CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next
Autor
Mensagem

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Vh-Botz

vhobom

Responder com citações
Mensagem Sex Nov 30, 2007 10:42 am
Controle de Corrente
DenisFF, o nivel dos combates hoje estã muito grande, não tem como encaixar tudo isso em um projeto compacto que aguente pancadas!!!

Quando participar ou até mesmo ver de perto, tenho certeza que mudará sua opinião!

Abraxx

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Nov 30, 2007 9:45 pm
Controle de Corrente
Aqui ta parecendo que um fala que usa PIC (8-bit) e outro quer compara com um Intel (64-bit) em uma VM 32... vai entender.

Denis FF, quando der, dê um exemplo mais paupável do que simplismente jogar mais um assunto ao vento. Links, diagramas, imagens, ...

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!
3
DenisFF

Level 3
3781814 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

3
DenisFF

Responder com citações
Mensagem Sab Dez 01, 2007 3:44 pm
Controle de Corrente
Quanto ao tamanho para poder encaixar no projeto, um controlador Fase/Frequencia nao e maiol do que uma placa controladora Scorpion, ou em termos mais faceis nao e maior que um maço de cigarros ( e isso para potencias equivalentes da 40A ).

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jan 10, 2008 8:58 pm
Controle de Corrente
Agora sim, posso me dedicar atmbem a parte práica. Meu múdulo chegou! Very Happy 

Vou seguir a sugestão do Pau10 e usar o PIC 12F675. Não achei nada que parecesse melhor.

Agora, uma dúvida minha é com relação a como gravar esse "serzinho". Nunca fiz nada com PIC's mas já vi gente montando gravador de PIC (e da-lhe BUG). Procurei na internet algum diagrama que viesse com o programa, mas não encontrei nada. To com vontade de economizar, me divertir e aprender algo mais. Alguém sabe me dizer se compensa mais comprar um programador pronto ou montar um? E se for pra montar... alguém tem o projeto?

Ah..., ainda to aceitando indicações de referências bibliográficas sober qualquer coisa relacionada a eletrônica, PIC's e programação em C. Meu curso não tem algumas cadeiras que preciso Crying or Very sad. Conhece um livro legal? Indica aí por favor! Wink 

Fora isso, daqui em diante, acho que terei muito mais coisa pra perguntar. Laughing

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jan 10, 2008 9:13 pm
Controle de Corrente
Vetor,

Muito legal saber que o rabbit chegou, depois seria legal um review Wink
sobre o programador de pic um muito conhecido que tem o circuito na internet é o Willem, mas existem outros mais simples que resolvem o seu problema, como esse da Jason-soft.
Sobre um livro, um que é sempre indicado é o Desbravando o PIC.

Abraços,
Dudu

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jan 10, 2008 9:50 pm
Controle de Corrente
evristow Escreveu:
Muito legal saber que o rabbit chegou, depois seria legal um review Wink
Podexá que todos os resultados serão comentados.
evristow Escreveu:
sobre o programador de pic um muito conhecido que tem o circuito na internet é o Willem, mas existem outros mais simples que resolvem o seu problema, como esse da Jason-soft.
Haha, valeu. Acho que vou fazer esse mesmo!
evristow Escreveu:
Sobre um livro, um que é sempre indicado é o Desbravando o PIC.
Esse, de fato, merece ser recomendado, mas to procurando algo mais. O Pau10 citou um tal capacitor para desacoplamento no início do tópico... não sei o que é isso e queria poder achar coisas assim em um livro. Elétrica e o básico que o pessoal comenta no fórum (PWM e afins) eu intendo, mas falou em circuitos que precisam de interpretação... Rolling Eyes tofu. hehe

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Qui Jan 10, 2008 11:13 pm
Controle de Corrente
Vetor,
pesquisando no Google achei esse site...

http://www.edutecbauru.com.br/

dei uma rápida olhada e achei muito bom
espero ter ajudado!
 Very Happy 

abraços

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jan 10, 2008 11:57 pm
Controle de Corrente
Aulinhas!!! Que beleza. Valeu bolim. Wink

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jan 17, 2008 11:19 pm
Controle de Corrente
Bolim,

Mandou muuuuito beeeem!!!! Parabéns!

Para quem quiser dar uma olhada em Atmel AVR, outro µC muito potente, um bom site é o AVR Freaks.

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Fev 27, 2009 1:32 am
Controle de Corrente
Borowiski,

Não entendi bem, você tem o esquemático de um circuito que usa um PIC, mas nele não estão apontados onde colocar o cristal e os capacitores? 

Recomendo ler o datasheet do PIC em questão e corrigir o esquemático, já que tais componentes podem ser essenciais, o cristal é! 

Para te adiantar o cristal não tem polaridade, já os capacitores podem ter se forem eletrolíticos.

Abraços,
Dudu

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sex Mar 27, 2009 7:20 pm
Controle de Corrente
OI Smarley...

Há vários tópicos relacionados ao controle de corrente, alguns abordam sensores p "qualquer" corrente como é o caso dos shunts.

Sugiro usar o busca aqui do forum...

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sab Mar 28, 2009 10:11 am
Controle de Corrente
Normalmente, após o shunt, vc usa um circuito q compatibiliza o valor resultante do shunt com o valor de tensão necessário para seu AD.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 29, 2009 5:54 pm
Controle de Corrente
É comum termos um valor de AD oscilante.

Isso pode ter diversos motivos e pode ser até proposital. O importante é vc saber a origem da flutuação e se ela pode ser eliminada sem impacto negativo na sua análise.

Os problemas mais comuns são:

Arrow Sinal de origem oscilante:
Ocorre por diversas razões e pode ser integrada com a adoção de um capacitor de valor calculado na entrada do AD. Esta integração tbm pode ser feita por software a partir de várias leituras e média ponderada;

Arrow  Fonte de alimentação:
Mesmo bons circuitos de fonte de alimentação podem gerar pequenas variações nos terminais do PIC o q compromete leituras de AD. Quando as trilhas de alimentação são longas há necessidade de fazer o desacoplamento com um capacitor de 100nF conectado o mais próximo possível entre o VCC e o GND do PIC. Muitos desprezam os 3 capacitores necessários aos reguladores de tensão LM7805, não os ignore !

Arrow  Indução no sinal:
Longos cabos ou trilhas podem induzir interferência da rede elétrica ou gerado por motores, relés e outras fontes de ruído. Estes ruídos são convertidos em níveis de tensão que fazem oscilar os valores dos ADs. A isolação física e elétriacs é crucial p estes casos;

Arrow  Alta impedância na entrada do AD:
Está especificado no data-sheet que a impedância máxima aceita em uma entrada do PIC é de 10Kohms. Se ela estiver acima disso vc terá oscilações na leitura. Vc não sabe o que é impedância ? Xiiiii Confused 

Arrow  Erro na leitura:
A conversão AD exige uma configuração prévia e leva um tempo para ser executada, que depende do valor do oscilador usado. Se a configuração estiver errada ou vc não estiver dando tempo para conversão acabar vc terá valores oscilantes. Já comentado em posts anteriores.

Ou seja: Sim, eu já tive alguns problemas de valores de AD oscilando  Laughing

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 31, 2009 11:23 am
Controle de Corrente
Putz cara.... não tô entendendo nada... Acho  q não li seus posts direito.

Este chip, pra começar, é muito bom, aliás, a Allegro é uma empresa relativamente nova e só faz filé-mignhom.

A saída do ACS varia conforme a corrente medida e seu limite é aproximadamente 5V, nunca mais que isso. Sua saída é totalmente linear e proporcional, o q significa q vc pode medir, virtualmente qualquer montante de corrente (dentro dos limites de -5A a 5A), basta seu AD dar conta do recado.

Se este for o caso não há necessidade de colocar qualquer circuito entre o ACS e o AD, nem mesmo 1 resistor. A propósito, a impedância de saída do ACS é de 4.7Kohms (conforme dados da pg.4 Rload), totalmente compatível com o AD do PIC.

A regra geral diz: Quanto maior a quantidade de componentes maior a possibilidade de problemas, então eu ligaria direto mesmo.

Mas a grande questão é que vc quer medir apenas de 0A a 300mA o que é muito pouco comparado com o "fundo de escala" deste componente. Pelo data-sheet para cada Amper vc terá 185mV a mais na saída (pg.5 Sens), então cada mili Ampere resultará em 0,185mV na saída. Como vc quer medir de 10 em 10mA o seu AD precisa ter uma resolução suficiente para detectar alterações de 1,85mV. O que é uma variação MUITO baixa.

Para saber qual será a sensibilidade de um AD vc precisa pegar a tensão de referência do AD (no PIC pode ser o VDD ou um pino por onde se injeta a tensão de referência) e dividir pela resolução. EX: Vref/8bits = 5/256=0,01953125 ou seja 19,5mV que é 10 vezes superior (inferior) ao q vc precisa.

As soluções possíveis são:  
1- Diminuir a tensão de referência do AD;
2- Aumentar a resolução do PIC (trocando o PIC por outro de maior resolução);
3- Utilizar um circuito que amplifique somente a faixa de interesse.

1- Para diminuir a tensão de referência é necessário configurar o PIC para que um dos seus pinos aceite esta tensão. Como vc precisa de um precisão 10 vezes maior vc terá que aplicar uma tensão 10 vezes menor, ou seja, 0,5V. Eu, sinceramente, nunca trabalhei com uma tensão de referência tão baixa, nem sei se o AD do PIC aceita esta tensão como referência (consulte o data-sheet). De qualquer forma o circuito ficará muito susceptível a ruídos porque esta tensão de 0,5V não poderá ter ripple (oscilações AC) superiores a 0,1% (500uV) e isso é muito difícil de se conseguir (mas não é impossível);

2 – Vc pode usar um PIC com resolução de 10bits ou 12bits. 10bits dará (usando VDD (5V) como Vref) uma precisão de 4,8mV insuficiente para sua aplicação.
12bits dará uma precisão de 1,2mV suficiente para sua aplicação. Vc continuará precisando que sua fonte de 5Volts tenha baixo ripple, mas isso é muito mais fácil do que conseguir uma referência de 0,5V !

3- A maioria dos projetos acaba por utilizar um circuito amplificador para “modelar” o sinal para o AD. Isso é totalmente viável e precisa q vc conheça como os amplificadores operacionais funcionam (o que eu não irei explicar aqui, use o Google) mas como eu já disse, eu prefiro circuitos mais enxutos.

Arrow  Sinal de origem oscilante:
Não, o sinal não vai sair do ACS, o sinal vai sair do circuito q vc quer medir e passará pelo ACS p conversão. Eu estava me referindo as oscilações do circuito q vc quer monitorar;

Arrow Fonte de alimentação:
São estes capacitores mesmo, não se esqueça do capacitor de 100nF junto ao LM7805. Um grande capacitor não dispensa a utilização de capacitores de valores menores porque cada capacitância tem o poder de filtrar uma determinada frequência de ruído, Vc já viu vários capacitores de diferentes valores em paralelo ? É por isso;

Arrow Indução:
Esqueça a proto-board, ela só serve p brincar de led piscando (brincadeira), monte sob uma placa padrão, não é ideal mas é muito melhor;

PS1: Se vc realmente gostou do fórum ajude-nos a mantê-lo, arregaça as as mangas e comece a ajudar os colegas q tem dúvidas, mesmo q vc tenha q estudar pra isso !
PS2: Não parece q estamos te ajudando. Não sei se vc notou os raios q tem abaixo das mensagens, é por ai q nós medimos o quanto a resposta foi útil !

3
vpinho13

Level 0
444747 xp

Local:
campinas / SP

3
vpinho13

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 23, 2012 7:04 pm
Controle de Corrente
Amigos estou com o mesmo problema.

Eu quero (preciso) ler a corrente de um celular desligado, apenas com a bateria conectada. A corrente que deve ser lida no celular com a bateria ficará na casa dos 10~11mA.

Pretendo usar o ACS712 que mede correntes à partir de 3mA conforme datasheet do fabricante.

Vou usar o Arduino para tratar a leitura dessa corrente.(atmega 328).

O problema é que se eu usar uma variável de 10 bits vou ter algo em torno de 5v/1024 = 0.0048mV. 
Mas o ACS várias apenas 0.185mV a cada 1A que varia na sua base.

isso me daria algo em torno de uma medição de 1000mA divido 10mA vai dar dividido por 100 certo

0.185/100 = 0.00185 bem abaixo do que a capacidade de medir a váriação do arduino.

Como posso tratar esse sinal?

Tem algum CI comercial que seja capaz de medir valores de corrente nessa ordem?/

valeu pessoal.
Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido