CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
djpaulinho

Level 0
53118 xp

3
djpaulinho

Responder com citações
Mensagem Sex Set 27, 2013 2:19 am
Dúvidas e Implementações
Fala galera.. sou novo nesse mundo Arduino... mas to estudando bastante aqui e gostei muito do projeto Albatross, e queria usar ele na automação da minha casa.

Queria tirar umas dúvidas e se possível a ajuda de vcs em algumas mudanças q preciso fazer.

1- Preciso acessar os comandos da minha casa por rede interna ou Internet... e vi q la no Albatross_Guia_de_Inicializacao.pdf só tem a opção de enviar os comandos por app OSC. O ideal seria uma pagina em php ou pagina dentro do própio arduino... enfim... o q vcs acharem q fica melhor.

2- Queria muito q os botões mudassem conforme o status do objeto ligado ao relé... ex: a lâmpada acesa o botão fica verde... apagada vermelho. mesmo eu ascendendo pelo interruptor.

3- Teria uma forma de unir 2 ou mais Albatross Slave - Relê, usando apenas um Xbee??? Pois tenho uma tomada 4x4 onde eu iria ligar 6 interruptores e acharia um disperdicio comprar 3 Albatross Slave - Relê com Xbee para ficar um do lado do outro!

Como pode ver eu estou aprendendo e não conseguiria produzir placas ou mudar o código sem ajuda de vcs.

Espero a ajuda de todos para implementar esse projeto fantástico feito pela robocore... Vlw

Lenz
Site Admin
Level 20
20537307 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sex Set 27, 2013 8:26 pm
Dúvidas e Implementações
Olá djpaulinho,

Comentário:
1- Preciso acessar os comandos da minha casa por rede interna ou Internet... e vi q la no Albatross_Guia_de_Inicializacao.pdf só tem a opção de enviar os comandos por app OSC. O ideal seria uma pagina em php ou pagina dentro do própio arduino... enfim... o q vcs acharem q fica melhor.
O Albatross funciona todo através de comandos OSC, o que torna a utilização do mesmo extremamente prática, uma vez que já existem inúmeros programas que trabalham com esse protocolo e você consegue facilmente utilizá-los para criar interfaces. Você pode acessar o Albatross através da internet, para isto basta configurar de forma apropriada o roteador para redirecionar os comandos recebidos nas portas utilizadas pelo Albatross para o IP interno do mesmo.
Comentário:
2- Queria muito q os botões mudassem conforme o status do objeto ligado ao relé... ex: a lâmpada acesa o botão fica verde... apagada vermelho. mesmo eu ascendendo pelo interruptor.
Você consegue fazer isso utilizando botões "toggle", desde que não coloque interruptores em paralelo com os relês, pois desta forma, sempre que o relê estiver ativado a lâmpada vai estar acessa... Agora, se você tiver interruptores em paralelo com os botões, atualmente não tem como saber se a lâmpada está acesa ou apagada, pois os programas OSC existentes atualmente, não fazem o tratamento das respostas enviadas pelo módulo. Porém está nos planos desenvolvermos um aplicativo que faça esse tratamento.
Comentário:
3- Teria uma forma de unir 2 ou mais Albatross Slave - Relê, usando apenas um Xbee??? Pois tenho uma tomada 4x4 onde eu iria ligar 6 interruptores e acharia um desperdício comprar 3 Albatross Slave - Relê com Xbee para ficar um do lado do outro!
Sim, é possível. Porém não é uma tarefa muito trivial. Fora que você teria de fazer uma "gambiarra" para interligar demais pinos do Xbee na outra placa slave. No momento não possuímos uma solução pronta, porém dependendo da demanda, podemos pensar em desenvolver um slave com mais reles. O Albatross está apenas começando, a idéia é estar sempre desenvolvendo e implementando novas funções com o apoio da comunidade. O Albatross tem um enorme potêncial para se tornar sistema de automação completo e acessível para todos, porém temos de dar um passo de cada vez.
3
djpaulinho

Level 0
53118 xp

3
djpaulinho

Responder com citações
Mensagem Sab Set 28, 2013 12:51 am
Dúvidas e Implementações
Lenz Escreveu:
Olá djpaulinho,
Comentário:
O Albatross funciona todo através de comandos OSC, o que torna a utilização do mesmo extremamente prática, uma vez que já existem inúmeros programas que trabalham com esse protocolo e você consegue facilmente utilizá-los para criar interfaces. Você pode acessar o Albatross através da internet, para isto basta configurar de forma apropriada o roteador para redirecionar os comandos recebidos nas portas utilizadas pelo Albatross para o IP interno do mesmo.
Comentário:
Você consegue fazer isso utilizando botões "toggle", desde que não coloque interruptores em paralelo com os relês, pois desta forma, sempre que o relê estiver ativado a lâmpada vai estar acessa... Agora, se você tiver interruptores em paralelo com os botões, atualmente não tem como saber se a lâmpada está acesa ou apagada, pois os programas OSC existentes atualmente, não fazem o tratamento das respostas enviadas pelo módulo. Porém está nos planos desenvolvermos um aplicativo que faça esse tratamento.
Comentário:
3- Teria uma forma de unir 2 ou mais Albatross Slave - Relê, usando apenas um Xbee??? Pois tenho uma tomada 4x4 onde eu iria ligar 6 interruptores e acharia um desperdício comprar 3 Albatross Slave - Relê com Xbee para ficar um do lado do outro!
Sim, é possível. Porém não é uma tarefa muito trivial. Fora que você teria de fazer uma "gambiarra" para interligar demais pinos do Xbee na outra placa slave. No momento não possuímos uma solução pronta, porém dependendo da demanda, podemos pensar em desenvolver um slave com mais reles. O Albatross está apenas começando, a idéia é estar sempre desenvolvendo e implementando novas funções com o apoio da comunidade. O Albatross tem um enorme potêncial para se tornar sistema de automação completo e acessível para todos, porém temos de dar um passo de cada vez.
Certo.... em relação aos interruptores... se eu usar o de pulsar... resolveria o problema? o OSC saberia se o rele esta ligado ou não? acho isso importante pois a pessoa estando longe de casa ela sabe se deixou algo ligado ou não. Em relação as placas slaves com mais reles, sem duvida vai ser uma ótima ajuda para cada projeto.. pois nao se deve pensar so na forma de por o slave dentro de uma caixa de luz... ate por q ele serve para muitas tarefas e não só para ligar luzes. Fabricar de 2, 4, 6 e 8 seria já um ótimo passo para ampliar as ideias dos projetos. Outra perguntinha... qual OSC da suporte a botão multi tarefa... ex. quero fazer um botão de cenas. Ao apertar ele executa várias funcóes.. como acender a luz, ligar o som e o Ar por exemplo. Eu usei o TouchOSC e vi q ele n permite essa função. enfim... to querendo usar o albatross no meu projeto porem preciso resolver esse pequenos probleminhas... q infelizmente eu não conseguiria resolver sozinho.... pois sou novo nesse mundo arduino.
3
joseronaldo

Level 0
0 xp

3
joseronaldo

Responder com citações
Mensagem Sex Out 25, 2013 7:35 pm
Dúvidas e Implementações
eu estou com uma dificuldade de configurar o albatroz, copilei o código tudo certo inicia normalmente, só que na hora de configurar o ip com o comando ip=<192.168.1.152># fecho o serial digito ipconfig# não muda nada, só fica com ip=160.168.1.254
 o mac também não muda so fica com esse (mac=A1-BA-78-5-50-0)  eu estou usando o win8.

BeatSlayer
Moderator
Level 43
43488582 xp

BeatSlayer
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Out 28, 2013 11:15 am
Dúvidas e Implementações
Eu creio que o comando correto é Código:

maxtorres

Level 0
0 xp

3
maxtorres

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 12, 2013 9:05 pm
Dúvidas e Implementações
Oi pessoal blz?

estou com uma duvida com relação ao modulo xbee, para o uso no albatroz pode ser usado o S1 e o S2 
ou só o S1 para a configurações automática. Vi que tem diferença nas configurações.

Lenz
Site Admin
Level 20
20537307 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sab Jan 04, 2014 11:32 am
Dúvidas e Implementações
Por enquanto o Albatross só funciona com Xbees da Série 1

Lenz
Site Admin
Level 20
20537307 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sab Jan 04, 2014 11:46 am
Dúvidas e Implementações
djpaulinho Escreveu:
o OSC saberia se o rele esta ligado ou não? acho isso importante pois a pessoa estando longe de casa ela sabe se deixou algo ligado ou não.
Por enquanto não, mas está nos planos adicionar essa funcionalidade. Para isso é necessário desenvolver um sensor de corrente junto aos módulos escravos (pois como os reles trabalham em paralelo com interruptores, o rele estando acionado não necessariamente condiz com a luz estar acessa) e desenvolver uma interface própria (pois os programas de OSC atuais não fazem tratamentos de resposta).
djpaulinho Escreveu:
Em relação as placas slaves com mais reles, sem duvida vai ser uma ótima ajuda para cada projeto.. pois nao se deve pensar so na forma de por o slave dentro de uma caixa de luz... ate por q ele serve para muitas tarefas e não só para ligar luzes. Fabricar de 2, 4, 6 e 8 seria já um ótimo passo para ampliar as ideias dos projetos.
Também está nos planos desenvolver uma placa com mais reles.
djpaulinho Escreveu:
Outra perguntinha... qual OSC da suporte a botão multi tarefa... ex. quero fazer um botão de cenas. Ao apertar ele executa várias funcóes.. como acender a luz, ligar o som e o Ar por exemplo. Eu usei o TouchOSC e vi q ele n permite essa função.
Estamos também trabalhando nisso. Para comandos IR não haveria muitos problemas, porém para comandar as luzes, uma vez que o escravos estão em paralelo com interruptores, haveria antes a necessidade de desenvolver o sistema que detecta se a luz está acesa ou apagada.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido