CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 1:58 am
Arena
Sempre a mesma pista plana, lisa e sem obstáculos faz com que os robôs fiqum dedicados a apenas se degladiarem. No exterior são colocadas até mesmo armadilhas.

Qual é o objetivo da guerra de robôs? Posso estar errado, mas acredito que além de proporcionar diversão e fazer com que os conhecimentos sejam aplicados há também o intuito de gerar inovações aplicáveis ao cotidiano.
Robôs que consigam adaptar-se às adversidades serão aqueles que provavelmente irão indicar soluções para aplicações também alheias à competição.

O atual piso, aço, é o que mais combina com os robôs. Para não ficar sempre na mesma e dar uma diversificada podem ser incrementados alguns detalhes como pontos com chapas com algum tipo de textura (que altere a tração dos robôs), partes inclinadas que levam a um nível mais alto (para evitar a mesmice dos robôs rasteiros), lombadas normais, lombadas invertidas, áreas com pavimento de concreto ou paver, ... Nada tão caro como as armadilhas americanas que incluem lanças retráteis e discos de corte
Acho que os cuidados a serem tomados com relação aos obstáculos na arena incluem a área útil que não pode ficar muito reduzida e também o nível de complexidade que não pode subir drasticamente.

O gelo, mesmo tendo valor elevado, é e continua sendo algo muito interessante.

As laterais da arena. Diversas vezes o fato de a arena ser contornada por blocos de concreto retangulares impede que o público veja o que está acontecendo quando os robôs se aproximam das bordas. Se forem usados blocos com perfil triangular, onde o plano inclinado é extenso, ou trapezoidal não mais seria impedida a visão dos robôs pelo público. A luta teria mais um item decisivo, a eliminação do robô quando o mesmo sai do espaço de batalha.

Se algo for feito para incrementar a arena mais acirradas ficarão as disputas. Sugestões e críticas são bem vindas na minha opinião.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20739967 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 9:16 am
Arena
Algumas das suas idéias já foram implementadas nos EUA, e pode até ser que gerem algum benefício como um desafio extra impulsionando o desenvolvimento, mas qualquer alteração demanda novos gastos que podem encarecer o evento.
O uso de blocos de concreto, ao meu ver, não impede a visão dos robôs, até pq os blocos são quase da mesma altura das vigas I que formam os roda-pés da arena. Assim, acho q eles até ajudam, mantendo os robô um pouco mais longe das paredes....
O uso de blocos inclinados de concreto prejudicaria muito os robôs com elemento giratórios (hélices por exemplo) pq ao se aproximar dessa proteção a hélice pode bater na "rampa" e arremessar o robô possivelmente capotando-o, como ocorre em rounds Spinner x Wedge.
Na RoboGames utiliza-se um segunfo roda-pé mais interno, criando um vão entre o roda-pé interno e a parede externa....esse espaço é chamado de "Death Zone" e qq um que cair alí é desclassificado.
Uma outra opção seria reabaixar uma parte pequena da arena (um corner de 1 x 1 por exemplo), dessa forma qq robô que caísse ou fosse empurrado para lá teria dificuldade de retornar à arena propriamente dita por causa do desnível (cerca de 5cm), aí poderíamos instituir uma constagem de 10s para o robô se livrar, ou seria desclassificado.
No entanto, como eu disse qualquer modificação desse tipo demanda dinheiro e mais peças para a arena, principalmente a última(já que a arena é montada no nível do chão).

Vlw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Firo

Level 4
4088547 xp

Local:
Povoa de Varzim / ZZ

Equipe:
FireTiger

Firo

Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 9:55 am
Arena
Bem concordo que mais obstaculos dariam mais diversao para os robos e para quem os controla etc...certos obstaculos no meu ver podem exixir mais do robo komo rampas que iriam difikulatar os robos de helice etc.... agora usando o"Death Zonne" axo que ja seria muito bom!! ja vi videos kom o espaço e axo que pa certos robos ate e bem melhor porque muitos têm kuase a mesma arma parecida ou identica e assim era so arrastar ou colucar como queiram o robo adversario lá e acabou-se o combate e a minha opiniao....abraços  Wink 
 Arrow equipe: Metaltiger

IgorOnofre

Level 0
335311 xp

Local:
Sorocaba / SP

IgorOnofre

Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 4:00 pm
Arena
Uma outra sujestão que melhoraria bastante a visão do público seria montar a arena em uma plataforma acima do nível do solo, como os ringues de boxe e outras modalidades de luta.
Já que esses rigues aguentão caras com mais de 100 quilos pulnado em cima, acho seria problema para os robôs.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 11:28 pm
Arena
Realmente obstáculos seriam interessantes, porém o custo para implementa-los é muito alto. 
A Arena de gelo - já conversei com o Paulo e a Thacia sobre ela - é muito cara, na verdade ais que isso, é completamente proibitivo repetir a dose de 2005 com a estrutura atual dos torneios no Brasil. Para cobrir custos desse porte será necessário muito mais patrocinio e projeção na mídia (para fazer valer o patrocínio) do que temos atualmente.
Uma idéia simples de ser implementada e que torna os combates muito mais interessantes é a Zona Morta citada pelo Favoreto, bastaria colocar os blocos de concreto alguns centimetros para dentro da arena Very Happy

Abraços,
Eduardo

Thacia
Site Admin
Level 21
21074999 xp

Local:
Santo André / SP

Equipe:
SohToskeira

Thacia
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qua Set 13, 2006 11:34 pm
Arena
A idéia é válida... mas só arrastar os blocos de concreto não funcionaria, pois os robôs derrubariam por falta de apoio.

O Paulo teve algumas idéias para melhorar o pára-choque, mas nossa prioridade hoje é o teto.

Como o concreto está atendendo nossas necessidades, por enquanto é a melhor opção. Mas aos poucos vamos fazendo melhorias, ok?

[]'s

Thacia

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Set 14, 2006 6:16 am
Arena
Para fazer a zona morta, ou qualquer outra alteração que envolva níveis diferentes, há uma solução bem em conta. Podem ser utilizados palets de madeira. O valor deles é baixo, podem ser obtido até mesmo de graça. Meu pai conseguiu de graça mais de 30 de uma só vez em uma gráfica para estocar mercadorias. Como existem palets de altura variada não ficaria difícil fazer um ou dois níveis diferentes.

Tanto usando rampas nas bordas ou fazendo o corner de 1x1 os robôs Wedge encalhariam e os Spinner bateriam as armas no chão. A disputa complicaria para todos. Se for adotada alguma mudança desse tipo na arena não haverá favorecido mas sim tornará a disputa mais interessante.
Acho que se for feito um rebaixo de 5 cm não haverá robô capaz de transpor isso (dentre os atuais competidores parece não haver). Por esse motivo outras adaptações podem ser feitas. A arena em dois níveis com uma rampa no meio fará com que um robô que consiga transpo-la intimide o oponente que ficará limitado a apenas uma fração da arena. Outra opção é fazer um "calombo" na arena com uma chapa circular adicionada sobre as demais que formam a arena.

Quando o robô é derrotado por encalhar, ser jogado para fora da arena, ou algo parecido não há a mesma euforia de quando ele perde por ser destroçado. Se forem implantadas áreas onde o robô tem dificuldades para sair, as equipes começaram a investir mais em tração o que tornará a disputa, a meu ver, menos agressiva e mais inteligente.

Comentário:
O Paulo teve algumas idéias para melhorar o pára-choque, mas nossa prioridade hoje é o teto.
A poeira do choque de robôs contra o para-choque, a fumaça liberada por alguns, e a necessidade de uma iluminação especial dificulta a visão. Isso faz com que uma cobertura com ventilação se torne aconselhável, mas se usada uma "tela de galinheiro" teremos uma blindagem do sinal de rádio. Apenas seria possível uma tela não metálica nesse sentido. Tendo em vista o ocorrido no ENECA 2006 onde peças atravessaram a lona, dou a sugestão de ser feito como em circo (um cone) mas não com mastro central e sim o meio suspenso por um cabo no teto do ginásio caso haja possibilidade. Dessa forma será aumentada a altura e diminuida a tensão sobre a lona, o que tornará mais difícil os estilhaços atravessarem a mesma. [img]http://images.viniciuscoelho.multiply.com/image/2/photos/2/500x500/25/Arena.GIF?[/img]

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Set 14, 2006 6:18 am
Arena
Acho que não deu muito certo o desenho aí, mas em todo caso era pra ser um esboço tosko em paint... a arna e o detalhe do para-choque inclinado.

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20739967 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Set 14, 2006 10:07 am
Arena
Não acho que fazer o teto em forma de circo seja uma boa idéia...imagine o trabalho que vai dar passar um cabo pelo teto do ginásio, fora a estrutura de amarração.Também deveria ser avaliada a viabilidade de submeter o teto do ginásio a essa carga adicional (comparativamente não é muita, mas é muito localizada).
Acho q a melhor solução seria fazer o teto em 2 níveis: o mais interno sólido e o mais externo de lona mesmo como é hoje. A parte sólida poderia ser de compensado, eucatex...qq coisa bem barata e leve para poder ser substituída rapidamente qnd necessário e q possa ser apoiada nos próprios cabos de aço existentes. A idéia não é ser tão resistente a ponto de nunca quebrar como as paredes, mas sim diminuir a velocida de dos detritos que de outra forma furariam a lona. A lona ficaria portanto  como proteção adicional.

Vlw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Set 15, 2006 9:15 pm
Arena
Uma coisa que não pode ser esquecida é a Ventilação...
Como citada pelo "Vetor" acima.

Apoio a instalação de um teto de madeira ou outro tipo de aglomerado...sustentados pelos cabos de aço ou um perfil de aço parafuzados nas laterais.

Porem de-ve se pensar em um sistema de ventilação forçada.

Todos os Rounds entre robos a gasolina que existiram inundaram a arena de Monóxido de Carbono(CO) fora os outros problemas por isso gerado... como; queda na quantidade de oxigenio, asfixia e muita fumaça!!!!!!!!!!
Algumas vezes era até estremamente incomodo ficar na arena... visto tamanha quantidade de fumaça e gases de escape no ar.

Sendo em Madeira existem 2 soluções muito boas:

A primeira é criar dois buracos no teto de madeira onde seriam encaixados ventiladores... no minimo 2. Um forçando ar para dentro da arena e outro na parte oposta retirando ar.
Caso este metodo possa ser alvo de estilhaços... pode-se cobrir a boca do furo por onde será intalado os ventiladores com uma tela, ou usar a segunda opção.
A segunda opção seria montar duas pequenas chamines em madeira mesmo em cima de duas placas do teto. 
Estas Chamines possuiriam uma dobra em 90 graus, que impediria que o sistema de ventilação fosse atingido por estilhaços.

Pra mim esta é a melhor opção!! poderiam ser pequenas o suficiente apenas para que possa ser feira a dobra do duto de ar!!!

Pensem nisso com Carinho!!
HEheheehhehehe

Abraço  

Wurs

Ps:. Isto tb serve para robos Pneumaticos!!!
Sim! Pneumaticos.. tanto os robos movidos a CO2 como os a N2 , que são gases inertes.... tb são gases asfixiantes... por tomarem espaço do oxigenio!   Realmente a ventilação é algo importante a ser visto!

Firo

Level 4
4088547 xp

Local:
Povoa de Varzim / ZZ

Equipe:
FireTiger

Firo

Responder com citações
Mensagem Sab Set 16, 2006 8:06 am
Arena
axo que vc tem razao que a muitos robos a gasolina e se a arena nao tiver ventiladores pode se tornar asfixiante para quem vai por ou retirar os seus motores o jeito que se podia dar como o wurs disse era por ventiladores na arena para que ninguem se ficasse incomodada quando fossem a arena...

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Set 16, 2006 9:25 pm
Arena
Outra opção que estava pensando tb seria em usar no teto apenas exaustores.... retirando o ar .
E instalar como entrada de ar novo apenas algumas aberturas. 

Bem isto são apenas ideias...

agora é trabalhar encima!

Abraços

Wurs

Frost

Level 5
5572106 xp

Local:
São Paulo / SP

Frost

Responder com citações
Mensagem Dom Set 17, 2006 4:11 am
Arena
O Paulo ainda deve estar com raiva dos buracos da nossa equipe....
hehehe

Bom, falando sério:

Eu sei que a solução para o teto tem que ser barata, mas essa de compensado eu acho arriscado vir para o chão pedaços que possam estragar a luta, ainda mais se um robô for lançado para cima, a madeira irá se partir em vários pedaços que poderão vir a cair.. Se o problema fosse apenas aquelas lanças tava td ok...
A idéia de ser um tecido, como a lona é boa pq absorve bem o impacto de coisas maiores, mas tem o ponto fraco de serem facilmente perfuradas...
Claro que é meio inviável, só to colocando aqui caso ninguém tenha ainda pensado(duvido), mas o ideal é algum tecido anti-balas, tipo kevlar.
Mas sendo realista, eu acho que a idéia da madeira não é ruim para proteger de coisas perfurantes, mas aí acho que teria de ser feito ao contrário: a lona como já está com a madeira(ou alguma chapa de meltal mesmo) num nível um pouco acima, sendo apenas uma proteção extra para o que passar pela lona.

a ventilação acho que deve ser pensada tb, e a minha idéia era igual a do wurs, ou apenas um injetor de ar de fora com uma mangueira para dentro num canto do teto. Ou então fazer num nos cantos apenas uma chaminé metálica, sem ventilação forçada...

Bom, como é o teto das arenas nos EUA? e tem alguma ventilação lá?

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Set 17, 2006 5:40 am
Arena
Lá o pé direito da arena é bem mais alto do que aqui. Nem sei se é feito algum tipo de ventilação especial.

Telas de nylon acho que são as com melhor custo-benefício. As metálicas iriam blindar os sinais de rádio, e as de fibra de vidro acho que são múito caras.
Tenho a impressão que as telas fachadeiras (aquelas usadas em fachadas de obras) são uma boa opção. Permitem a passagem de luz, são resistentes e ainda não bloqueiam os gases. Apenas com exemplo tem http://www.catumbi.com.br.../fachadeira.asp

Firo

Level 4
4088547 xp

Local:
Povoa de Varzim / ZZ

Equipe:
FireTiger

Firo

Responder com citações
Mensagem Dom Set 17, 2006 10:34 am
Arena
o frost isso e pra mim??!!
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido