LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5 6  Next
Autor
Mensagem

Vido

Level 10
10647277 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Sab Out 06, 2007 1:47 pm
C4 Project - Carrinho elétrico básico
[C4 Project]
Eu tenho visto muitos iniciantes dizendo que gostariam de construir um projeto bem simples para um trabalho ou feira de ciências de sua escola. Com a intenção de ajudar, criei esse tópico para discutir sobre um nesses projetos escolares.

A História:
Há algum tempo atrás eu peguei alguns restos de carrinhos de controle e muito papelão, durepox e fita crepe... e estava criado um carrinho nojento, mal andava e quebrava a todo instante. Esse era o primeiro carrinho que eu construí, acho que eu tenha uns 12 anos, eu o chamei de C1 (Chassis 1). Deste ponto em diante eu o guardei para sempre.

Ele ficou mais ou menos assim. Você têm que imagina-lo com uma bola de durepox prendendo do motor e todo o resto enrolado em fita crepe.

Alguns meses atrás, fuçando nas minhas cosia velhas, eu achei o C1! E tive a brilhante idéia de reconstruí-lo. Havia apenas 2 coisas que eram possíveis de se aproveitar: o eixo e as rodinhas da frente. O resto era lixo, inclusive o motor. Houve três tentativas de criar uma plataforma decente. Uma foi com isopor (C2), uma bandejinha de carne para ser mais preciso, mais o material é tão frágil que não agüentava nem prender o motor e eixo. Eu usei o isopor porque pensei: “Ah menos peso ele vai correr mais...”. O C3 foi feito com acrílico (aqueles de box de banheiro), era uma material legar, dava para cortar e furar... mais quando eu fui prender o motor, ele não agüentou a pressão e trincou inteiro... esse foi o fim. E por fim decidi utilizar a madeira, de longe o melhor material. A madeira permite furos e pressão. O C4 então foi construído.

Antes do C4 eu prendia o motor com fita isolante, porém como a madeira não flexionava igual aos outros materiais, o motor não ficava bem preso. Portanto eu descobri que o acrílico, quando aquecido, pode ser modelado. Então tive que descartar a primeira plataforma do C4, por o eixo ser preso muito na extremidade da plataforma, não deixando especo para um parafuso. Então tive que alterar a fixação da bateria, passou a ser transversal (como é agora) e não mais longitudinal (com era no C1). Ficou muito bom, resistente, didático. 

Como vocês podem ver há alguns furos a mais que não estão sendo usados, eles foram feitos para colocar outras funções (chave on/off e luzes).

A Estrutura:
A plataforma foi feita em madeira e os elementos para a fixação em acrílico, como já foi dito. Para cortar a madeira e o acrílico eu usei aquelas serrinhas amarelas, e furei com furadeira. E o acrílico foi moldado no fogão da minha cozinha. O único detalhe é que o eixo não dava a altura suficiente para que a engrenagem encostasse no motor, então tive que fazer um sulco na plataforma para encaixar o eixo. Para prender o eixo eu cortei um pedaço de acrílico e o parafusei na parte de baixo do C4, porém foram necessários alguns calços para que o eixo não ficasse travado. O eixo foi retirado de um carrinho de controle, e foi posto um canudo (do Mc Donald’s, como vocês podem ver) para que o eixo girasse livre, o canudo funciona como um rolamento. As rodinhas de frente são daqueles skates de dedo, as porquinhas e eixnhos também. Todas as tiras pretas na foto são borrachas de câmara de ar.

O Esquema Eletrico
É bastante simples, chegando ao obvio. O motor é ligado diretamente e bateria.
Em um aprimoramento há uma interruptor entre os dois. E posteriormente vou criar luzinhas com leds.

A única curiosidade é como eu fiz os conectores da bateria: Eu descontei uma bateria velha e retirei os contatos, assim criando um conector.

Conclusão
Para quem já mexe com robôs e coisa tal... é uma coisa bem bobinha o que eu fiz. Ainda assim é legal para que está começando.

Última edição feita por Vido em Seg Abr 14, 2008 7:14 pm; editado 1 vez no total

trovao

Level 3
3973330 xp

Local:
serra azul / AC

trovao

Responder com citações
Mensagem Qui Out 25, 2007 10:53 pm
parabéns pelo seu projeto
muito bem feito e muito didático
sem comentários 
muito bom  Very Happy 
bom fim de semanas até +++

http://www.youtube.com/wa...h?v=qwN9w9I97Zk

bibatz

Level 0
399579 xp

bibatz

Responder com citações
Mensagem Dom Dez 16, 2007 8:10 pm
puxa, muito legal mesmo1
Sou totalmente iniciante e faço coisas bem parecidas com o seu C4.Mas nunca tive a idéia da madeira.Sempre usei carrinhos de plástico , mas eles nunca tinham uma boa forma.Muito boa sua aulinha! Smile

Vido

Level 10
10647277 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Seg Dez 17, 2007 7:25 pm
Obrigado aos dois;

Esse tópico foi só para a galerinha mais perdida ter um noção bem básica (e bote básico nisso). É o feijão com arroz.
Se vocês construirem um desses vocês vão ter noções básicas de:

- Motores elétricos
- Caixas de redução
- Trabalhar com ferro de solda
- Trabalhar com furadeira
- Corrente elétrica e tensão (amperagem e voltagem, repectivamente)
- Criar peças. Como por exemplo a tira de acrílico que prende a bateria e o motor, ou a própria plataforma de madeira.
- Além de exercitar a criatividade

Quem quiser o Arroz, Feijão e Bife: Dê uma olhada no Tópico do Delay (rdesda):
Follow Line Bot

Falou galerinha!

Pipo

Level 0
767138 xp

Pipo

Responder com citações
Mensagem Qua Jan 02, 2008 12:28 pm
Só uma pergunta. Esse carrinho aí em cima só anda pra frente e pra trás (se inverter os pólos) certo??

Na minha opinião ta bacano, eu que sou+- iniciante.. Smile .

Vido

Level 10
10647277 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Qua Jan 02, 2008 3:48 pm
Pipo Escreveu:
Só uma pergunta. Esse carrinho aí em cima só anda pra frente e pra trás (se inverter os pólos) certo?? Na minha opinião ta bacano, eu que sou+- iniciante..
Sim, ele anda para frente e para trás. É só inverter os pólos. Como todo motor DC, basta apenas inverter os pólos para inverter o sentido da rotação. Dê uma olhada nesses links para mais detalhes: http://www.feiradeciencia...tor_teoria1.asp http://pt.wikipedia.org/w..._el%C3%A9tricos http://pt.wikipedia.org/w...e_cont%C3%ADnua Porém, da maneira a qual foi montado, não é possível andar para trás. Eu usei um conector, para ligar o motor na bateria, próprio para ligar baterias. Portanto ele não encaixa com os pólos invertidos. Mas se não fosse assim, o carrinho poderia andar de ré numa boa. Nas primeiras versões ele não fazia isto. As plataformas de isopor e papelão eram pouco rígidas. Em outras palavras, elas envergavam com muita facilidade. Isso fazia com que o motor saísse do lugar no foi fixado. E perdia a transmissão. Portanto, se você quiser fazer um carrinho que vá para frente e para trás, fixem bem o motor. Evite usar papelão ou isopor. Use parafusos, além de mais fácil para montar /desmontar, são baratos (cada um custa R$0,05).

Pipo

Level 0
767138 xp

Pipo

Responder com citações
Mensagem Qua Jan 02, 2008 9:11 pm
Pois é, assim não dá pra inverter os polos devido ao encaixe usado para a pilha, é frequente ser encontrado em despertadores, mas com um diferente, ja dá para inverter.

Obrigados pelos sites!

Eu já conhecia alguns motores porque quando se avariavam coisas, tipo carrinhos telecomandados e leitores de cds dos computadores eu desmontava-os e aproveitava varias peças como os motores para fazer algumas brincadeiras, principalmente ventoinhas, pra tentar mover alguns carrinhos pequenos... Very Happy 

Actualmente estou a trabalhar num projecto de escola, é um carro rc todo construido com coisas "velhas". A parte mais complicada de fazer se calhar vai ser a direcção, mas se eu depois tiver alguma duvida posso perguntar aqui, né??  Wink

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Fev 05, 2008 8:51 pm
Dirigir com duas rodas não é nada complicado, basta empregar o mesmo princípio adotado em tanques de guerra. Tirando o Puminha, todos os robôs da minha equipe (Riobotz) empregam apenas duas rodas.

Eduardo Ristow

vhobom

Level 15
15994970 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Vh-Botz

vhobom

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 06, 2008 7:52 pm
Em robos de combate só é interessante usar 4 rodas em robos que dependem mais de tração e potência nas rodas como os robos de rampa: orion (MW) e Puminha (hW).

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 07, 2008 1:50 am
Vido, só estou falando agora, mas queria dar uma sugestão:
Complementar o título do tópico, porquê "C4 Project" não quer dizer muita coisa.
Algo como "C4 Project - carrinho motorizado básico" seria mais intuitivo para iniciantes
Afinal, C4 pode ser desde um explosivo até um carro da Citroën.

Level 0
0 xp

3
starbuck1

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 14, 2008 1:47 pm
kkkkk, pode ser um explosivo ou um carro da citroen, exelente trocadilho!!!!

eu concordo que o topico poderia dar mais detalhes do projeto C4, eu fui descobrir do que se tratava em outro topico aqui do forum

Vido

Level 10
10647277 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 14, 2008 6:44 pm
starbuck1 Escreveu:
eu concordo que o topico poderia dar mais detalhes do projeto C4, eu fui descobrir do que se tratava em outro topico aqui do forum
starbuck1, Desculpe o sarcasmos, Mas como você quer algo mais elaborado se o carrinho só serve para andar em linha reta? Os freios do carrinho são baseados nos impactos contra as paredes que encontra pelo caminho, você esperava o quê? Admito que o texto foi escrito de maneira muito informal, propositalmente. Infelizmente não tenho tempo disponível para retifica-lo de uma maneira mais correta. Portanto ele vai ficar desta forma. Quanto a sua sugestão Frost, vou acatá-la.

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 17, 2008 10:14 pm
legal.

P.S.: tinha lido antes mas não estava logado.

Level 0
101524 xp

3
homemdeferro

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 14, 2008 8:28 am
desculpa interomper,
mas nao ensinou a fazer o controle do carinho c4,
como q deve fazer o controle!!!
3
homemdeferro

Level 0
101524 xp

3
homemdeferro

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 14, 2008 10:32 am
Sim,
mas sera q vc sabe onde eu acho um guia pra mim fazer um robo q ande(frente,trás,lado direito e lado esquerdo)nao prescisa ter armas!!!
vlw
Ir para página 1 2 3 4 5 6  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido