CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next
Autor
Mensagem

luh

Level 0
0 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
SPICHELL’S FORC’S

luh

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 8:13 pm
Sugestões ENECA 2007
Eu entendi o que o Fabio quis dizer, acredito que antigamente tinha um pouco de “inveja branca” e de raiva da RioBotz, mas quando percebi o quanto eles são importantes no cenário nacional, eu acredito que eles são merecedores dos títulos. E quando falamos da Guerra de robôs, querendo ou não estamos falando de um campeonato, que o melhor é ganhar, não importando se a tecnologia é brasileira ou não. Mas quem sabe se tivéssemos uma forma de desafio de construir robôs para combate, somente com tecnologia desenvolvida na própria faculdade, motores reaproveitados ou outras coisas, ai sim poderíamos questionar o gasto de uma equipe. 
E depois que eu vi eles trabalhando em plena primeira semana de Janeiro, o Dudu o Guilherme e o Bruno, numa faculdade vazia. Só desejo boa sorte a todos nós, e que a minha equipe, no caso, tem muito que evoluir para conquistar um campeonato!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 10:04 pm
Sugestões ENECA 2007
Fabio,

fique tranquilo, nosso objetivo também é a evolução da GdR, asssim como a interação cada vez maior entre as equipes.
Realmente prefiro pensar que essa breve discussão não passou de um mal entendido causado por problemas comuns de interpretação de posts, afinal normalmente as discussões mais sérias aqui do fórum normalmente não acrescentam nada e só causam mal estar entre as equipes.
Quanto aos meus exemplo de apelões, acho que ele gerou mais um problema de interpretação...na verdade eu estava sendo irônico, afinal acho realmente um grande mérito conseguir projetar uma eletrônica que funcione sem problemas em robôs de combate. Talvez eu só não tenha sido explícido o suficiente na minha ironia.
Quanto ao Titânio, o preço no Brasil realmente é proibitivo e talvez por isso as equipes tenham dificuldade em adiquirí-lo. No entanto nos EUA o preço é bem mais realista, e é lá que nós compramos as nossas placas. Só pra esclarecer, o preço com importação oficial é muito mais que 20%, o que impossibilita qualquer compra de equipamento lá fora dessa forma, mas há outros meios de trazer coisas lá de fora... Wink(né, Marco?)
Também acho que o caráter da GdR no Brasil é bem diferente da dos EUA, e pra falar a verdade prefiro a nossa guera. É muito mais estimulante ver algo que você mesmo construiu funcionando do que comprar tudo pronto. Mas nem sempre é possível desenvolver tudo do robô e ainda sim manter um nível aceitável, mas como um robô é um projeto altamente multidisciplinar, acreditamos que mesmo não desenvolvendo 100% dos componentes que usamos, ainda sobra bastante coisa pra ser projetada, estudada, discutida, e principalmente construída. No entanto sempre buscamos desenvolver o máximo de componentes possíveis só que não tudo no mesmo ano, afinal niguém aqui vive de construir robô, apesar de muitos sonharem com isso Laughing .
Quanto à sua sugestão de pontuação, acho que isso pode ser um pouco complicado de ser implementado, principalmente no que se refere ao peso dado a cada ítem que você citou (por exemplo: o que é mais importante, uma esrtutura ou uma eletrônica bem projetadas? E o que vale mais, gastar bastante pra fazer algo muito bom o gastar quase nada e fazer algo mediano?). Talvez fosse mais fácil instituir uma nova premiação exclusiva para o projeto, independente dos combates, dissociando totalmente eventuais fatores externos (adversários, sorte, experiência) da qualidade do projeto em si.

Espero que agora não haja nenhum mal entendido  Wink 

Vlw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Última edição feita por bruno_favoreto em Qua Fev 07, 2007 9:13 am; editado 1 vez no total

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 10:10 pm
Sugestões ENECA 2007
Luh,

obrigado pelos seus comentários e pelo reconhecimento. Fico feliz que a visita ao nosso laboratório tenha ajudado a mudar a sua visão sobre a nossa equipe, acho que você é a primeira competidora a ver na prática como o pessoal daqui ralou, e ainda rala, para manter o nível dos robôs.
Uma opinião externa muitas vezes pode ajudar a esclarecer eventuais desconfianças e preconceitos.

Vlw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 11:20 pm
Sugestões ENECA 2007
tah tranquilo Bruno...

quanto a minha ideia... eh algo para ser melhorado, nem tem como explicitar uma coisa complexa dessas por um post. Eu não sei como funciona o esquema da SAE, mas pelo pouco q sei eles tem varias avaliações.
Realmente eh dificil estabeler os criterios, mas se começarmos a conversar sobre isso, quem sabe um dia consigamos fazer uma competição de alto nivel sem atropelar o caráter estudantil.

falow

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Fev 03, 2007 12:39 am
Sugestões ENECA 2007
Uma boa idéia é trocar figurinhas com as equipes de SAE Baja e SAE Aerodesign da USP, eles sempre estão bem classificados e conhecem bem como funcionam essas competições. Aqui temos um bom intercâmbio com as respectivas equipes da PUC, nossos laboratórios são muito próximos e somos bons amigos, logo podemos perguntar também.

Abraços.

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Sab Fev 03, 2007 2:53 am
Sugestões ENECA 2007
Aqui acontece o mesmo em relação a proximidade das equipes. Aliás, tem um integrante que tb é integrante do aero....

E quanto a trabalhar nas férias, achei que a maioria das equipes trabalhassem tb, mesmo que num ritmo reduzido. Mesmo após o Eneca e o ISA no ano passado a gente estava trabalhando.

Babuino

Level 0
0 xp

Local:
Ouro Preto / MG

Babuino

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 04, 2007 7:21 pm
Sugestões ENECA 2007
"  Muita gente "estilou" a data e estamos fazendo o possível para trazer para Outubro!  "

Pelo amor de DEUS cara num põe o Eneca em Outubro não, senão vc quebra as pernas do povo de Ouro Preto!

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 04, 2007 9:52 pm
Sugestões ENECA 2007
Bittencourt Escreveu:
"Férias não existem, é só um período de tempo onde se pode trabalhar sem ser interropido."
Praticamente isso. É um período que a gente não tem que se preocupar com provas, trabs, etc... Fora a possibilidade de trabalhar nos horários melhores do que quando estamos em aula e dormir bem é outra coisa....

gleydsonfonseca

Level 1
1535919 xp

Local:
Recife / PE

gleydsonfonseca

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 06, 2007 12:29 am
Sugestões ENECA 2007
NOVA DATA DO ENECA
DIGAMOS 99% DE GARANTIA!!!

SEMANA OK, desculpem o pessoal de Ouro Preto, mas terão que se esforçar um pouquinho...
MUITA, mas MUITA gente prefere que seja em outubro. E precisamos pensar no público. Ninguém vai querer organizar um Encontro Nacional e ser vazio.

DATA: 06 A 12 de outubro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guerra, dias 6 e 7.
Em breve, uma nova programação estará disponível no site.

Abraços,

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 06, 2007 8:14 pm
Sugestões ENECA 2007
Fabio_ThundeRatz Escreveu:
galera da RioBotz Citei o exemplo do Titanio pq eu fiz uma pesquisa em sampa e o material estava cerca de 1000 reais o kg e tem muita equipe q gasta menos de 2 mil (contando q o motor eh reutilizado e tals) no robô. Mas realmente me lembro de vcs comentarem no tutorial que aki no Brasil era mais caro. Soh naum imaginei q importando fosse 20% do preço praticamente. desenvolvida pelos brasileiros.
Fábio, entrei recentemente na equipe Robocefetmg, não sei se todos vocês conhecem, o que não vem ao caso, mas também pesquisei o preço do Titânio e o que vi foi algo bem diferente. Os valores que encontrei são bem parecidos com os da Riobotz, levando-se em consideração que os valores que encontrei giram em torno de US$80/90. É claro que vc pode comprar as peças já usinadas, o que as torna bem mais caras, afinal, seu único trabalho será projetar as peças que deseja e enviá-las para que uma outra pessoa se dê ao trabalho de criá-las, e como vc mesmo disse, isso foge ao espírito universitário da competição, que é o de, além desenvolver o projeto, criar a tecnologia para que o mesmo funcione.

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 07, 2007 7:27 am
Sugestões ENECA 2007
legal cara, bem melhor esse preço...

o preço q tinham me passado era sem usinagem de nada, a chapa lisa

falow

meggi

Level 9
9148384 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
RioBotz

meggi

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 08, 2007 12:58 pm
Sugestões ENECA 2007
Fabio,

o tutorial tem 3 bons links de revendedores de titânio, infelizmente todos nos EUA. A gente consegue a um pouco menos de US$80 por quilo neles. Mas o esquema é trazer na mala, como "sucata", se for importar você vai pagar quase o dobro. Se você fizer a estrutura toda em alumínio, e só uma camada externa fina de titânio, como fazemos no Touro, não sai tão caro.

O problema é cortar e furar titânio, dá muito trabalho. Use brocas de aço ao cobalto (mais caras), ou então várias brocas de aço rápido. Fure com rotação baixa mas pressão alta sobre a peça, e nunca deixe esquentar, use muito fluido. Serra de fita comum vai cegar toda com titânio, precisa ser uma especial. O ideal é corte com jato d'água, mas a gente não conhece nenhum pelo Rio com potência suficiente (eles só usam para cortar tatames).

Dá trabalho, mas ao final você vai ter um robô mais resistente, e no processo ainda aprender mais sobre engenharia, ciência dos materiais e processos de fabricação.

Abraços, Marco

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 09, 2007 4:55 am
Sugestões ENECA 2007
valeu ae mas o titanio naum vai rolar...
pelo menos ateh agora naum tem nenhum esquema para trazer e acho q mesmo se tivesse ainda força o orçamento lah. Mas valeu pelas dicas ae .
Eu fui cotras de curioso mesmo, mas me assustei com valor q passaram

Babuino

Level 0
0 xp

Local:
Ouro Preto / MG

Babuino

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 11, 2007 3:33 pm
Sugestões ENECA 2007
O gleydsonfonseca, pelo amor de DEUS cara, num põe o ENECA em Outubro não sô. Todo ano levamos pelo menos um ônibus cheio pro ENECA, com certeza estamos dentre as faculdades que mais levam estudantes. Colabora aí! Gostaria de saber quem é contra o evento ser em outro mês e pq? Até agora não vi ninguém reclamar!

Samuel

Level 0
0 xp

Local:
Ouro Preto / MG

Samuel

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 11, 2007 4:56 pm
Sugestões ENECA 2007
Eu tb sou a favor do ENECA em novembro!!
E aí, oq o pessoal acha?
Abraço!
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido