CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Ter Dez 13, 2011 2:10 pm
criando um controle remoto simples
Bom, faz um bom tempo que acompanho o site e o fórum da Robocore e o que mais vejo aqui são usuários pedindo informações de "como construir um controle remoto", resolvi também postar aqui este breve tutorial que postei em meu blog com a intenção de dar pelo menos um empurrãozinho inicial aos usuários.

ATENÇÃO: este controle remoto não pode ser utilizado em robôs de combate com arma ativa! Fica o aviso  Wink 

Chega de papo, vamos ao que interessa:

Esse controle remoto é simples e serve para você acionar os dispositivos mais variados, o custo é baixo e com criatividade e um pouco de conhecimento em eletrônica você pode utilizar esse controle para acionar LEDs, lâmpadas, motores, criar seu próprio veículo remotamente operado, entre outras opções.

Primeira parte, montagem do Transmissor:
Itens necessários:
- 1 HT-12E (encoder);
- 1 DIP Switch;
- 1 resistor de 1MΩ 1/4W;
- 1 Transmissor Wirelles KST-TX01;
- 1 Interruptor liga/desliga;
- 4 botões de pressão (pode ser NF ou NA);
Opcionais:
- 1 capacitor eletrolítico 6.3V 2200uF;
- 1 LED verde 5mm;
- 1 resistor de 470Ω 1/4W;
A ligação:
A ligação dos componentes é mostrada no circuito a seguir:

O interruptor serve para ligar e desligar a transmissão, a antena para o transmissor e (receptor) pode ser de 1 clip de metal ou um pedaço de arame de mais ou menos 15cm. Os pinos A0 até A7 são utilizados como "chave" pelo encoder para "criptografar" o sinal a fim de evitar interfências de outros transmissores, nesses pinos você coloca o DIP Switch, assim você pode escolher a configuração de conectado ou não ao GND. Veja a imagem do meu transmissor:

Note que o DIP Switch possui apenas 4 interruptores mas já é o necessário, o LED e o resistor eu coloquei depois do interruptor, para saber quando o circuito está ligado, o capacitor está ligado depois do LED, e apenas garante um fornecimento de energia mais uniforme ja que posso utilizar a mesma fonte de energia para vários controles ao mesmo tempo. 
Esses 4 botões de pressão são do tipo NA (Normalmente Aberto), significa que quando pressionar ele fecha o circuito enviando um sinal LOW para o receptor, se você deseja que ele envie um sinal HIGH para acionar o circuito ele deve ser NF (Normalmente Fechado), assim as saídas do receptor estarão sempre com um sinal LOW e quando o botão é pressionado ela libera um sinal HIGH.
Para a alimentação do controle estou utilizando uma bateria de 4,8V, mas você pode adicionar um circuito regulador de voltagem LM7805 e alimentar o transmissor com uma bateria de 9V comum mesmo.
Segunda Parte, montagem do receptor: 
Itens necessários:
- 1 HT-12D (decoder);
- 1 DIP Switch;
- 1 resistor de 47KΩ 1/4W;
- 1 resistor de 470Ω 1/4W;
- 1 LED azul ou vermelho 5mm;
- 1 Receptor Wirelles MRF00040;
Opcionais:
- 1 capacitor eletrolítico 6.3V 1000uF;
A ligação:

O LED colorido (vermelho ou verde) serve para indicar a comunicação entre transmissor e receptor, quando ambos estão conseguindo se comunicar o LED está ligado, quando há transmissão de dados (algum botão foi pressionado no transmissor) o LED pisca. 
Da mesma forma que no transmissor o DIP Switch é colocado nos pinos de A0 até A7, e para haver comunicação entre transmissor e receptor, a configuração do DIP switch deve ser a mesma em ambos. No esquema onde existem 4 resistores de 470Ω juntos com os LEDs verdes, você substitui pelo circuito que deseja acionar, no meu caso coloquei pinos macho que posso conectar à uma pequena placa com um microcontrolador pré programado onde posso acionar um servo, um motor ou qualquer coisa.
Veja uma foto do meu receptor:

Estes pinos eu coloco eles conectados nessa placa:

Que nada mais é do que um Atmega328 com uma programação que lê os valores de input e com base neles faz uma determinada ação, como por exemplo acionar motores pequenos com esse circuito:

Todos são circuitos simples de montar, basta saber um pouco de eletrônica, ou então pesquisar (Google está aí para isso). Segue uma foto com mais detalhes do DIP Switch:

Repare que como a configuração é a mesma (pinos 1 e 2 desligados, pinos 3 e 4 ligados) o LED azul do receptor está ligado indicando que os módulos estão conseguindo se comunicar normalmente. 
Montei esse sistema de controle remoto para poder acionar alguns projetos com um Kit Modelix entre outros.
Era isso pessoal, espero que seja útil. Qualquer dúvida perguntem.
Abraço a todos.

Level 5
5520606 xp

Local:
Salvador / BA

3
GunScript

Responder com citações
Mensagem Ter Dez 13, 2011 4:55 pm
Que tipo de sinal da placa receptora?
Parabéns pelo tutorial.

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 14, 2011 8:22 am
Olá, pelo que li no datasheet, o sinal de saída do receptor é digital (high e low), mas para funcionar ele precisa do decoder para decodificar o sinal enviado pelo transmissor, sem o par encoder/decoder o sinal pode sofrer muita interferência.
As saídas do decoder também apresentam sinal igital (high e low).

FilipeLage

Level 1
1294743 xp

Local:
Itabira / MG

FilipeLage

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 10, 2012 8:54 am
bom tutorial.
sobre o KST-TX01
como é a ligação da antena? o transmissor ñ tem só 3 pinos não?

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 10, 2012 8:14 pm
Olá, não, o transmissor possui 4 pinos: 1 para a antena (pino 1), 2 para a alimentação (pinos 2 e 4) e 1 para os dados (pino 3).

FilipeLage

Level 1
1294743 xp

Local:
Itabira / MG

FilipeLage

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 10, 2012 9:37 pm
saquei, pq achei uns aki com 3 pinos só (de controle de portão), 2 de energia e 1 de dados. dai pensei em usar um par de 433.92(RX+TX). ñ sei se vai ficar bom sem a antena.

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 10, 2012 10:15 pm
humm, sem a antena o alcance vai ficar bem limitado.

TheMecTrom

Level 0
626363 xp

Local:
Alfenas / MG

TheMecTrom

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 1:31 pm
O que seria um HT-12E amigo? Onde posso encontrar? Sou novo em eletrônica... to pegando as manhas agora...vlw

kayron

Level 5
5248427 xp

Local:
Bacabal / MA

kayron

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 3:31 pm
um HT-12E seria o microcontrolador e vc pode encontrar em lojas de eletronicas aqui a foto dele

[img]http://www.engineersgarage.com/sites/default/files/HT12E.jpg?1281348875[/img][/img]

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 6:39 pm
Comentário:
O que seria um HT-12E amigo?
Comentário:
um HT-12E seria o microcontrolador
Errado! Este controle remoto é simples pelo fato de não possuir um microcontrolador, alias um microcontrolador é um "computador em um único chip" e necessita de programação, possui memória interna para armazenamento de informações (EEPROM), memória para processamento (RAM) entre outras funções, e este controle não possui nada disso. O conjunto HT-12E e HT-12D são respectivamente Encoder e Decoder, o Encoder tem a função de codificar a informação que será enviada ao receptor a fim de evitar que rádios operando na mesma frequência nas proximidades venham interferir no sinal, já o Decoder, por sua vez tem a função de decodificar o sinal recebido. Comprei os encoders e decoders na internet, pois não encontrei nas eletrônicas da minha cidade. O Encoder você pode comprar nesse link, e o decoder você pode comprar nesse link.

FilipeLage

Level 1
1294743 xp

Local:
Itabira / MG

FilipeLage

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 7:34 pm
esse site é confiável? não achei muitas informações dele aki no forum não

robijoel

Level 7
7448832 xp

Local:
Cerro Largo / RS

robijoel

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 8:33 pm
Posso usar esse Tx http://loja.multcomercial...issor-43392-MHZ e esse Rx http://loja.multcomercial...eptor-43392-MHZ no lugar desse q vc usou?

natanael_fim

Level 4
4840415 xp

Local:
santa maria / RS

natanael_fim

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 16, 2012 8:49 pm
Site totalmente confiável, é uma empresa especializada na comercialização de componentes eletrônicos e automação. 
Se mesmo assim estiver em dúvida compre pelo mercado livre (por mercado pago) da mesma empresa nesse link 
Eles são MercadoLíder Gold com 99% de qualificações positivas. Já comprei por mercado livre e também direto pelo site, nunca tive problemas.

A principio pode utilizar estes módulos sim, apenas cuidando a pinagem de cada um.

robotmaker

Level 0
691946 xp

Local:
RIO DE JANEIRO / RJ

robotmaker

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 11, 2012 8:00 pm
pq nao posso usar esse controle con a arma ativa? da interferencia?

robotmaker

Level 0
691946 xp

Local:
RIO DE JANEIRO / RJ

robotmaker

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 19, 2012 8:39 pm
é possivel acionar mais de um canal de uma vez?
Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido