar o que começou. Faculdade, Mulher, Família e e a dita Zoeira vão ter muito menos tempo na sua vida. Ainda mais no começo, na parte de diagramação do projeto, escolha de materiais, etc...
Fazer cronograma funciona e ajuda a se ordenar, mas as vezes mostra o que um entusiasta nao gostaria de ver: Que vai durar muuuuito mais tempo que você planejava...
Outra coisa: Um robo não é uma estante. A maioria vem atras de construir robos pra batalhar e etc, o dito "divertido" da coisa. A diferença é que a reconstrução de um robo mal-planejado e esquartejado pode exaurir as forças de qualquer um. Seu bebezinho, de meses de projeto, virando uma bola de metal retorcido. Dinheiro e Trabalho, no formato de uma peteca de ferro.
Ninguem vence sempre, principalmente no começo!
Então, men,
WORK WORK WORK!

pedro_o_curioso

Level 0
337337 xp

Local:
Passo Fundo / RS

pedro_o_curioso

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 09, 2009 12:39 am
Iniciante, leia isso !
Aqui vai a minha opinião de iniciante:
-este tópico explica muita coisa e eu,como não sou o melhor em engenharia e/ou robótica, simplesmente adorei este site,já não esperava achar algo tão explicativo e útil como um fórum, e como eu já tive bastante carros de controle, ou a pilha, tenho bastante matéria prima em casa,outra coisa que eu acho é:
 Arrow essencial:(como se diz quando você continua em uma coisa até desistir?)lembrei, persistência.
motivo:algumas vezes(excedo se você souber muito sobre o assunto)você não conseguirá atingir seu objetivo na hora, é preciso persistir até conseguir, pesquisar, deixar seus rastros(comentários)e fazer perguntas sobre o que você tem duvidas(como eu e mais muitas outras pessoas estão fazendo), até conseguir(desculpe a repetição mas é necessária)

obrigado galera do robocore!

"a curiosidade matou o gato, mas aumentou o conhecimento da humanidade"-eu mesmo, inspirado pelo Vetor

pasotti

Level 0
0 xp

Local:
São Carlos / SP

pasotti

Responder com citações
Mensagem Ter Set 01, 2009 3:12 am
Iniciante, leia isso !
Sou iniciante e tbm adorei o site, aprendi muito com ele.... faiz tempo que eu sou fanático por robôs, principalmente de Combate, achu que de todos os conceitos básicos que colocaram em discução ( dinheiro, conhecimento e talvez uma experiencia frustrante) achu que o legal é a brincadeira.
Mais a questaum é: Gostaria de saber mais .... se existem patrocinios, montar equipes, ou talvez se encaixar em uma...
 eu moro em são carlos e sou formado pelo senai em mecânica geral e ferramentaria, programo microcontroladores e sou técnico de eletronica......
Gostaria muito de participar...
mais parabéns pelo site. achu que se todas as equipes se ajudarem e divulgarem mais as competiçoes, nós teríamos muito mais incentivos( patrocínio e concorrentes) ou seja . as batalhas ficaram mais emocionantes do que jah são...

abraços

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Set 02, 2009 11:05 am
Iniciante, leia isso !
pasotti Escreveu:
formado pelo senai em mecânica geral e ferramentaria, programo microcontroladores e sou técnico de eletrônica...
Com um currículo desses você seria uma boa adição a qualquer equipe. Deve ter alguém em São Carlos interessado em formar uma equipe, basta pesquisar. Quanto a patrocínio, não é a coisa mais fácil de conseguir, muito pelo contrário, mesmo equipes já consagradas têm dificuldades. Mas não é impossível, para isso é essencial um bom projeto para apresentar. Abraços, Dudu

sangelo

Level -2
-2063399 xp

Local:
patrocinio paulista / SP

Equipe:
THUNDER RHINO

sangelo

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 28, 2010 3:21 pm
Iniciante, leia isso !
Cara, para mim, que sou iniciante, isso foi um poema. Muito legal!
Parabéns belo tópico levantado, vou seguir seu pensamentos.
3
coil

Level 0
788 xp

Local:
curitiba / PR

3
coil

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 24, 2010 10:10 am
Iniciante, leia isso !
Oi

Eu sou um iniciante, moro em Curitiba e tenho 14 anos. 
Quero saber com quantos anos é possível aprender a "mecânica" e "eletrônica" do zero, até chegar um ponto que consiga fazer um robô.

Foi isso o meu sonho desde pequeno.
Estou lendo as apostilas, mas estou entendendo pouco.

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 24, 2010 12:38 pm
Iniciante, leia isso !
Comecei a “mexer” com eletrônica quando tinha 10 anos. Após abrir meu primeiro rádio a pilha e fazer ele parar de funcionar dando curto em alguns componentes. Percebi que tinha o poder de destruir coisas usando a eletrônica... e pra um moleque de 10 anos isso já é um **** incentivo !

30 anos depois descobri a Guerra de Robôs e percebi que poderia continuar destruindo as coisas usando eletrônica. E pra um tiozinho isso é um **** incentivo...

Brincadeiras a parte eu diria que não há equações que determinem um tempo padrão. Cada um faz seu caminho. O início é sempre difícil, mas depois piora...

Você não vai entender muita coisa, no início não se preocupe em entender tudo, estude e faça algo com o que aprendeu, mantenha-se descobrindo... isso será seu incentivo.

Cuidado com o termo “robô” ele é muito abrangente. Eu diria que se uma criança pegar um carrinho de controle remoto, tirar a carroceria e colocar uma com braços e 2 olhos todo mundo vai falar q ele montou um robô !

LUCAS_L

Level 7
7422377 xp

LUCAS_L

Responder com citações
Mensagem Sab Dez 18, 2010 12:29 pm
Iniciante, leia isso !
Como o PauloChip dize não tem uma idade mínima para se começar eu por exemplo tenho 16 e comecei mexer com eletrônica, com uns 11 mais ou menos e digo por experiência própria que essa fase e muito boa porque você pode aprender muito e tem em mão material para praticar, eu comecei a me interessar por eletrônica pegando carrinho de controle remoto e abrindo eles e vendo o circuito tinha vários amigos meus que me davam seus carrinho quebrados para eu aproveitar algumas peças, e foi assim que juntei muitas peças que hoje eu uso.

Sobre as apostilas é assim mesmo eu não entendo muita coisa que leio, mas você tem que tomar cuidado para não ver se as apostilas que você pegou não são para quem já tem base em eletrônica ou mecânica. Sugiro que procure por apostilas ou livros de eletrônica básica e de uma pesquisada no YouTube porque nele você pode encontra vários vídeos de como montar robôs simples, eu mesmo criei um tópico que escolhi vários vídeos que ajudam os iniciantes tem vários vídeos que ensina a montar robôs simples, de uma olhada la:
http://robocore.net/modul...&highlight=

Boa sorte Wink  Wink
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido