CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

diogosoliveira

Level 3
3841304 xp

Local:
LAVRAS / MG

diogosoliveira

Responder com citações
Mensagem Sab Mar 23, 2013 1:16 pm
Winter Challenge 2013 [Especulações, Dúvidas, entre outros]
Bom galera, acredito que seja interessante já começarmos a discutir assuntos pertinentes à nossa próxima competição nacional (sei que as grandes equipes estão preocupadas, agora, com a RoboGames, mas as demais já estão pensando na Winter), pois como todos sabem temos que nos programar muito antes da competição.
Vamos comentar, especular, debatar aqui neste post assuntos relacionados à Winter 2013.
Já sabemos que a Winter Challenge 2013 ocorrerá em meados do mês de julho, no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul (confirma ai produção?).
Com estes dados em mãos já podemos fazer uma programação de confecção dos robôs, plano de patrocínio, transporte, acomodação, entre outras várias coisas.

Minha primeira dúvida é: podemos conversar com a organização de viabilizar a pintura das chapas da arena, assim como na Winter do ano passado, pois na minha opinião os robôs tinham muito mais dirigibilidade e assim, muito mais competitividade.

Segundo ponto: seria de extrema importância haver alojamento no local (isso ajuda muito nós, as pequenas equipes), por favor, conversem direitinho com a administração da Mauá para eles disponibilizarem algumas salas.

Atenciosamente,

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Sab Mar 23, 2013 6:49 pm
diogosoliveira

Concordo que o chão com a pintura nova fica melhor para a locomoção. 

Só não foi possível a pintura do chão da arena no ultimo evento, devido a alguns contratempos ocorridos nos dias de montagem.

Seria ariscado pintar e não ter tempo suficiente para a secagem da tinta.

Acho muito pouco provável que a Mauá disponibilize salas de aula para utilização como alojamento.

Igor Duran

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 05, 2013 5:18 pm
Esse tópico é uma ótima iniciativa!

Acredito que para o evento melhorar deva ser feito um esforço conjunto: organização e participantes, pensando principalmente em atrair mais público para o evento.

O primeiro ponto que sempre bato é no horário. No último evento os atrasos foram tantos que uma final deixou de ser realizada (PUC-PR vs. PUC-PR) e as outras tiveram que contar com outros juízes por que o Maimon e eu tínhamos hora para voltar. Já cansei de ver finais depois das 10 da noite de domingo, sem público nenhum, ou pior o público comparecer e as lutas atrasarem diversas horas. Não tem quem aguente esperar e sem público a durabilidade da Robocore ou de qualquer outra competição é altamente comprometida.

A meu ver equipes que chegam com robôs não terminados na competição correm o risco de tomar WO ou não passar na inspeção. Na quinta-feira a a tarde é a primeira janela para inspeções, na sexta-feira de manhã ocorre a segunda janela de inspeção, para os que tiverem tido algum problema com o robô ou não tenha podido participar da primeira janela. A segunda janela precisa ser final, perdeu, volte na próxima competição melhor preparado.   

A mesma rigidêz precisa ser aplicada nas disputas. Uma coisa é tendo dois competidores prontos, passar a disputa deles na frente de outra que envolva um competidor que não conseguiu reparar os danos de uma disputa anterior, desde que os primeiros estejam de acordo - claro. Outra coisa é chegar com o robô desmontado, postergar a inspeção de segurança e atrasar a primeira luta em 4 horas... 

Particularmente sou contra qualquer troca de horário, mas sei que dadas as circunstâncias e a camaradagem que existe entre a organização e competidores, isso até pode ser feito. Adiar uma final por que a semi-final foi destruidora e um dos finalistas precisa de um pouco mais de tempo até aceito, mas adiar a primeira luta entre dois robôs que não chegaram montados, isso não pode acontecer.  Temos que respeitar os limites do bom senso. 

Logo as equipes precisam se planejar melhor para não atrazar e a organização precisa ser muito mais dura com os horários das disputas e inspeções. 

O segundo ponto, este muito observado na última competição, foi a confusão durante a divulgação dos resultados. Faço um mea culpa, já que fui um dos juízes, mas temos que separar claramente quem é juiz e quem tem outra função na organização e eliminar as discussões. Fora da competição somos todos amigos, mas dentro temos funções bem claras e a amizade que existe e torna os eventos tão divertidos só perdurará com respeito mútuo.

Tivemos uma luta atipica e destruidora entre o Kako e o Adão, onde o sistema utilizado e a paridade entre os competidores levou os juízes a um embate.  Depois de muita discussão entre os juízes e demais membros da organização, sugeri que repetíssemos o combate, em prol do espetáculo (a luta foi linda) e do público, dando chance às duas equipes a vencer de forma contundente. Hoje me arrependo dessa sugestão e de termos dado abertura para discussões, o resultado foi duas equipes querendo lutar de novo e muito boato gerado, principalemente quando repetir a luta não foi possível. A meu ver, os juízes, apenas eles,  deveriam ter chegado a uma decisão final e pronto. 

Falando um pouco do sistema utilizado para contabilizar os pontos, achei boa a iniciativa, mas como toda primeira vez problemas acontecem. Assim os que são ou já foram juízes poderiam ter acesso ao software para melhor se habituar e detectar eventuais falhas antes da competição, evitando problemas.

Outra questão complicada são os competidores analizando a luta no vídeo e vindo para cima dos juizes cobrando satisfações quando não concordam com qualquer aspecto da decisão. Vocês precisam lembrar que durante a luta não temos "replay" e as decisões precisam acontecer em frações de segundo.  Se a cada luta os juizes precisarem gastar 30 minutos revendo os vídeo com os competidores precionando a competição não vai andar e seria mais fácil abolir os juízes e mudar a competição para "quem ganha no grito". Rever a luta para deferir alguma ambiguidade precisa ser uma decisão apenas dos juízes. 

Entendo a paixão dos competidores, mas reintero que nenhum dos juízes tem intenção de ferrar, prejudicar, sacanear, promover ou facilitar a vida de nenhuma equipe, se isso for detectado o mesmo será afastado.   

Lembrem-se que a maioria das pessoas na organização faz isso apenas por que também são apaixonado pelas competições e que respeito nunca é demais. Assim os competidores e demais membros da organização precisam entender que a decisão dos juízes é final.

Ainda nos juízes, alguns ex-membros de equipes tem ajudado a organização e devido a experiência acabaram se tornando juízes. No último evento por exemplo dois juízes foram ex-RioBotz (eu e o Maimon), confio plenamente na nossa idoniedade, assim como confio na do Wurs e PauloChip; mas sei que outros desconfiam. 

Assim vejo duas alternativas, quando houver mais de 3 pessoas capacitadas a julgar as lutas, deveria haver um pool de juízes, sorteados luta a luta. Outra opção é fixar quem são os 3 juizes - apenas 3 - e fiscais - apenas 2, e se um deles estiver no banheiro, esperar para iniciar a luta. O que não pode é inconstância!

O terceiro ponto que preciso salientar é a segurança. A cada competição temos melhorado, mas na última vi pessoas esmerilhando na área correta, mas sem nenhum óculos ou outro EPI! Chamei a atenção, alguns mais de uma vez, mas a organização - que tem poucas pessoas - não deveria precisar ser babá dos competidores! Segurança sempre! 

A organização acaba sendo camarada com os competidores, mas acho que esse é um ponto que a rigidez precisa ser muito alta. Assim acho que um aviso basta, a reincidência deveria acarretar na expulsão do competidor infrator ou mesmo em penalizações à equipe. Logo sejamos mais responsáveis!

Por fim, acho que uma divulgação da grade de horários é essencial, tanto para a organização, competidores, como também para o público.

Abraços,
Dudu

Lenz
Site Admin
Level 20
20536757 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 05, 2013 10:07 pm
Concordo plenamente com tudo que o Dudu apontou. Principalmente quanto ao problema de horários. O número de participantes e robôs cresceu muito nesses últimos anos de modo que não há mais a possibilidade de atrasarmos um round por causa que os competidores não estão prontos, não apenas pelo fato que se continuarmos nesse ritmo seria necessário uma semana para realizar o evento, mas principalmente porque esses atrasos são extremamente inconvenientes para as pessoas que vão assistir ao evento.

Portanto, seremos MUITO rígidos quanto ao horário. Inclusive, estamos também desenvolvendo um sistema para ajudar as equipes a se organizarem, o qual irá indicar os horários dos combates. As equipes devem se organizar (e irem para a fila)  modo que estejam 100% prontas para entrarem na arena no horário indicado. NÃO SERÁ TOLERADO ATRASOS. A equipe que não entrar na arena assim que solicitado, tomará WO. Um pouco radical, mas infelizmente é uma medida necessária para o bem do evento como um todo.

Teremos ainda PitRunners (Dani para os íntimos), que irá percorrer os boxes para dar uma "lembrada" na galera sobre os horários... Ou seja, ao chamarem sua equipe, vá imediatamente para a fila. Caso não esteja na porta da arena com o robô 100% pronto, no horário indicado de seu round, terá WO. Lembrem-se NÃO SERÁ TOLERADO ATRASOS.

Outro ponto importante, a organização não está lá para ser babá de ninguém, existem regras as quais foram elaboradas com o intuito de prevenir possíveis acidentes e tornar o evento o mais seguro para o bem de todos os participantes. Pessoal, por favor LEIAM todas as regras, principalmente a parte de Segurança listada nos Procedimentos.

Se alguém utilizar ferramenta abrasiva nos boxes (fora da área destinada para isso), não utilizar EPI, ligar a arma do robô fora da arena, entre outras procedimentos que comprometam a segurança, será advertido uma única vez pela organização. Em caso de reincidência, a equipe será desclassificada e obrigada a se retirar. Graças a Deus, nunca tivemos nenhum problema sério quanto a ferimentos e pretendemos continuar assim... A cada evento há mais pessoas participando e consequentemente está cada vez mais difícil policiar todos. Portanto conto com a colaboração de todos, não apenas para respeitar todas as normas de segurança, mas também para advertir e instruir os outros competidores caso estejam fazendo algo perigoso e/ou de forma errada.

Outra ponto que está atrapalhando muito o evento são questionamentos sobre as decisões dos juízes. Vale lembrar que, conforme especificado nas regras, as decisões dos juízes são finais. Ou seja, qualquer reclamação quanto a decisão não alterará o resultado, portanto contamos com a colaboração de todas as equipes. Teremos também uma caixa na qual todos os participantes poderão depositar reclamações/sugestões. Estamos sempre abertos a ouvir todos os participantes e seus pontos de vista, a fim de melhorar o evento sempre que possível, porém não podemos ficar dando atenção a todos durante todo o tempo. Caso não concorde com algo, por favor, escreva seu ponto de vista sobre o ocorrido e deposite na caixa, assim que possível iremos analisar com calma e, se cabível, tomar as devidas providencias para os próximos eventos.

Contamos com a colaboração de todos para tornar esse evento o melhor já feito! E como muitos costumam dizer... Que venha o Winter!

Delay8ms
Moderator
Level 31
31012004 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Delay8ms
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 08, 2013 10:50 pm
Esta é uma exelente discusão.

Concordo plenament com o Dudu, a decisão dos juizes é final e deve se delimitar apenas aos juizes, sem interferência de outros membros da organização, isso causou muito problema no último evento (que ainda sim foi muito bom) sei que todos somos amigos, mas nessa hora temos que ser profissionais. Tive a experiência de ser juiz na luta final da PUC-PR, e pude perceber o quão atento tem que estar o juiz, pois tudo acontece muito rápido, como o Dudu disse é preciso tomar decisões em frações de segundos.

Uma coisa que eu faço questão de lembrar a todos nos eventos é que nós estamos lá para aprender e nos divertir, por isso o lema da minha equipe é "Just for fun". Eu diria que ese é o segredo da vitória, fazer algo com prazer te da mais chance de ser bem sucedido, isso vale não só para as competiçoes como também para a vida  Wink 

Abraços
Delay

Just for Fun

Última edição feita por Delay8ms em Qua Abr 10, 2013 5:16 pm; editado 2 vezes no total

andeson

Level 0
947368 xp

Local:
Lavras / MG

andeson

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 09, 2013 6:01 pm
Boa tarde pessoal,

Outro ponto a ser ressaltado, na minha opinião, é a formação das chaves das disputas acontecer antes da realização da inspeção de segurança. Existem equipes que inscrevem seus robôs, pagam as inscrições e por motivos diversos, nem chegam a competir. Isso desencadeia uma série de vitórias por W.O., levando robôs que só fizeram duas disputas efetivas a ganhar classificações melhores que outros que fizeram mais partidas efetivas. 

Acredito que se as chaves fossem montadas depois da inspeção de segurança, quando a organização terá certeza de quantos e quais robôs iram efetivamente participar, as competições ficariam mais justas e organizadas.

Obrigado pela atenção,

Anderson

Lenz
Site Admin
Level 20
20536757 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Ter Abr 09, 2013 8:51 pm
Retirar os robôs que não compareceram ou não passaram na inspeção de segurança também irá ajudar bastante do desenvolvimento do evento (principalmente para os PitRunners, que não precisam ficar caçando robôs que não estão lá).

Por questões técnicas e por falta de tempo isso acabava não sendo feito. Porém, vamos tentar fazer isso a partir do próximo evento. Inclusive, não será aceito inscrições de robôs no dia. Portanto se organizem e façam suas inscrições no evento o quanto antes  Wink

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Abr 10, 2013 10:03 am
andeson,

Apenas complementando o Lenz, para não ocorrerem virórias por Bye ou WO só completando as chaves com 8, 16 ou 32 competidores. Logo o pessoal tem que se inscrever e - é claro - levar o robô funcionando.

Abraços,
Dudu

3
rcmurakami

Level 0
36151 xp

Equipe:
Autobotz

3
rcmurakami

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 10, 2013 11:14 am
Uma equipe pode participar da mesma categoria com robôs diferentes?

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Abr 10, 2013 11:36 am
Sim, cada robô inscrito individualmente e competindo separadamente.

Abraços,
Dudu

andeson

Level 0
947368 xp

Local:
Lavras / MG

andeson

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 10, 2013 9:11 pm
evristow,

Entendo perfeitamente a necessidade dos "byes" para completar as chaves na falta de robôs inscritos. O meu ponto é o fechamento das chaves acontecer antes da realização da inspeção de segurança e portanto, antes de saber quais robôs realmente irão efetivamente competir.

lenz,

Obrigado pelo esclarecimento e torço para que as modificações aconteçam na próxima competição.

Obrigado,

Anderson.

diogosoliveira

Level 3
3841304 xp

Local:
LAVRAS / MG

diogosoliveira

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 11, 2013 9:12 pm
O que vocês acham de colocar aquela câmera indoor com um streaming ao vivo?
Sinto essa necessidade na RoboGames também, pois gostaria de acompanhar as lutas, já que AINDA, não tenho condições de ir e creio que seria bem interessante esta novidade partir de nós, no caso da RoboCore.
Digo isso, porquê temos muitos familiares e amigos que não podem comparecer ao evento, mas que gostariam muito de prestigiar nossa performance. Ainda mais agora que uma boa parte da galera estará viajando por conta do Ciências sem Fronteiras (edital do governo que manda o pessoal estudar no exterior) e que com certeza sentirão falta dessa competição.
Creio que seja bem simples, e barata, a implementação desta ideia, por isso a sugestão.

Att.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 12, 2013 12:06 pm
A sugestão é realmente boa, o problema que vejo é banda, mas pelo evento ser em um instituto do porte da Mauá, quem sabe é possível? Para minimizar banda, poderia ser feito um acordo com um serviço de streamming online.

Uma coisa que sinto falta é a transmissão das lutas para os pits naquelas TVs de LCD Wink

Abraços,
Dudu

Delay8ms
Moderator
Level 31
31012004 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Delay8ms
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 12, 2013 2:17 pm
Comentário:
Uma coisa que sinto falta é a transmissão das lutas para os pits naquelas TVs de LCD
Concordo plenamente. Também acho que poderia ter uma pessoa só para as filmagens, Sei que o Sigma filma e tira bastante foto, mas ele tem os robôs dele. Seria bom ter uma pessoa dedicada a só filmar as lutas. Eu sempre levo minha câmera full HD com tripé, mas não tenho tempo de filmar por causa dos meus robôs, mas sempre deixo a câmera a disposição para quem puder filmar. Abraços Delay

Just for Fun

renanrm

Level 4
4270000 xp

Local:
Sorocaba / SP

Equipe:
Ogrobots

renanrm

Responder com citações
Mensagem Sab Abr 13, 2013 3:51 pm
As TVs eram muito massa mesmo!

Outra coisa que sempre achei legal eram os telões com projetor que ficavam mostrando vídeos de lutas para o público, ajudavam a distrair. Mas o mais legal mesmo acho que seria mostrar também as chaves, os dados e foto dos robôs combatentes (pode ser igual o que aparece no monitor dos boxes, com o nome do robô, da equipe, cidade, instituição), isso ajuda o público a identificar os robôs que estão lutando e aproxima mais eles das chaves e do andamento das lutas no decorrer do evento.

Abraço galera!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido