CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2
Autor
Mensagem

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Nov 19, 2010 2:06 pm
Como usar motor de passo?
Muito interessante o vídeo acima. O que mais me impressionou é que com materiais simples e criatividade foram capazes de fazer um motor de passo muito ilustrativo e de baixo custo.

Contudo tem um erro na narrativa, ela não mostra três tipos de motores de passo, mas sim três principais formas de acionamento, faltando apenas micro-passo. Os tipos de motor de passo, por outro lado, são Unipolar e Bipolar e possuem formas de controle distintas. 

Abração,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Dez 30, 2010 10:36 pm
GheysOon,

O seu motor veio configurado como Bipolar. 

Neste caso cada polo é composto por dois enrolamentos, cada um seu respectivo fio e um fio em comum. 

Para descobrir o que é o que, basta usar um multímetro e medir as resistências entre os fios. Entre o fio de um dado enrolamento e o seu comum o valor será R, entre os dois dos enrolamentos de um mesmo polo será 2R. Entre fios de polos diferentes não haverá leitura. 

Já para descobrir a sequencia, só testando. 

Abraços,
Dudu

3
lindrix

Level 0
41958 xp

3
lindrix

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 07, 2020 12:09 pm
Boa tarde.

Meu nome é Humberto, e estou fazendo testes com vários motores de passo, mas estou tendo problema com os do tipo screw, deslizantes ou de parafuso, presentes em drives de CD/DVD e de disquete.

Fiz a ligação conforme a imagem abaixo:

Thumbnail, clique para aumentar.
Quando executo o código com o exemplo da biblioteca stepper, do arduino, seja a ordem dos pinos sendo 8,9,10,1 ou 8,10,9,11, o motor só gira num sentido, mesmo respeitando a ordem dos pinos do datasheet. O motor é um NMB Minebea-Matsushita PL15S-020: https://photos.app.goo.gl...TTKXGMUpFCdNRH6 https://photos.app.goo.gl...U36NP2Mt3BLcKX7 Se eu trocar as bobinas de lado, tipo, se A1-OUT1 e A3-OUT2 (bobina 1) e B1-OUT3 e B3-OUT4 (bobina 2), aí o motor gira no sentindo contrário, mas com o mesmo exemplo de código não gira pro outro lado. Código usado: Código: Alguém saberia dizer o que está errado? Já deixei a ligação a1-b1 e a3-b3 de cada lado, e assim não roda nada, só do jeito que expliquei acima, mas só de um lado. Usei inclusive o código do site do circuito: https://www.arduinoecia.c...motor-de-passo/ Colocando os blocos de passo em ordem inversa, também não faz efeito. Agradeço desde já pela atenção.
Ir para página Anterior  1 2

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido