Giovanni5
Ter Abr 30, 2019 5:46 pm
Calibração Manual Célula de Carga
A calibração manual é utilizada com muita frequência para balanças, mas neste tutorial utilizaremos a calibração via software para realizar o projeto final da balança digital. Embora não seja algo imprescindível para realização do projeto final, é interessante aprender sobre como é realizado algo tão simples, porém essencial para o funcionamento das balanças.
Lista de Materiais
Circuito
Existem diversas maneiras de realizar a calibração manual, porém neste caso utilizaremos um potenciômetro, substituindo um dos resistores, para variar a resistência. O circuito para esse experimento está na imagem abaixo.

Como é possível observar na imagem acima, estamos utilizando dois fios da célula de carga para montar a ponte de Wheatstone. O fio vermelho da célula é um fio comum para as duas resistências internas do sensor. Utilizando um multímetro na escala ôhmica e medindo a resistência entre o fio vermelho e o fio preto, por exemplo, é possível observar uma resistência de 1 k Ohm. Medindo a resistência entre o fio preto e o fio branco, é possível observar uma resistência de 2 k Ohm.
Da mesma forma da célula de carga, o potenciômetro está incluído à ponte de Wheatstone para ser uma resistência variada. Neste caso estamos utilizando o potenciômetro para igualar a leitura nos dois lados da ponte. Utilizamos as portas analógicas da BlackBoard para fazer a leitura das variações de resistência. A intenção, neste caso, é que as leituras analógicas sejam iguais para calibrar a ponte para uma célula sem carga.
Código
Após montar o circuito para calibração manual da ponte, utilize o código a seguir para realizar as leituras das resistências.
Código:
Vale lembrar que a resolução das entradas analógicas das placas da plataforma
Arduino costuma ser de 4,9 mV. Portanto se considerarmos que a célula de carga de 50 kg irá ter como saída uma
tensão de 5 mV quando aplicado o peso máximo (50 kg) sobre sua área de contato (sensibilidade de 1 mV/V), seria necessário aplicar 50 kg na célula para notar uma variação no monitor serial. Logo esse não é o melhor método para realizar uma calibração manual, porém é o suficiente para explicar o conceito sobre como realizá-la. Igualar as leituras perfeitamente pode ser um pouco difícil e tomar um certo tempo, porém não é impossível, então não desanime e continue tentando.
ANEXOS: