Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Olá pessoal. Comprei um ESP32 aqui na RoboCore. Chegou rapidinho e logo comecei a trabalhar com ele. Encontrei um grande dificuldade: Os Drivers para utilizar a placa. Fiz todas as recomendações encontradas, em vários sites. (instalação da placa e dos drivers) A placa era instalada, mas a seleção de PORTAS COM ficava desabilitada. Procurei em vários fóruns por possíveis soluções e não encontrei nada para uma solução específica. Sempre falava em instalação de drivers e, na maioria das vezes, levava para uma instrução no Github. Ontem, vendo as especificações desta placa em um site, uma linha me chamou a atenção. "A placa NÃO se comunica usando USB 3" Hoje pela manhã, peguei um pequeno hub antigo com 4 portas USB (com certeza funcionando com em protocolo de transferências de dados com velocidade bem mais baixa que uma USB 3, pelo tempo que tenho este dispositivo). Espetei o ESP32 Devkit V1 e ele FUNCIONOU corretamente, habilitando a escolha das PORTAS COM. Acredito que depois de instalar a placa e os drivers recomendados, mais esta observação deve ser feita. Deixo esta informação para ajudar aos que estão com este problema (PORTA COM desabilitada na IDE do Arduino). Esta foi a solução para o meu caso. Espero que muitos possam utilizá-la para resolver problema semelhante. OBS. Não esqueçam que os drivers e as placas devem estar instalados. Mas no meu caso, só esta ação não foi suficiente para resolver o problema. (agora que eu já instalei todos os drivers, não tenho como verificar se os drivers que vem com o Windows 10 poderiam resolver a comunicação com a placa com velocidade menor de transmissão de dados). Para testar a conexão com a placa fiz um sketch para piscar o led interno da placa (pino 2). Está funcionando corretamente. Não esqueça de pressionar o botão Boot quando o IDE mostra a mensagem "Conecting" para carregar a placa. .
Olá @pinheiroaleixo, Esse comportamento é estranho, pois as portas USB 3.0 são compatíveis com dispositivos USB 2.0 (caso do ESP32). Você já conseguiu usar outro dispositivo 2.0 nessa mesma porta USB? Além disso, você tentou atualizar o driver da porta USB 3.0 do seu computador? Se possível, nos encaminhe as informações a seguir.
- - Versão do sistema operacional
- Links para os drivers instalados
- Site com a informação sobre a incompatibilidade
Bom dia O link com a informação da incompatibilidade: http://labdegaragem.com/m...ATopic%3A719396 Nele está escrito: “O Chip da interface Serial-USB é o CP2102 da Silicon Labs. Ele suporta USB 2.0 com velocidade de até 1 MBps (não suporta USB 3.0). “ O meu OS é o windows 10. Atualizado Todas as vezes que conecto, faz a atualização automática. Os drivers foram instalados seguindo a orientação do Github sobre instalação dos drivers do ESP32
@pinheiroaleixo, Obrigado pelas informações. No entanto, você poderia encaminhar o link direto do GitHub e dos drivers, assim como a versão completa do Windows (como na imagem anexa)? Quero entrar em contato diretamente com a Silicon Labs para entender o que pode estar acontecendo, então preciso comunicar o máximo possível de detalhes. Att,
ANEXOS:
![]() |
Capture.jpg Tamanho: 157.36 KB Downloads: 381 veze(s) |
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |