CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

leotronica

Level 13
13191191 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 15, 2013 12:44 pm
Problema elétrico na residência ou geladeira com defeito?
Pessoal, sei que aqui é um fórum voltado para robótica mas estou com uma duvida que já esta comendo os meus nervos, o que acontece é que eu tenho uma geladeira Brastemp Frost Free aqui em casa e de uns dias para cá ela vem tendo um comportamento meio estranho, assim, quando o motor do compressor dela está a funcionar e eu ligo a lampada da cozinha o motor simplesmente desliga como se a lampada estivesse puxando muita corrente e fazendo com que a geladeira desarme.

Pois bem tendo isso em mente eu troquei a lampada fluorescente por outra mas o problema continuou e fazendo alguns testes eu verifiquei que não importa onde eu mexo sempre que uma outra carga é acionada a geladeira desliga independentemente se for lampada da sala, banheiro,quarto, tv, maquina de lavar e etc, fiquei encucado com isso pois esse tipo de coisa é normal acontecer para cargas que exigem muita potência como um chuveiro ou um ferro de passar e não uma simples lampada de 20W.

Para que o texto não fique muito longo eu vou pontuar todos os testes que eu fiz até o momento, eu quero tentar fazer de tudo antes de chamar um técnico para mexer na minha geladeira, pois eles sempre fazem mais cagada do que concerto e ainda por cima cobram um absurdo para tal. 

- Troquei a lampada por outra para testar e não funcionou.

- Liguei a geladeira em uma extensão e liguei em outro ponto da casa e repeti o teste sem sucesso.

- Medi a tensão na tomada e a mesma não sofre variação quando eu ligo os outros eletrodomésticos da minha casa.

- Medi a corrente que passa quando a geladeira está ligada e a mesma é de 1,7A e quando é ligado algum eletrodoméstico ela simplesmente é desligada.

- Usei um estabilizador modelo cubic para ver se é alguma flutuação de corrente ou tensão na linha mas não funcionou, a geladeira mesmo usando um estabilizador continua a desligar quando liga outro eletrodoméstico em casa.

Enfim depois dessa maratona de testes estou aqui querendo saber o que pode está acontecendo, pois somente a geladeira está apresentando esse problema aqui em casa. Minha mãe quer chamar um eletricista para olhar a instalação mas eu tenho quase certeza que o problema está na geladeira e não na instalação, pois se fosse na instalação outros aparelhos estariam apresentando o mesmo problema.

E ai alguém ai tem alguma ideia do que pode ser?

rcdy2003

Level 7
7565565 xp

Local:
Serra / ES

rcdy2003

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 15, 2013 5:07 pm
Amigo, tente ligar a geladeira em outro circuito da casa (circuito é representado por cada disjuntor no quadro geral da casa)

Se acontecer a mesma coisa, verifique se o disjuntor do circuito da geladeira está esquentando.

Pode ser fiação ruim tbm, que com baixas cargas a flutuação de tensão fica imperceptivél, porém a corrente diminui drasticamente, pois os circuitos de tomadas e lâmpadas são ligados em paralelo, ou seja, são divisores de corrente.

Na minha casa tive um problema parecido, onde o disjunto de entrada esquentava e cortava a metade da corrente que passava, assim apenas o que exigia pouca corrente na casa funcionada, como lâmpadas eletrônicas.

leotronica

Level 13
13191191 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 15, 2013 6:52 pm
Cara como tinha dito antes eu já tinha ligado a geladeira em outro ponto da casa sem sucesso e sobre o disjuntor eu verifiquei que o mesmo não está aquecendo.

E ai mais alguma sugestão?
3
BetoBrastemp

Level 0
40000 xp

3
BetoBrastemp

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 04, 2013 11:04 pm
Amigo! tenho mais de 25 anos em varias autorizadas,inclusive a Brastemp. E nunca me deparei com um defeito desse, sendo que depois que li o tópico aqui, entrei em contato com meus amigos técnicos, e pra minha surpresa, um deles tem agendado uma visita para atender uma frost, com o mesmo defeito da sua. Vou aguardar o resultado do conserto, e depois posto aqui....Obs; Tenho quase certeza que o defeito é o modulo eletrônico da mesma, se for!  você mesmo troca....Aguarde...

Att. Roberto..

leotronica

Level 13
13191191 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qua Jun 05, 2013 10:26 am
Olá BetoBrastemp, esqueci de responder, o técnico veio aqui e realmente era problema no modulo eletrônico da geladeira. Que defeito louco né!!
3
teninho

Level 0
-10000 xp

3
teninho

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 04, 2013 11:15 pm
Gente, estou realmente com o mesmo problema.. Geladeira brastemp frost free.. Ja troquei a placa dela e continua problema..

O engracado eh que ela e super sensivel a lampadas florescentes.. Quando eu ligo/desligo uma incadescente nao acontece o problema...

Pelo menos nao estou ficando maluco.....

Daniel

leotronica

Level 13
13191191 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 05, 2013 10:03 am
Cara aqui a minha foi a placa que foi trocada, não sei o porque a sua ainda continua dando problema.

E outra, não adianta procurar na net filtros para colocar nas lampadas que não adianta, o que eu fiz temporariamente foi usar lampadas incandescentes mesmo.
3
ke_81

Level 0
0 xp

3
ke_81

Responder com citações
Mensagem Qui Jun 05, 2014 6:26 pm
Gente estou c o mesmo problema. Minha geladeira é uma Brastemp modelo BRM 35 bbb NA. Já estou ficando louca com isso. Ligo qualquer lâmpada da casa e o motor da geladeira para. Já chamei um eletricista e ele disse q a rede elétrica está normal. Ele até ligou a geladeira diretamente no relógio e ela continua a desligar após acionar qualquer lâmpada. Chamei um tecnico autorizado da Brastemp ele cobra 400,00 reais p trocar a placa eletrônica. Mas vi um aqui dizendo q trocou e não adiantou. Agora estou c medo de gastar essa grana e não resolver o problema. Alguém me ajuda

leotronica

Level 13
13191191 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qui Jun 05, 2014 6:46 pm
ke_81,

No meu caso eu tive que trocar a placa mesmo. Caso tenha experiência com circuitos e não queira pagar 400R$ para o técnico trocar a placa eu sugiro que verifique qual é o modelo da sua geladeira e compre e instale você mesmo a plaquinha, no mercado livre tem o modelo da minha, porém não sei se é o mesmo para a sua geladeira.

http://produto.mercadoliv...l-p-entrega-_JM

OBS: ISSO É APENAS UMA SUGESTÃO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS A SEU EQUIPAMENTO OK.
3
edquaresma

Level 3
3261221 xp

Equipe:
Br-Robotics

3
edquaresma

Responder com citações
Mensagem Seg Set 08, 2014 1:41 pm
A única resposta plausível é realmente o módulo eletrônico, se a geladeira não fosse controlada pela eletrônica, somente o acionamento de uma carga muito potente causaria uma queda de tensão suficiente para que o motor do compressor se desligasse. 

Essas eletrônicas são alimentadas por fontes chaveadas verifique também a fonte (caso ela não seja integrada à própria placa eletrônica).
3
ander.brs

Level 0
0 xp

3
ander.brs

Responder com citações
Mensagem Dom Jan 24, 2016 12:28 am
Estou com o mesmo defeito.
Pela minha pesquisa é a placa
Mas vou verificar  os capacitores dela antes de  trocar a placa.
3
chui

Level 0
40655 xp

3
chui

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 28, 2016 4:04 pm
Pessoal,

Apesar do tópico antigo, acho que vale a pena responder.

Esse problema ocorre pq lampadas eletrônicas geram ruídos na rede elétrica. As geladeiras modernas possuem microcontroladores como processadores. Esses são alimentados por fontes chaveadas com capacitores em paralelo junto do filtro do retificador, que incham ou tem sua capacitância alterada com o tempo. Isso torna o sistema extremamente sensível aos ruídos na rede elétrica, desarmando o microcontrolador e por consequência o compressor.

Se trocar os capacitores do primário e também os do secundário da fonte ficam perfeitas novamente.
3
Gustavotorres

Level 0
0 xp

3
Gustavotorres

Responder com citações
Mensagem Ter Dez 20, 2016 2:08 am
chui Escreveu:
Pessoal, Apesar do tópico antigo, acho que vale a pena responder. Esse problema ocorre pq lampadas eletrônicas geram ruídos na rede elétrica. As geladeiras modernas possuem microcontroladores como processadores. Esses são alimentados por fontes chaveadas com capacitores em paralelo junto do filtro do retificador, que incham ou tem sua capacitância alterada com o tempo. Isso torna o sistema extremamente sensível aos ruídos na rede elétrica, desarmando o microcontrolador e por consequência o compressor. Se trocar os capacitores do primário e também os do secundário da fonte ficam perfeitas novamente.
Estou com o mesmo problema, qualquer coisa em paralelo com a geladeira ela desliga e da um apito Qual seria esses capacitores, a fonte tem varios. Seriam os eletroliticos?
3
patrickmendel

Level 0
20000 xp

3
patrickmendel

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 10, 2017 6:07 pm
Gustavotorres Escreveu:
chui Escreveu:
Pessoal, Apesar do tópico antigo, acho que vale a pena responder. Esse problema ocorre pq lampadas eletrônicas geram ruídos na rede elétrica. As geladeiras modernas possuem microcontroladores como processadores. Esses são alimentados por fontes chaveadas com capacitores em paralelo junto do filtro do retificador, que incham ou tem sua capacitância alterada com o tempo. Isso torna o sistema extremamente sensível aos ruídos na rede elétrica, desarmando o microcontrolador e por consequência o compressor. Se trocar os capacitores do primário e também os do secundário da fonte ficam perfeitas novamente.
Estou com o mesmo problema, qualquer coisa em paralelo com a geladeira ela desliga e da um apito Qual seria esses capacitores, a fonte tem varios. Seriam os eletroliticos?
Eu estava precisamente com este problema: Quando ligava a luz de um cômodo da casa, apagava-se e acendia-se todos os leds do painel da geladeira, uma Brastemp BRM40E, depois apitava, a geladeira depois disso funcionava normal, a luz interna da geladeira ficava acesa o tempo todo. Lendo nesse tópico e em outros na internet, desmontei a caixa controle e troquei 2 capacitores pretos. São os 470uF 3V e 1000uF 10V. Apesar de a placa estar preta nos diodos, eles estão normais e descobri que esse pretume é normal, não causam problema nenhum. O problema sumiu!!!!!

macedofh

Level 0
0 xp

macedofh

Responder com citações
Mensagem Sab Out 14, 2017 11:27 am
chui Escreveu:
Dica MIL ! No caso da minha Geladeira Consul CRM45 troquei os capacitores da placa e o problema foi solucionado. O custo dos capacitores foi menos de R$ 2,00. Uma placa custa mais de R$ 80,00.
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido