CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next
Autor
Mensagem

giselleveras

Level 3
3827333 xp

Local:
Recife / PE

giselleveras

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 27, 2007 11:41 am
Sugestões ENECA 2007
Está prevista por enquanto para acontecer do 10/11/2007 ao dia 15/11/2007, no Centro de Convenções, no site http://upe.poli.br/~eneca...programacao.htm
Sejam Bem Vindos a Recife Very Happy

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Jan 27, 2007 1:10 pm
Sugestões ENECA 2007
Só pra esclarecer:

Policarbonato alveolar não serviria para o teto pois ele é formado por chapas finas de PC unidas por algum tipo de estrutura de PC tb ([i]honeycomb/i], por exemplo). Ou seja: a espessura total da placa fica grande mas a maior parte dela é oca, acabando com a resistência, principalmente a perfurações. Por isso as placas do teto devem se de PC maciço, como as paredes...talvez um pouco mais finas pois a princípio o teto não sofre tanto, mas para garantir, poderíamos manter a lona , se possível, só pra garantir Laughing 

Quanto à Day Brasil, não me lembro direito mas acho que foi uma das mais caras que encontramos...vou confirmar isso e depois atualizo aqui.

Vlw,[

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 27, 2007 3:24 pm
Sugestões ENECA 2007
Pela programação apresentada no site do eneca 07, as lutas das categorias hobby e middle vão ser separadas em começo da tarde e fim da tarde no primeiro dia, consecutivamente? e no segundo hobby de manhã e middle a tarde? ou será alternado ou alguma coisa assim?

Thacia
Site Admin
Level 21
21074999 xp

Local:
Santo André / SP

Equipe:
SohToskeira

Thacia
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sab Jan 27, 2007 7:13 pm
Sugestões ENECA 2007
Frost,

Esses horários foram publicados, porém nada nos foi consultado. Inclusive seguir esses horários seria complicadíssimo!

Alternar as categorias, de acordo com a demanda dos rounds é o único jeito de minimizar o tempo entre eles... é muito fácil falar "vamos criar o tempo máximo entre rounds de X minutos..." mas colocar isso na prática é impossível. Só quem passa por isso pode entender, pois falar é muito fácil... 

Mas antes de arranjarmos qualquer confusão por causa disso, iremos conversar com o pessoal do ENECA sobre todos os detalhes, porque não tivemos ainda essa oportunidade.

Abraços!

Thacia

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jan 28, 2007 12:54 am
Sugestões ENECA 2007
bruno_favoreto Escreveu:
Policarbonato alveolar não serviria para o teto pois ele é formado por chapas finas de PC unidas por algum tipo de estrutura de PC tb ([i]honeycomb/i], por exemplo). Ou seja: a espessura total da placa fica grande mas a maior parte dela é oca, acabando com a resistência, principalmente a perfurações. Por isso as placas do teto devem se de PC maciço, como as paredes...talvez um pouco mais finas pois a princípio o teto não sofre tanto, mas para garantir, poderíamos manter a lona , se possível, só pra garantir
De fato as chapas alveolares não tem a mesma resistência que as chapas maciças (desconsiderando as mais finas). Chapas alveolares são aconselhadas para coberturas pois além de serem mais leves, a estrutura se comporta como uma treliça. As chapas maciças necessitam de uma estrutura mais reforçada e são normalemente usadas com alguma curvatura a fim de evitar que se flexionem com o próprio peso. O ideal seria realizar testes de impacto nos diferentes materiais. Usar lona faz o policarbonato perder seu sentido. Neste caso ja é mais lógico usar algo opaco como o OSB (bem viável por sinal) e aproveitar a estrutura para fixar algum tipo de iluminação interna. Se a iluminação interna não for boa opção devido ao que ocorre dentro da arena, é possível usar o policarbonato apenas em "janelas" no teto com a iluminação sobre elas.
bruno_favoreto Escreveu:
Quanto à Day Brasil, não me lembro direito mas acho que foi uma das mais caras que encontramos...vou confirmar isso e depois atualizo aqui.
O preço de referência para a Day Brasil que tenho é com disconto para atacadistas que usam CNPJ para as compras na loja de Curitiba. Talvez esse o motivo da diferença.
Thacia Escreveu:
... é muito fácil falar "vamos criar o tempo máximo entre rounds de X minutos..." mas colocar isso na prática é impossível. Só quem passa por isso pode entender, pois falar é muito fácil...
Reconheço o esforço da organização para o bom desenvolvimento do evento, mas como a sujestão da regra de tempo foi minha, peço desculpas pela impressão que parece ter causado. Tenho costume de dar pitacos em tudo e as vezes acabo fazendo algo paracer fácil. PS.: Ja nem queria mensionar a questão do escore aqui pois tentando desenvolver alguma formulação, percebi o quão é complicado isto. Rolling Eyes

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jan 28, 2007 1:13 am
Sugestões ENECA 2007
Embarassed Coisa boba na frase, mas...

Vetor Escreveu:
PS.: Ja nem queria mensionar a questão do escore aqui pois tentando desenvolver alguma formulação, percebi o quão é complicado isto. Rolling Eyes
PS.: Ja nem queria mencionar a questão do escore aqui poi,s tentando desenvolver alguma formulação, percebi o quão complicado isto. ... mania de perfeição.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jan 28, 2007 1:33 am
Sugestões ENECA 2007
Vetor,

ainda discordo do que você disse.

O policarbonato alveolar é aconselhado para coberturas em aplicações CONVENCIONAIS. Entenda-se: a grande maioria dos casos, em que a cobertura do projeto não precisa resistir a grandes impactos, justamente a principal função do teto da arena.
Quanto ao OSB, nunca trabalhei com esse material mas, pelo que eu pesquisei, ele é bem menos resistente do que o policarbonato (especialmente se considerarmos as séries de alta resistência).
É bem verdade que a lona iria tirar um pouco da vantagem do policarbonado em relação a outros materias (a transparência), mas, como eu disse, a lona poderia ser usada SOMENTE se fossem utilizadas placas mais finas no teto, como 2ª camada de proteção.
Quanto ao peso superior do policarbonato, concordo que isso seja uma desvantagem, mas se for levado em conta no início do projeto isso pode ser contornado sem grandes problemas, posibilitando a utilização desse material que sem dúvida é o mais seguro, e portanto mais indicado nesse caso.

Vlw,

gleydsonfonseca

Level 1
1535919 xp

Local:
Recife / PE

gleydsonfonseca

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 30, 2007 1:15 am
Sugestões ENECA 2007
frost Escreveu:
Pela programação apresentada no site do eneca 07, as lutas das categorias hobby e middle vão ser separadas em começo da tarde e fim da tarde no primeiro dia, consecutivamente? e no segundo hobby de manhã e middle a tarde? ou será alternado ou alguma coisa assim?
Estes horários serão realmente mudados. Como eu disse antes, ainda estamos estudando soluções para uma contra-proposta com a Organização da Guerra. Queremos seguir as regras da RFL, porém existem limitações que, por exemplo, inutilizam (não achei termo melhor Razz) o horário que pré-estabelecemos (o do site que o frost viu).
Thacia Escreveu:
...é muito fácil falar "vamos criar o tempo máximo entre rounds de X minutos..." mas colocar isso na prática é impossível. Só quem passa por isso pode entender, pois falar é muito fácil...
Realmente não é fácil. Tendo o Paulo, o Leandro e a Thacia pra organizar tudo. Porém, nossa maior preocupação é com o público. A idéia é deixar a Guerra de Robôs como referência para qualquer evento tecnológico no país. Para isso precisamos de um local bom para o público que não sejam somente os congressistas do ENECA. Pensamos no Geraldão, que cabe 15.000 pessoas, mas percebemos que deixaria o público muito longe da arena. E nã adianta colocar telões, pois ninguém vai a uma Guerra de Robôs para ver pela TV! Shocked Esta será a maior Guerra de Robôs vinculada ao ENECA (e porque não a maior até o momento no Brasil). Para isso, estamos trabalhando arduamente (não paramos um dia sequer durante as férias). EU GARANTO!
giselleveras Escreveu:
Está prevista por enquanto para acontecer do 10/11/2007 ao dia 15/11/2007, no Centro de Convenções
Muita gente "estilou" a data e estamos fazendo o possível para trazer para Outubro! Obrigado pela atenção de todos!!!!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jan 30, 2007 6:22 am
Sugestões ENECA 2007
Gleydson,

é bom saber que vocês estão se empenhando na organização do evento e tentando atender aos pedidos dos competidores. No entanto mudanças imporatantes como data do evento e regras devem ser definidas o mais rápido possível para que as equipes possam se programar tanto em relação aos robôs quanto em relação ao transporte para o evento. Acho que esse tempo inclusive já está ficando muito curto para efetuar mudanças drásticas como essas.

Vlw,

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jan 30, 2007 6:35 pm
Sugestões ENECA 2007
Tenho que concordar com o Bruno, como a distância até Recife é grande, o planejamento precisa ser feito com mais antecedência, principalmente devido aos custos de transporte que aumentam muito com a distância. Logo quanto antes a data for definida, melhor. Particularmente não vejo problemas com novembro, tirando as últimas provas do período. 
Quanto ao teto de policarbonato, realmente é uma opção bem resistente, porém um pouco cara. Caso seja a solução adotada, as placas novas poderiam ir para as laterais. Outra idéia seria ao invés de uma única chapa grossa de policarbonato, implementar mais de uma chapa fina, compondo a espessura desejada. Este princípio é empregado em blindagem de vidros e tanques de guerra, sendo mais resistente do que apenas uma chapa grossa, além disso as chapas internas poderiam ser trocadas por um preço menor Wink
No mais gostaria de agradecer desde já o empenho da organização do VII Eneca e mais uma vez a dedicação da Thacia e do Paulo.

Abraços

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 2:54 pm
Sugestões ENECA 2007
acho q num futuro ae a gente devia aproximar o projeto dos robos com projetos de engenharia...termos avaliações de relatorios e etc, tipo as competições da SAE.

td bem q nos EUA a guerra eh um esporte e um evento de entretenimento, mas como aki no Brasil eh um evento tocado pelas universidades (tanto que no eneca soh pode participar universidade), devemos ter prioridade no desenvolvimento dos futuros profissionais de engenharia q hj se aprimoram entrando para uma equipe de sua faculdade.

Sim. É uma crítica a RioBotz, a equipe está de parabens pq o Touro é realmente muito ****. Mas assim, se eu tivesse ganhado uma competição com um robo q o q tem de titanio nele custa mais do q muito robo q lutei contra...não me sentiria bem. No simples portugues, me sentiria um apelão.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 5:16 pm
Sugestões ENECA 2007
Fabio,

Realmente concordo com a aproximação do da guerra de robôs que ocorre durante o Eneca com os moldes dos eventos organizados pela SAE, incluindo relatório. Contudo não devemos esquecer jamais o público, afinal é ele quem atrai patrocínios - a Thacia e o Paulo não conseguiriam manter as competições sem o apoio da NSK - e gera o potencial para o crescimento do evento.
A sua mensagem estava indo muito bem, porém acho que você se perde no final. Se nós da Riobotz hoje temos acesso a titânio e outros materiais é por que corremos atrás de patrocínio, pesquisamos, estudamos e nos desdobramos  para fazer a equipe acontecer. Só como referência, toda a armadura do Touro tem 1,7Kg de titânio, o que custa um pouco mais de 100 dolares ou seja, menos de 300 reais, se você conseguir fazer um robô completo, competitivo, com esse preço, tirarei o meu chapeu.
Quanto a parte de engenharia, gostaria de apontar o tutorial, o qual foi feito apenas com o intuito de ajudar o nosso esporte, hobby ou atividade extra classe crescer. 
Sem ofenças, espero que você reveja o seu conceito, a idéia da guerra de robôs é sempre evoluir, não é?

Abraços,

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 5:27 pm
Sugestões ENECA 2007
Fabio,

concordo com você, e sempre fui a favor, da avaliação dos projetos além dos combates, o que permitiria uma avaliação mais profunda do esforço das equipes, que muitas vezes é encoberto por um ou outro detalhe, inexperiência, e até azar.
Obrigado pelo elogio ao Touro, é recompensador saber que os adversários reconhecem nosso trabalho.
As críticas de outras equipes são sempre bem vindas, desde que sejam construtivas, mas eu não poderia concordar com o seu comentário sobre a nossa equipe. Primeiramente: é óbvio que os nossos robôs custam caro. Eu sei , você sabe, todo mundo sabe. E pra falar a verdade esse assunto já foi abordado tantas vezes que sinceramente é até massante ter que responder sempre as mesmas coisas pra pessoas diferentes, seria bem mais fácil se vocês simplesmente lessem os tópicos anteriores com os argumentos que nós já demos. Mas já que você insiste nesse assunto, vamos lá:
Como eu disse, nossos robôs são caros sim...Nós nunca escondemos ou muito menos negamos isso.  Muito pelo contrário, sabemos que a Guerra de Robôs é um evento que pode sair bem caro e sempre falamos isso quando construtores iniciantes, repórteres, alunos, e outros interessados nos procuram. No entanto se hoje temos recursos para construir robôs que obtém bons resultados em competições é porque trabalhamos duro para isso, nos aprimoramos e sempre evoluímos. Nosso começo foi bastante difícil, passamos por períodos de verba reduzida, e até nula, mas trabalhamos com o que tínhamos e mesmo assim obtivemos bons resultados, inclusive despertando elogios e inveja de outras equipes (em 2003, com o Lacraia, começou o boato de que nossos robôs eram comprados nos EUA Rolling Eyes ). Bons resultados e exposição na mídia atraem e mantém patrocinadores, o que cria um ciclo vicioso positivo: mais recursos leva a bons resultados que levam a mais exposição que trazem mais patrocinadores, e assim continua.
Além disso, nossos atuais patrocínios são resultado de um trabalho de pesquisa e também bastante esforço de nossa parte. Ninguém veio oferecendo dinheiro pra gente sem mais nem menos, nós corremos atrás. Por isso simplesmente não posso concordar com você: sinceramente não me sinto "um apelão". Como eu disse, nossa situação atual é resultado de muito esforço, trabalho e bons projetos ao longo de 4 anos. No entanto se você realmente acha que nós "apelamos" ao nos esforçarmos tanto, então imagino que você também ache que o pessoal da Uai!rrior seja "apelão" por ter se esforçado para construír sua própria eletrônica de potência, ou ainda que o pessoal da Engetrônica seja "apelão" por ter desenvolvido seu próprio sistema de rádio. Se for assim, acho que somos todos "apelões" por virarmos noites projetando, discutindo e construindo os robôs. Quem sabe não deveríamos parar de nos esfoçar tanto, e assim diminuir o nível das competições para que não corramos o risco de sermos considerados "apelões".
Na verdade eu poderia continuar escrevendo páginas sobre esse assunto, assim como conversar por horas com qualquer um que fale "vocês só ganham porque tem dinheiro", mas como eu já disse várias vezes: esse assunto já está mais que saturado e sinceramente não vejo possibilidade de evolução. Mas se por acaso você, ou qualquer outra pessoa, tiver algum argumento que ache realmente válido ou que possa mudar o rumo da discussão, estamos abertos a novas críticas.

Saudações,

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 7:15 pm
Sugestões ENECA 2007
galera da RioBotz

Apesar de, pela reação de vocês, ter parecido, minha intenção não é me juntar à galera que acha que vocês ganham porque os robôs são mais caros ou que vocês vencem porque tem mais dinheiro. Isso pelo simples fato de que se fosse só grana vcs naum teriam voltado com medalhas da Robogames, lugar onde, a priori, todas as equipes tem grana. Não quero tirar o mérito de vocês de forma nenhuma. 

Eu não quero discutir o custo de vcs, isso não eh da minha conta. Usei a RioBotz de exemplo pq é a equipe q mais se aproxima das gringas. Lá nos EUA, a Guerra de Robôs assumiu a postura de um evento que é mais de show do que de engenharia pq lah, me parece que naum eh mais uma disputa entre faculdades de engenharia (embora, segundo o tutorial a guerra tenha nascido nas faculdades). Então surgiu todo um mercado de peças com o objetivo de suprir esse nicho de mercado.

Como aki no Brasil somos todos de universidades, na minha opinião, perde o sentido alunos de engenharia ficarem comprando essas peças prontas. Não que isso seja o padrão, mas penso que estamos caminhando para deixar de ser engenheiros e passarmos a ser integradores. No seus exemplos de outros "apelões" senti q vcs realmente naum entenderam o q eu queria dizer. O q temos q fazer eh exatamente desenvolver as nossas eletronicas, sistemas de radio, reduções..etc. Não os acho apelões os que assim fazem e sim herois. 

Citei o exemplo do Titanio pq eu fiz uma pesquisa em sampa e o material estava cerca de 1000 reais o kg e tem muita equipe q gasta menos de 2 mil (contando q o motor eh reutilizado e tals) no robô. Mas realmente me lembro de vcs comentarem no tutorial que aki no Brasil era mais caro. Soh naum imaginei q importando fosse 20% do preço praticamente.

Claro q como todos q estão por aki, lancei esse assunto pq quero o bem da guerra e a constante evolução de todas as equipe e do Brasil na RoboGames. Inclusive li e gostei do tutorial e acho legal esse forum pq naum miguelamos as informações. Mas mais ainda, a nossa evolução como engenheiros, por ser um evento estudantil, é prioridade ao inves de virar evento de entretenimento. O ideal é q consigamos aliar o nosso desenvolvimento com a festa.

É da hora ver gente do Brasil ganhando lá fora, e será melhor ainda o dia que alguem ganhar com um robo que tenha toda a  tecnologia dele desenvolvida pelos brasileiros.

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 02, 2007 8:06 pm
Sugestões ENECA 2007
como o tema eh sugestões...

acho q para esse ano naum rola, mas para um futuro proximo mudarmos o sistema de pontuação.

Dividirmos o robo nos seus sub projetos

robo = documentação, redução, eletronica, estrutura, custo, arma etc...

para cada uma dessas partes colocarmos uma pontuação. Caso tenha comprado pronto...zero

ae fazermos o campeonato estabelecemos tb uma pontuação, soh q obviamente maior 

depois soma tudo e v quem ganhou.

Assim premiamos as equipes desenvolvedoras e não atrapalhamos quem compete fora
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido