Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Autor
Mensagem
Bom dia a todos, Meu nome é Victor Hugo e sou estudante técnico de Mecatrônica, tenho interesse em estar aplicando o aprendizado das diversas áreas lecionadas durante o meu curso, e vi na RoboCore Winter Challenge uma excelente oportunidade. Junto a colegas de classe elaborei um projeto para estar participando do Winter Challenge 2008, mas quando estavamos elaborando a idealização do projeto houve bastante discordancia quanto a previsão aproximada do orçamento. Consideramos que com um orçamento de R$1500,00 seria possivel a construção mas este poderia ter um teto máximo de R$2000,00. Achei este orçamento muito elevado para um hobbyweight do qual estaremos projetando e construindo tudo, desde a eletrônica do rádio controle até a possível arma e estrutura. Gostaria de saber a opinião de vocês que já participaram dessas competições quanto a isso. Desde já Obrigado, Victor Hugo
Level 33
33735234 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
33735234 xp
Local:
Poços de Caldas / MG
Bem Smith. Pelo que estou vendo vcs estão com um projeto bom e acima de tudo , REALISTA. Os seus valores estão corretos. Se vcs forem realmente depender de comprar e usinar todas as peças ... fora criar uma eletronica e controle..... estes valor é o mínimo que irá gastar. Só a compra de matéria prima de boa qualidade e Usinagem de peças toma muito dinheiro. A compra de um rádio controle leva quase 700 reais. Caso vcs o desenvolvam.... duvído que este valor não fique no minimo a metade(350). Tem que ver, que ainda existe o pagamento de custeio de transporte de peças de um lugar para o outro. E baterias tb levam uma boa parte deste dinheiro, junto com um bom recarregador, fora motores, caixas de redução... etc Acho que com 2000 reais vcs poderão fazer um ótimo projeto, sem recorrer a sucata. E de alto nivel de competição. Infelizmente..... estas coisas saem caro. O que posso te falar para ajudar é tentar buscar descontos, ou patrocínio de serviços e peças. Para abaixar seu custo e dexa-lo mais leve. Grande abraço e bom projeto. Wurs
Oi Smith... Se sua equipe sabe exatamente onde gastar o dinheiro, então acho R$1500,00 um orçamento realista para uma equipe q vai montar toda estrutura eletrônica/mecânica. Caso contrári só um rádio Futaba pode custar bem mais q seu orçamento inicial. Quando não se conhece muito de combate de robôs acaba-se gastando muito mais q isso, já q vc acaba tendo q realizar várias pesquisas e tentativas até chegar em seu objetivo "final". []s
26101173 xp
Local:
Joinville / SC
26101173 xp
Local:
Joinville / SC
Smith, na minha opinião, a melhor avaliação de custo/benefício será feita pelos patrocinadores. Se você mostrar que todos os valores serão bem aplicados e que o seu projeto é eficiente e ficaz, nem se preocupe com o valor total em relação à média da categoria. Agora, vale lembrar que já existem hobbyes que custam mais que middles. Muita gente se assusta com isso, mas fazer o que? Se você julga que seu projeto compense o investimento, vá em frente e seja feliz!
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Smith, Acho o seu orçamento bastante realista, com 1500 ~ 2000 reais dá para montar um hobbyweight de nível internacional, basta ver o caso do nosso segundo robô desta categoria o Puminha (valores aproximados, não tenho os exatos aqui agora, portanto chutei para o alto): Alumínio 6061 (frente, traseira e laterais): R$100,00 Alumínio 2024 (fundo): 20,00 Policarbonato (tampa): R$ 25,00 Titânio (rampa): R$ 80,00 Motores (4 com caixa de redução): R$ 450,00 Rodas: R$ 100,00 Baterias (2, 1 de reserva): R$300,00 Eletrônicas: R$ 250,00 Parafusos: R$ 30,00 Total: 1355,00 Contando que o Puminha é um robô sem arma ativo (porém muito agressivo e rápido), com um pouco mais dá para montar algo muito bom com arma ativa. Não somei o valor do rádio, já que ele pode variar muito e compartilhamos o mesmo rádio com diversos robôsTambém não considerei o valor da usinagem, já que a mesma foi feita por membros da equipe,e carregadores de bateria, que já possuíamos. Concordo plenamente com o Wurs e o Pau10 que saber o que e onde comprar pode salvar o seu orçamento e que pensar no transporte dos robôs e integrantes para a competição é fundamental. Contudo discordo plenamente do Vetor, quando diz que "a melhor avaliação de custo/benefício será feita pelos patrocinadores. Se você mostrar que todos os valores serão bem aplicados e que o seu projeto é eficiente e ficaz, nem se preocupe com o valor total em relação à média da categoria". Sinceramente se um patrocinador te dá 20000 reais para fazer um robô e a média da categoria é 2000, ele não apenas espera, mas crê, que você tem obrigação de ganhar a luta. Afinal você possui uma vantagem monetária de 1000% sobre os seus concorrentes e tal investimento deve ser compensado. Um caso conhecido por muitos é o do robô norte-americano Doom On You, todo feito de titânio usinado e que custou 30000 dólares e não obteve nenhum resultado expressivo. Obviamente os patrocinadores não ficaram muito felizes. Pelo que tenho visto, em todos os detalhes da construção de um robô de combate o efeito de escala, logo um Hobby custa normalmente um décimo de um Middle, mesma relação entre o peso das categorias. Abraços, Dudu
|
Level 26
26101173 xp
Local:
Joinville / SC
26101173 xp
Local:
Joinville / SC
evristow, "Doom On You"? Aqui no fórum, certa vez foi mensionado que o robô era outro. Guardei a foto, e to postando ela pois o robô não se parece nada com o do tutorial.Esse sim até se parece mais com um robô de titânio realmente usinado valendo U$ 30.000. Ah, quem me dera ter R$ 20000.
Quando eu citei "custo/benefício", me referi justamente à análise do projeto quanto a ser ou não coerente. Caso o patrocinador do tal robô de 30000 dólares não seja um milhonário exêntrico ou não tenha uma empresa a fim de mostrar do que sua usinagem é capaz, acredito que o tal projeto não foi sequer analizado corretamente. Se o tal robô for o da foto, basta um wedge se apresentar, para ele perder consideravelmente suas chances de vitória, e se for o Doom On You tal como no tutorial, eu não apostaria um centavo nele. Pra descolar uma fração desses 20000 eu estou ralando um bocado para documentar todos os detalhes do projeto. Desde a inovação proposta até as alterações feitas por "previsão" das falhas. O valor que busco não é o custo real do robô. Como não tenho nada de equipamentos até o momento, incluí carregador, controle, etc. isso não significa que o custo seja inferior ao que peço, pois este é o valor que falta. Já tenho alguns materiais e os serviços de fundição, usinagem e TT são por conta da facul.
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Hehehe você está falando do Buster... bem esse foi bem mais caro que os 30K do Doom on you: custou apenas 100000 dolares!!! Esse robô foi todo feito na oficina do Team Whyachi:![]()
![]()
Vale a pena dar uma olhada nas outras fotos: http://homepage.mac.com/h...otoAlbum12.html E, ao contrário do Doom On You, até que bate bem, mas ainda sim perde para robôs que custaram 5 vezes menos! Uma boa luta dele é contra o SuperMegaByte: http://www.youtube.com/wa...h?v=7OFKSfnlcr8 O Doom On You é esse aqui:
Concordo que ambos os robôs não são tão bons quanto o que custaram
Quanto a compra dos equipamentos, realmente isso consome um bom dinheiro... nem me fale. Abraços, Dudu
|
Level 10
10647463 xp
Local:
São Carlos / SP
Equipe:
THE_KILLERS
10647463 xp
Local:
São Carlos / SP
Equipe:
THE_KILLERS
Antes de expor robôs com orçamento estratosférico, acredito que esse não é o caminha para se avaliar a questão inicial. Considerando que um rádio custa aproximadamente R$ 700. Um robô de primeira viagem, na minha humilde opinião, não deve custar mais do que R$ 900 (incluindo o rádio). 1º- Para um primeiro projeto é sabido que o construtor dá inúmeras cabeçadas até conseguir definir uma direção a ser tomada. Acho que um orçamento muito grande no primeiro projeto só irá dificultar as coisas. Pois muitas vezes, no início, não se tem a noção exata do que se está fazendo. 2º- Como a experiência só é adquirida com o tempo, não seja afobado para construir “o melhor” robô logo de cara. Do primeiro para o segundo robô há uma evolução estúpida. Por esse motivo, na minha visão, não se deve esperar grandes resultados logo de cara. Ambição é bom, mas calma é indispensável. Se você quer chegar com o pé na porta, a chance de se decepcionar é grande. A recíproca também é verdadeira. Eu sugiro um orçamento “Fome Zero”: - Baterias: Seladas 12v 5A/h-> R$40 || Problema é que elas pesam 1kg - Motores da Locomoção: Pittmans -> R$20 || Bons, mas não os melhores. Ou de parafusadeiras -> R$35 || São suficientemente rápidos e frágeis pra agüentar 3 minutos. Ambos têm a caixa de redução frágil demais. - Motores da Arma: DeWalt -> R$70 || São fáceis de achar e bons. Ou GPB, mas eu acho loucura. Assim como as baterias da 1kg. - Estrutura: Retalhos de perfis de box. Principalmente aqueles que correm as rodinhas do box. - Arma: Nacos de mola de caminhão || Problema é que são extremamente difíceis de se trabalhar. - Eletrônica: “Faça a sua !” e tudo deve ficar em torno de R$30 a R$50 dependendo do que você fizer. Todo o resto: Use a criatividade, faça amizade com o tiozinho da oficina, e fale com aquele amigo seu que mexe com eletrônica. É obvio que não é um robô extremamente competitivo. Mas enfim é um bom orçamento para um primeiro projeto. Com certeza você vai ganhar algumas lutas, caso você faça um bom trabalho. E no próximo ano, um orçamento de 800 (descontando o rádio) te dará grandes chances de subir ao pódio. Uma coisa é dar cabeçadas com um orçamento de R$150, outra é dar cabeçadas com R$800. Construir robôs é um máximo, mas no seja afobado. Mas é apenas um conselho. E se conselho fosse bom, não se dava, vendia.
Olá pessoal!!! Concordo com o Vido, orçamento ilimitado (+ de $500 para um hobby) não é boa uma opção, principalmente para equipes novas. Para um iniciante, quanto maior é a limitação de verba, máquinas, recursos, materiais, mais a criatividade é utilizada. Lógico que com dinheiro pode-se dispor de materiais com tecnologia avançada, se você estiver disposto a arcar com os custos exponenciais, mas se aprende mais com algo simples e barato do que com módulos prontos e caros. Por exemplo o nosso hobby, o Nanicolino, foi feito por diversão na última semana, a custo ZERO. A bateria não aguentou as brincadeiras de jogar coisas para cima minutos antes do round, mas foi divertido... hehehe..... quem sabe a que altura um pote de graxa de doce de leite pode ser arremessada??? Mais ou menos o que gatamos: Motor locomoção: 2 pittmans emprestados dos carrinhos de uma matéria Rodas: da mesma fonte da locomoção Bateria: Patrocínio de 4 jogos de 12V 3Ah Motor arma: restos da furadeira quebrada Estrutura: pedaço de alumínio gentilmente cedido (patrocínio que não foi comunicado) do lab ao lado. Estrutura da arma: perfil de 4340 gentilmente emprestado (se uma barra tem 6m, vão sentir falta de 200mm????) Eletrônica locomoção: Microprocessador de 8 conto mais uns transistores porcarias (perdem muito, mas quebram um galho) LEDs pisca pisca: 555 e mais auxiliares encontrados depois de 5 minutos olhando a caixinha de CIs Eletrônica arma: Não deu tempo de fazer as rotinas no uC, foi servo e rele. Porco, mas funciona. Quando eu chegar em casa tento postar uma foto... hehe... o projeto foi feito em papel ecologicamente correto e reutilizado... Acoplamentos, parafusos e afins: Não sabem o que uns restos de polia e uma lima são capazes de se transformar... Inscrição: R$10,00 Custo total: R$10,00 Bom, a dica que eu deixo é para se programarem bem, deixem tudo pronto (no cronograma) dois meses antes e levantem a verba antes de iniciarem qualquer construção. E principalmente, usem a criatividade!!! Até!!!!!!
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Vido, Concordo que expor o Buster pouco teve com a dúvida do Smith, porém foi uma pequena discussão paralela que surgiu no tópicoÉ um exemplo que mostra que dinheiro não é tudo. Sinceramente com pesquisa e estudo um orçamento de respeito pode ser muito bem aproveitado. Logo discordo de que o primeiro robô com rádio deva custar apenas 900 reais (com 700 reais destes apenas para o rádio). Concordo com os dois pontos que você escreveu. Realmente é sabido que no primeiro projeto haverá muitas cabeçadas e que a experiencia só é adquirida com o tempo. Porém pessoas com experiência em engenharia mecatrônica têm muitas chances de fazer um bom robô de primeira. Logo não tem por que utilizar bateria de chumbo, se você sabe que baterias de NiCD ou LiPo são bem melhores e tem como compra-las. Não tem por que comprar motores fracos, se você sabe onde comprar melhores. E não tem por que recorrer a sucata se você pode comprar materiais melhores. Quanto a fazer a sua eletrônica logo de cara, bem a não ser que a pessoa saiba o que está fazendo e faça algo robusto, é melhor comprar uma, afinal o que mais vemos são bons robôs que saem da competição por que a eletrônica foi para o espaço. Porém a criatividade nunca pode ser substituída pelo dinheiro
Abraços, Dudu
|
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |