CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3  Next
Autor
Mensagem

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Jul 01, 2007 8:54 pm
Mola de Caminhão
Muito obrigado a todos.

Sobre os motores:
Eu não queria usar os de parafusadeira. Apesar de várias equipes contarem com estes motores nos robôs. Não há problema nenhum em usá-los, entretanto eu queria motores “de verdade”. Creio que os motores nacionais são mais práticos do que as parafusadeirinhas “made in china”. Eu tenho uma aqui em casa, mais é muito devagaaaaaar...

Nesse fórum vários tópicos giram entorno de 3 recomendações: Os motores Pittman - que não são nada fáceis de se encontrar e a caixa de redução não agüenta o torque quando o motor trabalha em overvolt de 17v. Os motores Buehler – igualmente raros, mas bem mais lentos e robustos. E finalmente os motores de parafusadeiras – “Bons e baratos”.

Creio que no meu caso não vou utilizar nem os Pittmans nem os Buehlers. Quero usar um DeWalt 18v para a arma, e 2 bons motores nacionais para a locomoção. O DeWalt é muito bom, a DeWalt tem uma fábrica em Minas... É fácil de achar. Quanto os outros motores, eu queria motores parecidos, porém com uma redução boa. A redução do DeWalt é muito pesada.
Esse é o DeWalt (aberto):

Comentário:
Também 100rpm me parece pouco de mais.... mas depende do seu projeto.
robertordf, Agora que eu parei pare pensar. Isso é rápido ou devagar? Eu sei que depende das rodas. Eu quero usar rodas de 5,5cm. Pelas minhas contas... a velocidade é de 1 km/h (Confirmem, por favor). A velocidade ideal seria quanto? 4, 5, 10, 120km/h? A aceleração não é o maior problema (não que não seja importante), pois o motor já é bastante reduzido, deve dar um torque bom. Sobre a dica Wurs: Obrigado pelas dicas com as rodas. Colar eu sei, não se preocupe... hehe Creio que as dimensões desse motor dão certo no meu projeto. Modelo G6242-DC 201 http://www.maia.ind.br/g6242dc_201.htm Eu só não entendi uma coisa... Tem uma tabela com várias relações de redução. Problema é: Com qual delas o motor vem? Sobre as baterias: Não tem nem o quer ver ! É 15 pilhas de Ni-Cd (1,2v cada, 18v o pack). O maior problema é o carregador. Existe uma alternativa mais barata que o Triton?

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jul 02, 2007 1:53 pm
Mola de Caminhão
Vido, 

Sobre as rodas, usamos uma técnica parecida com a explicada pelo Wurs no Lacraia e funciona bem Wink
Sobre os motores de parafusadeiras, existem diversos tipos dessa ferramenta, eu mesmo tenho uma Black & Decker de 2.4v que mal consegue aparafusar um parafuso e uma Dewalt de 18V que fura até concreto, logo é difícil generalizar nesse campo. 
Utilizamos os motores da Dewalt 18v com caixa de redução no Ciclone e, se eles aguentam um Middle, com toda certeza aguentariam um Hobby. Contudo tais conjuntos são muito longos, então sugiro utilizar de parafusadeiras/furadeiras sem fio menores, como as de 12 ou 14v. Uma curiosidade sobre os motores da Dewalt nacional, procurando informações sobre eles para outro projeto, descobrimos que os mesmos são... feitos na China! Logo é complicado fugir dos motores chineses. 
Os Bueller são bem construídos e existem em versões mais rápidas, tudo depende da relação de redução. Os pittmans realmente não aguentam overvolt, o que é uma pena. Entretanto é possível encontra-los para voltagens mais altas e com reduções menores, mas é um trabalho árduo.
Os motoredutores da Maia parecem boas opções, porém pelas fotos creio que os motores são padrão RS ou seja, tudo para serem fabricados na China também. Quanto as diferentes reduções, você precisa calcular qual a ideal para o seu projeto, afinal ela influenciará na sua velocidade final e aceleração do robô.
Ainda existe a possibilidade de fazer a sua própria caixa de redução, usando corrente ou correia e os respectivos pinhões e polias. 

Abraços,

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jul 02, 2007 2:58 pm
Mola de Caminhão
Vido,

As baterias de NiCd podem ser carregadas aplicando corrente constante, mas esse não é o melhor método já que não temos como avaliar se as células estão plenamente carregadas e demora muito, já que a corrente dos carregadores desse tipo é baixa.
Existem diversas alternativas ao Triton. As mais comuns são outros carregadores de bateria usados em auto e aeromodelismo, porém as opções mais baratas só carregam até 12v ou têm uma capacidade máxima de carga muito baixa. 
Caso você use baterias de furadeiras/parafusadeiras sem fio, pode empregar o carregador que vem com as ferramentas para carregar o robô. Fizemos isso para o ciclone e funciona bem, demora mais que o Triton, mas resolve.
Ainda existe a opção de montar o seu circuito, existem integrados, como o LM3647 próprios para essa função, tendo em sua programação interna as curvas de carga e descarga ideais para cada tipo de bateria. Outra alternativa DIY é usar um microcontrolador gerenciando uma fonte de corrente constante, otimizando o carregamento dos packs, como neste link: [url]http://www.angelfire.com/electronic/hayles/charge1.html [/url]
Espero ter ajudado.
Abraços,

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Seg Jul 02, 2007 10:28 pm
Mola de Caminhão
evristow, muito obrigado.
Valeu as dicas para não ter que gastar R$ 350 com um Triton. Aposto que esta dica não foi útil apenas para mim. Foi útil para todos! Eu gosto de Do Your Self !

Você disse que há parafusadeiras que não conseguem parafusar direito, e outras que furam paredes. Eu quando disse que não queria usar as parafusadeiras, foi para deixar claro que não iria comprar uma de R$ 30, como sugeriu um colega. Porque uma parafusadeira deste valor, provavelmente se encaixa no primeiro caso que você citou.

Um conjunto de motor e redução de uma DeWalt para locomover um robô de 12lb? Sem chance, ficaria enorme, monstruoso... como você mesmo disse. Nem passou pela minha cabeça fazer isso. Eu queria usar o DeWalt sem redução para a arma. Eu achei um desses por R$75! Por pouco eu não comprei...

Sobre a fabricação destes motores na China. Sinceramente, não me surpreendo. Infelizmente, hoje a China é a fabrica do mundo. Mas os países asiáticos parecem se adaptar bem a este estilo de produção. Vou usar o exemplo do Japão, na década de 70-80 no lugar do “made in china” era o “made in japan” (Segundo o meu pai, não vivi nesta época). Hoje “made in japan” é sinal de qualidade, e quase não se vê mais. A China produz 9 bilhões de pares de calçados por ano. No começo o sapato chinês era uma meleca. Até pouco tempo atrás os Nikes, Adidas, New Balances e muitos outros eram produzidos na China. E são marcas muito boas. Conclusão: Se você faz uma coisa 9 bilhões de vezes por ano, uma hora ou outra você aprende a fazer bem feito. Para os eletrônicos a regra é a mesma. Não há para onde fugir mesmo... concordo.

Sobre a redução:
Como funciona isso? Você manda os caras colocarem a redução que você quiser?
É assim que funciona?:
- Oi. Eu queria tal motor com uma caixa de redução de 30:1.
- Pode deixar... tá saindo.

Agora os Buellers... não consegui encontra-los. Vocês têm uma dica?

Pittmans... fora de cogitação.

Fazer a minha própria caixa de redução é uma boa. Mas não neste projeto. Creio que este meu que estou bolando só saia em 2008. E pra 2009 eu vou estar em alguma universidade... ai sim vou poder construir TUDO do robô.

Quanto ao plástico misterioso sigma,
Eu já tinha a idéia de fazer isto que você sugeriu. Só me falta pesar a chapa.
Creio que para acabar com a dúvida basta coloca-lo na água. Se boiar é PEAD, se afundar é UHMW.

Sobre o rádio e a eletrônica.
Eu andei catando umas fontes de PC queimadas. O legal que os caras querem vender ventoinhas por R$15, de dão fontes queimadas de graça. E quase todas as vezes as ventoinhas de fonte estão boas. Tanto que eu equipei meu PC de graça Laughing . Dá para aproveitar os fios e o que mais de uma fonte queimada?
Tenho que comprar uma rádio. O que já manda meu orçamento para o saco. E nossos engenheiros Tiagão e Murilo, vão me ajudar com nas placas... hehe Laughing

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jul 03, 2007 1:13 am
Mola de Caminhão
Vido Escreveu:
Quanto ao plástico misterioso sigma, Eu já tinha a idéia de fazer isto que você sugeriu. Só me falta pesar a chapa. Creio que para acabar com a dúvida basta coloca-lo na água. Se boiar é PEAD, se afundar é UHMW.
Se boiar... pode ser até mesmo PEAD (HDPE) Laughing . Há uma infinidade de polímeros e blendas com densidade menor que 1 g/cm³. O próprio polietileno tem sua versão de baixa dendidade. Não ache que sua aparência é parecida com a do EPS (Seu nome comercial mais conhecido é Isopor), feito uma espuma. A melhor forma de se identificar um polímero é pela resistência a impactos. Pena que este tipo de ensaio necessita de um equipamento específico e uma amostra bem preparada. E ja que resistência a impactos é a questão... PSAI (Poliestireno de Alto Impacto), é o PS com adição de borracha. Outra alternativa interessante à densidade e ao teste de impacto, é a TG (Temperatura de transição Vítrea). A TG é uma das diversas temperaturas em que um polímero muda de fase. Cada polímero tem um valor característico. Com água morna, um termopar e luvas, basta ver até que ponto o polímero não perde resistência mecânica. Sobre o UHMW (massa molar ultra alta), não tenho muita coisa pra falar pois as regras valem para todos.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 03, 2007 10:50 am
Mola de Caminhão
Vetor,
Comentário:
Ahh... um detalhe, se for polietileno, vrifique se o atrito dele é baixo, se for muuuito baixo provavelmente é UHMW, se não for tanto, deve ser outro polietileno de menor qualidade tipo PEAD ou outros...
Olha esse sigma! Que malandro! Postou o nome errado só pra mim pagar esse mico! Sad Brincadeira... ele deve ter errado ao digitar, ou alguma coisa assim. Wink De qualquer forma, não tenho como realizar todos estes testes. É mais fácil considerar que é algum tipo de polietileno, e pronto. E usar para fazer os suportes dos motores e eletrônica. Para esta função qualquer um desses tipos serve. Para mim não vai fazer diferença nenhuma saber ou não exatamente qual é o polímero. Afinal de contas eu peguei de graça mesmo! Obrigado pelas dicas.

Wurs
Moderator
Level 33
33654203 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jul 03, 2007 1:35 pm
Mola de Caminhão
Vido Escreveu:
Sobre a redução: Como funciona isso? Você manda os caras colocarem a redução que você quiser? É assim que funciona?: - Oi. Eu queria tal motor com uma caixa de redução de 30:1. - Pode deixar... tá saindo.
Exatamente.... hehhehehheheh Razz Basta vc informar o modelo e a opção de redução que vc quer e eles te entregam(Desde que esteja no catalogo, heehhe). Caso não tenham em estoque eles possuem as peças lá, podem montar para vc e vender... afinal serão poucas unidades. Aconselho a vc antes de qualquer coisa, mandar a eles(Maia) um email com as suas duvidas sobre compra do moto-redutor... como eles fazem? se vendem poucas unidades etc.... Se informe melhor antes de criar o seu projeto sobre este motor. Caso esteja tudo certo. Manda ver! Abraço Wurs

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 13, 2007 2:23 pm
Mola de Caminhão
Voltei pessoal! Espero que tenham sentido minha falta. Porque eu senti saudades de todos vocês. Laughing  Foi passar um dias na casa da minha vó, por isso eu fiquei de fora por um tempo.

Mas chega de enrrolação, vamos direto ao ponto.

Eu consegui fazer as rodinhas do robô. Fiz 4 rodas de PVC e revesti de câmara de bicicleta. Ficaram muito boas. Porém eu acredito que não são do jeito que vocês aconselharam. Primeiro que eu as fiz de PVC, e não nylon ou poliuretano. E segundo, eu revesti de borracha, mas não utilizei cola. Eu tive uma dificuldade tremenda para colocar a tira de borracha na roda, foi quase uma missão impossível. Ficaram extremamente justas. Fiz vários testes e esta tudo ok. Portanto, acredito que mesmo sem cola, eles não vão se desprender.

Meu medo é o PVC. Aparentemente, ele é frágil. Joguei varias vezes as rodinhas no chão. Resistiram bem, mas eu joguei apenas as rodinhas. Quero ver quando elas estiverem no robô, será que suportam outra queda de 2m? 

Wurs,
No dia que você postou o site do motoredutores, eu entrei em contato com a empresa por email.  Não me responderam nada até agora. Acho que um telefonema será mais eficiente neste caso.

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 13, 2007 7:42 pm
Mola de Caminhão
tenho péssimas experiências com PVC.....

Usei ele como acoplamento, o eixo que estava chavetado no PVC literalmente comeu ele inteiro..... ficou uma caca.... se bem que as tolerâncias não eram das melhores.

Mas PVC é muito mole, usina que nem manteiga...... com certeza nylon é bem melhor. Para impactos, talvez aguente bem, mas testa pra ter certeza, já está pronto mesmo, né?

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 13, 2007 9:19 pm
Mola de Caminhão
robertordf,
Sim, de fato. Eu fiz as rodinhas a partir de uma tarugo com 70mm de diâmetro. Quero deixar claro que eu consegui o material gratuitamente, caso contrario, eu teria usado um material melhor. Gastamos ele até os 55mm e confeccionamos as rodinhas. Tudo isso não demorou mais que 10 minutos. Foi um material muito fácil de se trabalhar. Percebi a falta de consistência do material quando foi furar o centro das rodinhas, por pouco não deformaram devido ao atrito. Ao corta-las usamos fluído, e logicamente, minimizou o calor.

Creio que foi um bom trabalho, mas não foi possível utilizar um material de primeira. Afinal para um projeto com o custo aproximado de R$ 0,00, a seguinte máxima é mais do que válida:

“De graça, até injeção na testa.”

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 13, 2007 10:53 pm
Mola de Caminhão
Vido Escreveu:
Vetor,
Comentário:
Ahh... um detalhe, se for polietileno, vrifique se o atrito dele é baixo, se for muuuito baixo provavelmente é UHMW, se não for tanto, deve ser outro polietileno de menor qualidade tipo PEAD ou outros...
Olha esse sigma! Que malandro! Postou o nome errado só pra mim pagar esse mico! Sad Brincadeira... ele deve ter errado ao digitar, ou alguma coisa assim. Wink De qualquer forma, não tenho como realizar todos estes testes. É mais fácil considerar que é algum tipo de polietileno, e pronto. E usar para fazer os suportes dos motores e eletrônica. Para esta função qualquer um desses tipos serve. Para mim não vai fazer diferença nenhuma saber ou não exatamente qual é o polímero. Afinal de contas eu peguei de graça mesmo! Obrigado pelas dicas.
Ué... num intendi... Que que eu escrevi errado? UHMW ou PEA? pq até onde sei ta certo... Confused Leo.

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 13, 2007 10:54 pm
Mola de Caminhão
Ops... sem querer escrevi errado agora... PEAD... rsrs

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Jul 15, 2007 1:04 pm
Mola de Caminhão
Apesar de muitas das minhas perguntas (e não foram poucas) terem sido de forma espetacular, ainda existe algumas sem resposta. Algumas eu mesmo vasculhei uma pouco e achei a resposta, outras ainda permanecem no ar.

Algumas que eu achei a resposta.
Comentário:
Já que vocês aconselham cortar e parafusar. Eu devo usar parafusos e arruelas + rosca para prender do lado oposto, ou usar parafuso + arruelas como o furo roscado?
RESPOSTA: Vou usar parafusos e arruelas + rosca. Pois é muito mais fácil. E mais prático caso a peça em questão for danificada em combate. E não é tão relevante o peso adicional.
Comentário:
Eu vou usar uma cantoneira em T, assim sobra uma aba para fazer uma rampa flexível. Ou seria melhor pender a rampa diretamente nas paredes?
RESPOSTA: Claro que nas paredes. A resistência é muito superior. Além de poder usar mais pontos de fixação. Perguntas sem resposta:
Comentário:
robertordf, Agora que eu parei pare pensar. Isso é rápido ou devagar? Eu sei que depende das rodas. Eu quero usar rodas de 5,5cm. Pelas minhas contas... a velocidade é de 1 km/h (Confirmem, por favor). A velocidade ideal seria quanto? 4, 5, 10, 120km/h? A aceleração não é o maior problema (não que não seja importante), pois o motor já é bastante reduzido, deve dar um torque bom.
Comentário:
Um dos materiais que mais me miguelaram foi o nylon. Eu sempre encontrava o material na forma de tubo. Queriam me cobrar R$ 5,70 de um pedaço de 5,5 de diâmetro de 6cm de comprimento, isso porque era uma sobra! Eles sempre diziam: “Pô, mão dá. O nylon agente usa até o talo”. Porque o nylon é usado “até o talo”?
Valeu galera!

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Dom Jul 15, 2007 2:07 pm
Mola de Caminhão
Vido,

Sobre o nylon, é muito caro mesmo. Uns 2 anos atrás um tarugo de 150mm de diâmetro e 1m de comprimento estava uns R$1200, e só vendiam por metro.... talvez seja esse o motivo.

E da velocidade final, depende muito do seu projeto, se é importante ou não. Também é muito importante o controle do robô, não adianta ter muita velocidade se não for capaz de andar em linha reta. Acho que não tem uma receita, cada caso é um caso =/

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Jul 15, 2007 11:14 pm
Mola de Caminhão
Obrigado robertordf.

Sobre o nylon, até é compreensível o motivo Cool

Sobre a velocidade, não há um parâmetro, qual a velocidade média do Hobbys? Devo tomar como base os 250rpm da maioria das parafusadeirinhas?
Ir para página Anterior  1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido