Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Pessoal boa noite. Não entendo nada de eletrônica e preciso contruir ou comprar se for o caso um controlador de velocidade parar dois motores de ventoinha de carro de 12v. Não sei ao certo a amperagem deles, mas pelo que vi chegam no máximo a 30a. Poderiam me dar apenas um rumo de como posso montar? O que preciso? Se tiver pronto, onde teria? Trata-se de um projeto de maquina de lançar bolas de tennis que esta praticamente pronto, só falta isto. Obrigado a todos.
ANEXOS:
![]() |
mabuchi.jpg Tamanho: 16.24 KB Downloads: 1325 veze(s) |
olá, para controlar a rotação de motor DC, de corrente contínua, como é o seu caso, temos duas alternativas viáveis, a primeira é pela variação da tensão e a segunda é mais complexa e envolve o fracionamento da energia que é enviado ao motor por um sistema de chaveamento chamado PWM. a questão mais delicada é quanto a potencia. eu já vi engenheiros quebrando a cabeça para projetar um circuito PWM para controle de elevação de mesa cirúrgica com motor de limpador de para-brisa, devido aos problemas de harmonicas gerados pelo chaveamento de alta frequencia. o que vc precisa é de algo variável ou fixo? para este caso poderia ser feito um tipo de fonte ajustavel na qual se controla a potencia que vai para o motor. não sei se vc sabe, mas os motores dos antigos toca-fitas usavam controladores de corrente, mantendo a rotação constante. eu poderia ver se faço algo para vc experimentar. teria como vc medir a corrente real do motor durante o uso? mesmo que esteja com muita força ainda. até.
olá novamente estive pensando um pouco e cheguei na seguinte conclusão: dá para trocar de motor? se puder colocar motor que já é alimentado pela rede AC, 110/220Vac o controle ficaria bem mais simples de se fazer. não sei qual é a ideia de alimentação, vai usar bateria? ou pode ser com fonte? se for na fonte, uma para essa corrente que vc disse vai ficar um pouco cara. mas se puder trocar o motor além de poupar espaço, custo da fonte, controle mais simples, enfim, são várias vantagens. vc pode encontrar motor em ferramentas, como parafusadeira, micro retifica, furadeira, esmerilhadeira, liquidificador, são vários tamanhos e potencia. e o controle seria feito com um tipo de dimmer, similar ao usado em lâmpadas incandescentes. até mais.
ola WFRASSON, pesquisando encontrei este topico, eu tbm estou desenvolvendo pela segunda vez uma maquina de lançar bolinha, e este problema q vc esta tendo foi o pior de todos q eu enfrentei, nesta segunda vez estou hoje procurando alguma solução, e te pergunto vc conseguiu terminar, como fez, podemos conversar mais sobre este assunto, eu acabei adquirindo algumas experiencias, neste sentido. abç
Amigo, boa noite Encontrei na epoca um controlador de velocidade de 40 am, pode me enviar email wfrasson@gmail.com. Estou pensando em fazer um novo projeto, pois o original ficou muito grande e pesado. Abraços.
caamunoz Escreveu: ola WFRASSON, pesquisando encontrei este topico, eu tbm estou desenvolvendo pela segunda vez uma maquina de lançar bolinha, e este problema q vc esta tendo foi o pior de todos q eu enfrentei, nesta segunda vez estou hoje procurando alguma solução, e te pergunto vc conseguiu terminar, como fez, podemos conversar mais sobre este assunto, eu acabei adquirindo algumas experiencias, neste sentido. abç |
então eu acabei fazendo um projeto com motor de ventoinha mas ficou muito pesado, ha um tempo atras comprei dois motores nos EUA mas nao fiz nada, estou pensando em fazer algo mais simples, apenas para "soltar as bolinhas", igual os professores normalmente fazem para Drill. meu email wfrasson@gmail.com
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |