CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  Next
Autor
Mensagem

Branco

Level 5
5434854 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
SAVUCA

Branco

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 05, 2007 9:55 am
Tutorial em Robôs de Combate
vhobom Escreveu:
Obs: se sabe q agente ta com um projeto de midle neh, wc2007 se dé zica é nois lah hein!!!!
Legal Vitor, parabéns pelo projeto! WC, estaremos lá... Abraço.

meggi

Level 9
9148384 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
RioBotz

meggi

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 13, 2007 10:01 am
Carrar,

a força contra-eletromotriz causada pelos enrolamentos do motor é proporcional à velocidade angular. A tensão elétrica gerada seria w/Kv, onde Kv é a constante de velocidade do motor. A tensão de entrada então é igual à soma das perdas de potencial da resistência e da força contra-eletromotriz:

Vinput = Rmotor * Iinput + w/Kv

E assim:
w = Kv * (Vinput – Rmotor * Iinput)

Rmotor não é variável, é a resistência do motor ou do circuito completo (a menos de variações com a temperatura).

[]s

Marco

Carrar

Level 0
40279 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
GRAU

Carrar

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 19, 2007 11:58 pm
Valeu!!! Prof Marco! Voltarei a postar pra esclarecer por completo outras dúvidas
3
Phantor

Level 0
685306 xp

Local:
Rio Claro / SP

Equipe:
OPCODE INC.

3
Phantor

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 03, 2007 1:29 pm
Bruno,

Parabéns pelo trabalho! Ficou muito bom mesmo! A única coisa que talvez eu faria diferente, é dentro de cada tópico, separar o texto descritivo da teoria. Isso ajudaria as pessoas mais leigas a aproveitarem o material sem se assustar com a teoria. (essa sugestão é da minha esposa hahahaha) 

No mais, está lindo mesmo o trabalho!

[]´s
Phantor

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Jun 08, 2007 2:04 am
Antes de começar a apresentar meus palpites quero fazer os elogios formais. Ja recomendei de monte o tutorial, mas até agora nada de dar opinião e elogiar. hehe
--------------------
Ficou fantástico! É algo impressionante a maneira como as informações foram passadas, de maneira clara, objetiva e GRATUITA. Parabéns a todos que estiveram envolvidos no desenvolvimento do tutorial. A Guerra não seria a mesma sem esse trabalho. PARABÉNS!!!
--------------------
Agora, tentando colaborar para uma próxima edição...
Vejo que ja comentaram diversas vezes que o tutorial deveria ter uma parte dedicada a "como pedir patrocínio". Acho que é melhor, antes disso, criar um capítulo "como criar uma equipe". Não da pra se apresentar pedindo um patrocínio sem apresentação.
Criar uma equipe não é simplismente jogar no mundo um grupo de amigos com um mesmo interesse e que defende um mesmo nome.

Nome >> Algo que a equipe irá carregar para onde for durante toda sua existência. Minha equipe tem o nome escrito em inglês, por isso não tenho como dizer "use nomes em português" (faça o que eu digo, não faça o que faço) Rolling Eyes . Escolher um nome nó idioma da equipe é uma boa sempre que existir algo que soe bem. No caso, a Crazy Botz, recebeu este nome pois as idéias não são das mais sãs e algo como Robôs Loucos, Robôs Malucos, Verrücktes Botz, .. nada disso soou tão bem.

Logo >> Sempre que possível, é bom ter uma imagem bem feita para acompanhar o nome. Vejo muita gente usando figuras prontas, montagens de photoshop, etc.
Recomendar a criação de imagens com poucas cores, sem degradê, e em formato vetorial é uma boa para que as equipes não tenham dificuldades ao reproduzir sua logo em algum lugar. Seringrafia, bordado, plotagem, ampliações, etc, tudo é mais fácil e barato de ser feito em desenhos criados em programas como o CorelDraw.
* Decidi escrever este tópico enquanto depilava alguns plotters da logo da minha equipe.*

No geral, é bom recomendar links para tutorias de editores de vídeo, Corel, CAD, etc. Abordar como operar esses programas ja desvia do foco.

Em paralelo ao assunto: Recebi de um professor meu, um tutorial de robôs em inglês. Em termos de páginas é bem maior que o da RioBotz, mas não tem relação com a guerra de fato. São sistemas mecânicos, prototipagem, etc. Boa parte pode ser adaptada ao nosso uso, outra parte pode ser descartada, como, por exemplo, nunca vi um robô de combate com suspensão.
Não me lembro para quem de uma das equipes daqui do site passei o arquivo pelo MSN. Em todo caso, se quiserem, posso repassar para mais alguém caso queiram dar uma olhada.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Guilherme619

Level 7
7242054 xp

Local:
Lisboa / ZZ

Equipe:
X-bot

Guilherme619

Responder com citações
Mensagem Sab Jul 07, 2007 8:52 am
Simplismente espetacular foi o meu guia em todo o projeto rsrs

Sem ele e vc's todos do "guerra de robos" eu tinha desistido nos primeiros problemas que encontrei para fazer o meu primeiro robô!!

Eu nem conheço quem fez o tuto mas ficou Muito bom, e queria dar um PARABENS pra toda a equipe RIOBOTZ, e já agora a todos vc´s que me ajudaram ai!!

Sthenyo

Level 0
990045 xp

Local:
Goiânia / GO

Equipe:
Alligator

Sthenyo

Responder com citações
Mensagem Qui Out 18, 2007 4:03 pm
Ao Prof° Marco.

Editei meu post deste tópico, para não interferir na intenção do mesmo.

As equipes precisam fazer bom uso deste forum, então eu retirei do meu post o que saia desta linha de raciocinio. Wink 

Abraços,

Sthenyo RS

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 7:08 pm
Bruno,

Senti falta de um indice linkado nele. Isto facilitaria muito as buscas.Quando se busca muitas vezes fica chato usar a busca por palavras.

Tipo manuais de motos...

abçs

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20739967 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 7:19 pm
paruvitu,

obrigado pela sugestao mas esse comentário já tinha sido feito no tópico original de comentários e sugestoes para o tutorial e já está sendo providenciado para a próxima versao

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 7:24 pm
Foi malz, qnd fiz a busca apareceram vários... e o primeiro q vir com um titulo sobre o tutorial.

abçs

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 9:00 pm
Ainda não temos uma data certa para o termino da versão 2.0 do tutorial, mas acredito que não vá demorar muito, antes de abril já deve estar disponível para download. 
A próxima versão não só contará com um índice, como também com outras novidades Wink

Abraços,
Dudu

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2008 10:06 pm
Pow, tow me achando um desses iniciantes chatos. Não achei o tal tópicos de sugestões... auehauehauehauhe. Embarassed 

Vou postas as minhas sugestões aqui mesmo;

Acho q seria legal incluir Taticas de combate, escolha de RCs, alguma coisa de mixagem e programação de RCs, Feather, Hockey, Sumô, Robôs de baixo custo e "monte seu carrinho de controle com sucata" Shocked .

flws!
.

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20739967 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 7:55 am
Aqui

Já pensei em mover aquele tópico pra cá mas o problema é que vao ficar 2 tópicos aqui sobre o mesmo assunto. O ideal seria unir os dois. Se bem que nesse aqui só tem a apresentacao. Eu poderia copiar a mensagem inicial desse tópico incluí-la na mensagem inicial do outro tópico, que já tem diversas sugestoes, acabando com esse aqui. Mas aí você teria que postar as suas sugestoes de novo, paruvitu. Pode ser?

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 8:28 am
Havia postado isso no tóipico de apresentação do tutorial, visto que lá não era o lugar devido para isso peço desculpas e transfiro para cá:

Minhas sugestões:

- Taticas de combate, 
- escolha de RCs, 
- mixagem e programação de RCs, 
- Feather, *
- Hockey, *
- Sumô, * 
- Robôs de baixo custo
- "monte seu carrinho de controle com sucata" Shocked .
- Incluir circuitos básicos, como ponte H com mosfets Pe N(pequean e suporta uns 20A com baixo custo) para hobby e feather, conversores ppm/pwm analógico como aquele do bobby blick, basicamente eletronica pra hobby e feather.

* = beseado no que vcs devem ter visto no exterior ou coisas que julguem pertinentes)

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 21, 2008 12:32 pm
Paruvitu, 

Infelizmente não deveremos incluir todas as suas sugestões:

- Táticas de Combate: Não acho certo ensinar como combater o robo X, Y ou Z, primeiro em respeito a equipe criadora do robô em questão; depois decorrer sobre as diversas possibilidades envolvidas em um combate, multiplicado pelos diversos tipos de robôs que existem, ocuparia um espaço enorme no tutorial. Táticas de combate, variam muito de acordo com os tipos de robôs, entre as equipes e principalmente entre os pilotos e seus respectivos estilos.

- Programação de RC: Incluir o básico OK, mas detalhar como fazer mixagens avançadas é complicado, ocupa muito espaço e nunca conseguiríamos cobrir todas as interfaces de programação existentes; sinceramente lendo o manual do rádio dá para aprender como fazer tudo isso. 

- Feather (e demais categorias) - É uma boa idéia dar uma pincelada nas categorias, mas o conhecimento aplicado a elas é o mesmo, logo não vejo o porquê de grandes aprofundamentos.

- Hockey e Sumô:  O tutorial é sobre robôs de combate, além do mais não temos nenhuma experiência com nenhuma das duas modalidades, logo não seria ético inclui-las. 

- Robôs debaixo custo: Infelizmente é complicado fazer robôs de combate de baixo custo, exceto quando há aproveitamento de material previamente possuido. Falar sobre robôs de baixo custo em geral, além de muito extenso, foge da proposta do tutorial. 

-"Monte seu carrinho de controle com sucata" - Também foge, e muito, da proposta do tutorial,  além disso existem tópicos no fórum que tratam bem do assunto, como o Line Follower e o C4 Project, ambos podem ser feitos de sucata de carrinhos de controle remoto, juntamente com mais alguns componentes. 

- Incluir circuitos básicos: Na verdade teríamos que incluir circuitos que nunca utilizamos. O tutorial conta apenas com coisas aprovadas na arena Wink 

Abraços,
Dudu

Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido