CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next

Você concorda que a competição vinculada ao ENECA seja restrita somente a instituições de ensino?
Não
30 
 76% 
Sim
 23% 
Usuários que votaram : 4
Total de Votos : 39

Autor
Mensagem

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 12:06 am
Por que só Instituições de ensino na competição do ENECA?
Estive pensando sobre essa antiga regra que restringe a inscrição na guerra (ou melhor, competição  Wink ) do ENECA a equipes vinculadas a instituições de ensino (IdE).

Nunca entendi muito bem o propósito dela e agora começo a achar que ela pode  prejudicar de certa forma a evolução dos eventos já que as equipes particulares estão se mostrando cada vez mais importantes no cenário nacional.

Queria saber a opinião dos competidores e organizadores ...

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 1:38 am
Para quem participa da competição é algo contraditório estar plenamente feliz ao concluir um curso superior sendo que ao mesmo instante encerra-se a possibilidade de participação em um dos eventos do calendário.
Sem saber o que motiva essa regra, não tenho como opinar se é justo ou não. Deixarei pra fazer isso quando os argumentos forem colocados.

Votei em Não pois um canudo não deve servir como barreira em um momento no qual o calendário é pouco povoado de competições.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 12:19 pm
Sinceramente a um bom tempo não entendo o porquê dessa imposição. Acho que o ENECA, como um todo, tiraria proveito se não fosse obrigatório fazer parte de uma faculdade para participar dos combates de robôs.  Digo isso devido ao fato de muitas equipes que têm se destacado não fazerem parte de uma universidade. 

Sei que muitos vão falar que é o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Controle e Automação, mas muitas vezes se não nos abrirmos para idéias externas perdemos a chance de ver muitas coisas. Na minha humilde opinião, acho que todos que constroem robôs de uma forma ou de outra estudam controle e automação, a diferença é se no final de 5 anos elas terão um canudo ou não, sinceramente uma das pessoas mais brilhantes que já conheci na área de engenharia mecânica só possui segundo grau técnico Wink 

Antes que me crucifiquem, não estou falando em nenhum momento que é melhor não fazer faculdade, porém privar pessoas que não são estudantes de participar do evento, deixando de trocar idéias com elas, é uma péssima escolha.

Sem contar que, como o Vetor bem ressaltou, pessoas formadas perdem a oportunidade de participar do evento. Onde fica intercâmbio de experiências, contatos e conhecimento?

A guerra de robôs começou no ENECA, isso ninguém pode negar e naquela época fazia sentido o evento ser restrito aos participantes do encontro. Porém realidades mudam e regras também.

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 12:49 pm
Pessoal,

Gostaria de pedir, para termos realmente uma discussão interessante e argumentativa, que aqueles que votaram mas não explicaram o ponto de vista que o façam. Gostaria muito de saber quais os motivos dos que acham que o ENECA deva continuar a ser exclusividade dos estudantes universitários e dos que acham que tal privilégio deve ser extinto. 
Quanto mais pessoas expressarem as suas opniões, melhor será a amostragem sobre essa questão.

Abraços,
Dudu

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 2:48 pm
Pelo visto 2007 será um ano que romperá os velhos grilhões dos primórdios da Guerra de Robôs no Brasil.

Eu votei Não.

Primeiro porque eu tenho o dever puxar a sardinha para o lado das equipes independentes (como a minha). Muitas equipes fazem muito bonito nas arenas mesmo sem estar cursando uma faculdade, como é o caso da Triton. Para construir um robô é necessário certo conhecimento - e pelo que eu sei ninguém adquire conhecimento por osmose. Então estudo se faz necessário. Conseqüentemente quem constrói robôs não pode ser enquadrado como “Estudante de Engenharia”?

O Segundo ponto de vista leva em consideração o potencial de crescimento da RoboCore. Na situação atual, quanto maior numero de possíveis participantes melhor. Não só para a competição em si, mas também para o publico e para os patrocinadores. Isso gera um grande efeito dominó: Mais gente, melhores combates, mais publico, mais interesse das empresas, novas categorias, eventos maiores e por fim prestigio internacional. Claro que isso não acontecerá do dia para a noite.

Sobretudo os primeiros passos para uma longa caminhada estão sendo discutidos. Em muitos aspectos estamos mudando velhas regras do inicio da Guerra de Robôs. Por exemplo: os hobby na arena maior, discussões sobre um ranking para as equipes, reformas profundas no site... e assim vai.

Estas medidas mais liberais são fundamentais para o amadurecimento da RoboCore.

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 5:38 pm
Essa restrição as equipes particulares no eneca surgiu pura e simplesmente por medo de que alguem mais velho e com mais recursos e conhecimento tivesse muita vantagem sobre os alunos de eng.

Eu sei porque eu tava lá e vi.

voto não 
depois de formados iremos competir com todo tipo de gente,não só com alunos.

Igor Duran
equipe ...

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Vh-Botz

vhobom

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 6:08 pm
Se o motivo for esse mesmo que o Igor Duran citou, não entendo o porque de não mudar a regra ainda para este evento!!

E que venham os grandes, nós da minha equipe mostraremos que idade não é documento, e que estudante pode mostrar grandes recursos também!!!!!

Votei não, e gostaria de saber o motivo das pessoas quem votaram sim!

Abraços

beto_eca

Level 1
1792777 xp

Local:
Curitiba / PR

beto_eca

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 6:42 pm
Pessoal,

Venho aqui pra colocar a minha opinião e esclarecer o lado da organização do ENECA, visto que ano passado eu estava envolvido na organização do evento de Curitiba.

O motivo é simples. O evento em discussão é o ENECA como todo e não só Guerra de Robôs. Esse evento é feito exclusivamente para estudantes, sendo que o objetivo DAS COMPETIÇÕES dentro de um Encontro de Estudantes, é testar as habilidades dos alunos, além de ser um importante estímulo à pesquisa, à criatividade e à experiência no trabalho em grupo, enriquecendo a bagagem pessoal de cada acadêmico, melhor os preparando para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Outro motivo também é colocar à prova a estrutura e os recursos que cada intituição dispõe e saber até que ponto estas intituições investem, acreditam e incentivam seus alunos à participarem de tais projetos.

Ou seja, a grosso modo, a criatividade, as habilidades e etc pra quem é formado devem ser colocados à prova NO MERCADO DE TRABALHO! Agora, se depois de formado a pessoa quiser de divertir e praticar um hobby específico como a guerra de robôs, fique à vontade, pois há competições que servem pra isso!

Por isso, sou favorável a equipes formadas por estudantes no ENECA e, para as demais competições, que participe quem quiser!

Roberto Chiniski

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 08, 2007 9:20 pm
Roberto,

Ponto de vista muito válido, porém discordo em alguns aspectos.
Independentemente da participação ou não dos não estudantes, é fácil avaliar e testar as habilidades dos alunos e suas respectivas instituições. Isso acontece mesmo no WinterChallenge. 
Em nenhum momento a participação de equipes não acadêmicas desestimula a pesquisa, por outro lado acho que estimula mais ainda, afinal você pode competir com pessoas que tem outra visão de mundo e outras soluções para os mesmos problemas. Sobre enriquecer a bagagem do aluno, quanto mais intercâmbio de experiências melhor. 
Concordo que as habilidades de quem é formal devam ser testadas no mercado de trabalho, porém se a pessoa se dispõe a construir um robô e ir prestigiar um evento, por que exclui-la. Convenhamos que o ENECA sempre tem alguns espaços vazios nas chaves Wink Além disso há apenas uma competição aberta no Brasil por ano, o que é muito pouco. Ano passado por exemplo o segundo melhor robô do WinterChallenge foi o Orion 2 do Hendrikx, sendo uma final muito boa de ser vista, enquanto no ENECA o mesmo robô não pode participar e o público perdeu um belo espetáculo. 
O que poderia ser feito é abrir a inscrição para as equipes universitárias antes das demais ou reservar a maioria das vagas para as mesmas. Fica ai uma sugestão.

Abraços,
Dudu

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 09, 2007 1:03 am
Quando fui assistir ao combate ocorrido no ENECA em Curitiba, fiquei em dúvida se eu poderia participar pois curso Eng. de Produção Mecânica.
Tempo depois, descobri que a restricão baseava-se apenas no fato de ser estudante.

Não quero que o efeito seja contrario (colocarem mais uma restrição), mas como ENECA não é ENEGEP e o intúito é: 
beto_eca Escreveu:
testar as habilidades dos alunos, além de ser um importante estímulo à pesquisa, à criatividade e à experiência no trabalho em grupo, enriquecendo a bagagem pessoal de cada acadêmico, melhor os preparando para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Outro motivo também é colocar à prova a estrutura e os recursos que cada intituição dispõe e saber até que ponto estas intituições investem, acreditam e incentivam seus alunos à participarem de tais projetos.
acredito que argumentos não batem. "testar as habilidades dos alunos" Controle e Automação desenvolve habilidades relacionadas a automação de indústrias com itens como eletrônica, microcontroladores, etc. Produção mecânica volta-se para o gerenciamento de processos produtivos (administração, qualidade, processos, ...), tendo ênfase em mecânica (dispositivos, materiais, produtos, ...) não sobra nada que se dirija à robótica. Ao meu ver, enquanto alguns estarão lá buscando formas decontrole, teste de dispositivos e mecanismos de automação, estou mais em busca de alternativas nos meios de produção, aproveitamento de recursos, integração de processos e otimização de resultados. "colocar à prova a estrutura e os recursos que cada intituição dispõe e saber até que ponto estas intituições investem" No meu caso, recursos disponíveis não faltam, a questão é ter coragem de usa-los. A complexidade que envolve recursos não financeiros é o que intimida o uso dos mesmos. Não critico quem usa recursos terceirizados, mas o argumento pode ser falho pois nem todas as instituições dispõem, por exemplo, de equipamentos de usinagem. Como a única forma de obter recursos não disponíveis é pagar por eles, o argumento induz que o recurso foi comprado. Do mesmo modo que o meu curso é capaz de levar ao evento tecnologias de fundição, TT, usinagem, gestão e qualidade de uma maneira bem particular, o conhecimento adquirido na prática por pessoas já formadas ou que executam trabalhos técnicos também pode trazer informações interessantes para os alunos de Controle e Automação.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

gleydsonfonseca

Level 1
1535919 xp

Local:
Recife / PE

gleydsonfonseca

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 09, 2007 6:19 am
Não... porém com ressalvas.

Acredito que para os estudantes de mecatrônica, ou controle e automação, qualquer evento que possa desafiar seus limites técnicos e aplicar a Engenharia numa máquina que ele mesmo construiu é fabuloso. E mais, o fato de sair da faculdade não deixa o estudante menos estudante! Muito pelo contrário: o aprendizado faz parte da melhoria contínua dele próprio e oportunidades como a Robocore são momentos onde ele pode reencontrar seu EU estudante e interagir com aqueles que ainda não se formaram.

Limitar o evento para equipes "universitárias" é, no mínimo, incoerente por dois motivos:
1. Quem vai garantir que a equipe é universitária? A inscrição não exige qualquer documento que comprove a situação do inscrito.
2. Quanto mais equipes com um acesso financeiro maior, mais forte fica a competição e mais os universitários terão que usar sua criatividade para descobrir novas formas de ataque, defesa, controle e agilidade.

Porém, os participantes, normalmente, vão para o ENECA para participar da Robocore e vão embora. Esta competição é o carro-chefe do evento. Quem participa dela, deveria ficar para acompanhar todo o ENECA, vendo as palestras, mini-cursos, festas e outros eventos (Desafio Inteligente e Sumô de Robôs).

Por isso sou a favor de não limitar para estudantes, desde que os interesses pelo ENECA seja completo e não se limite à Robocore.

Estamos estudando tudo o que aparece e não limitar o evento para estudantes é uma das idéias que serão bem analisadas.

Aguardem informações em breve!!!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 09, 2007 1:18 pm
betoeca,

concordo com o seu post. Tudo o que você falou realmente me parece correto, contudo acredito que você está abordando a questão de um ponto de vista genérico.

Se olharmos o ENECA como um todo, você estaria completamente certo. Seu público alvo são, sim, os estudantes de C&A. E as competições são um alternativa para a aplicação dos conhecimentos obtidos durante o curso, além de estimular o interesse das universidades em seus cursos e alunos.

No entanto, cada competição tem suas particularidades naturais e acredito que estas deveriam ser respeitadas a fim de que cada uma delas possa se desenvolver da forma que melhor convier aos competidores e à organização.

Como o gleydsonfonseca disse, a Robocore *  é o carro chefe do ENECA. Eu sinceramente gostaria de participar do evento como um todo, assistindo as palestras e outras competições, mas infelizmente isso nem sempre é possível por causa de aulas e provas.
Independentemente da guerra de robôs, ser ou não o carro chefe do ENECA acho que suas necessiades deveriam ser observadas afim de sempre visar o desenvolvimento do hobby/esporte.
Atualmente acho que esse desenvolvimento começa a englobar, de forma cada vez mais significativa, equipes particulares. Sendo assim, acredito que estas deveriam ser incluídas nas competições.
Se por acaso ficar claro que equipes particulares estão se destacando demasiadamente, a ponto de ameaçar o caráter estudantil do evento, sem dúvida eu concordaria em restringir mais uma vez as incrições. Mas até que isso ocorra essa regra restritiva não passa de um entrave ao desenvolvimento da competição no país.

Vlw,

* PS: Ao meu ver, o nome do hobby/esporte ainda é guerra/combate de robôs, dependendo de quão politicamente correto você prefere ser.Wink 
Os eventos podem ter qualquer nome (ENECA, Winter Challenge, RoboGames, etc) e os organizadores, ou as ligas podem ter outros nomes que não necessariamente precisam ser os mesmos dos eventos (Robocore , RFL , etc).
Acho que tem rolado uma certa confusão quanto a isso ultimamente. Tentei dar uma eslarecida, mas se eu falei alguma besteira por favor me corrijam.

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

gleydsonfonseca

Level 1
1535919 xp

Local:
Recife / PE

gleydsonfonseca

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 10, 2007 12:31 am
Bruno Favoreto...

Eu realmente evitei usar o nome "Guerra de robôs" até pra ir me acostumando com isso. Não em nada a ver com ser politicamente correto ou não.
O detalhe é que a própria organização Robocore me pediu pra não soltar nem um assobio referenciando a Robocore à Guerra de Robôs. Isso por conta dos patrocinadores.
Em suma, concordo em gênero, número e grau com o seu asterisco vermelho! Razz

No que diz espeito ao ENECA, eu concordo que nem todo mundo pode faltar trabalhos, mas, sendo um encontro de Engenharia, acredito que dá pra adiar ou antecipar provas. Com relação às aulas, dá pra conversar com professor e pegar o assunto perdido e tentar recuperá-lo.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 11, 2007 12:56 pm
Votei Não.
   Concordo com o ET, na época existia o medo de que algum competidor particular entrasse com o nivel muito acima do resto das equipes. 

A guerra estava na segunda edição, os robos eram terrivelmente toscos ( Baterias Automotivas de 15Kg  Shocked ) e comparados com os "gringos" eram apenas um monte de sucata. 

Hoje os robos são muito melhores e dificilmente alguem consiga fazer algum robo milagroso (Meteoro Orbital?! Talvez?!), até temos uma instituição campeã mundial.

Na época eu e o ET eramos da ANDROIDOSS e tinhamos acabado de terminar o tecnico, mas a escola não quis nos dar apoio e praticamente participamos como particular. Qualquer equipe que apenas passar o nome  de uma instituição consegue se inscrever  Twisted Evil .

Além de que o contato de Estudantes com profissionais já atuantes no mercado sempre gera um bom fluxo de informações.

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 11, 2007 2:30 pm
Concordo com o Mimos,
Mas concorrência significa mais qualidade.
É o mesmo caso da minha equipe, apenas 1 integrante cursa uma faculdade. E ainda não conseguimos o apoio da instituição. Conclusão, minha equipe não é 100% independente, e nem 100% vinculada à faculdade.
Misturar pessoas mais experientes com os estudantes ou “não-estudantes”, sempre é positivo, existe uma intensa troca de experiência.

Também concordo com o Favoreto
Cara haja mais equipes independentes do que vinculadas, o foco do evento fica destorcido. Inicialmente deve haver uma restrição. Minha opinião, do numero de equipes independentes deve ser menor do que as vinculadas a instituições de ensino. No primeiro momento a restrição pode ser de 2 para 1. Passado algum tempo, essa restrição inicial deve cair, então a restrição pode ser de 1 para 1. Até chegar o dia em que não haverá mais restrições. Eu defendo a restrição no primeiro momento.

Agora, qual evento tem as melhores brigas, o ENECA ou o WC? E por quê?

*Para os patrocinadores é RoboCore. Para os íntimos Guerra de Robôs. Laughing
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido