LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem
3
mantovani

Level 0
610831 xp

Local:
Guarulhos / SP

3
mantovani

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 18, 2011 7:30 pm
Transformar diferença de resistência em ºC
Olá eu comprei o Arduino para iniciantes, e fiz o projeto com o termômetro. Porém eu só tenho a diferença de resistência, eu gostaria de transformar esses números em ºC.

luigiesn

Level 3
3927190 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

luigiesn

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 18, 2011 8:44 pm
No caso você está usando termistores? é oque eu recomendaria para este tipo de projeto. Você quer fazer com resistências então te indico dá uma olhada em divisores de tensão e depois ajustá-lo para uma faixa de tensão de trabalho do Arduino. Você deverá usar um um conversor analogico-digital, o kit deve possuir.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 18, 2011 9:05 pm
Na verdade, ele ja usa o conversor AD, o que ele precisa fazer é uma calibraçao cruzada, ou seja, medir as temperaturas com um termometro funcional e cruzar com os valores medidos pelo arduino. Com base nisto criar um grafico e equacionar via software a relaçao estabelecida.

Nao se esqueca que o kit INICIANTE da Robocore, é para isso mesmo que ele serve, fazer experiencias e entender como as coisas funcionam.

Level 0
610831 xp

Local:
Guarulhos / SP

3
mantovani

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 18, 2011 10:10 pm
Olá, eu estou usando Termistor NTC 10k, eu justamente comprei o KIT Básico que o site oferece. Agora estou tentando converter o valor digital que o arduino me oferece.

Eu achei uma fórmula mais faltam informações sobre o termistor.
http://www.mspc.eng.br/fl...perat_110.shtml

Alguém pode me ajudar ?

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 19, 2011 6:09 pm
A forma de calibração proposta pelo Mimos é válida, mas para ter precisão seria necessário medir vários pontos. 

Termistores obedecem a equação de Steinhart-Hart (T = 1 / (a + b LN (R) + c LN(R^3)), que não é linear, nem perto disso. 

Logo só é possível usar uma calibração de 2 ou 3 pontos, se o intervalo a ser medido é muito estreito, o que daria um erro desprezível. Obviamente os pontos medidos devem estar dentro da faixa de interesse do projeto.

O que pode ser feito no entanto é aferir a resistência do termistor para algumas temperaturas conhecidas e então através da fórmula, encontrar as contantes a, b e c do termistor, nada mais é do que um sistema.  

Outra forma de descobrir as constantes é verificar no datasheet do termistor. 

Abraços,
Dudu

3
mantovani

Level 0
610831 xp

Local:
Guarulhos / SP

3
mantovani

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 19, 2011 8:52 pm
evristow Escreveu:
A forma de calibração proposta pelo Mimos é válida, mas para ter precisão seria necessário medir vários pontos. Termistores obedecem a equação de Steinhart-Hart (T = 1 / (a + b LN (R) + c LN(R^3)), que não é linear, nem perto disso. Logo só é possível usar uma calibração de 2 ou 3 pontos, se o intervalo a ser medido é muito estreito, o que daria um erro desprezível. Obviamente os pontos medidos devem estar dentro da faixa de interesse do projeto. O que pode ser feito no entanto é aferir a resistência do termistor para algumas temperaturas conhecidas e então através da fórmula, encontrar as contantes a, b e c do termistor, nada mais é do que um sistema. Outra forma de descobrir as constantes é verificar no datasheet do termistor. Abraços, Dudu
Certo, isso eu já tinha entedido porque o site que eu mostrei fala sobre isso... O que eu quero saber é como pegar as variáveis da fórmula para eu poder fazera conta.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Ago 22, 2011 10:26 am
Como escrevi: 

Comentário:
O que pode ser feito no entanto é aferir a resistência do termistor para algumas temperaturas conhecidas e então através da fórmula, encontrar as contantes a, b e c do termistor, nada mais é do que um sistema.
Digamos que você afira a resistência do termistor para 0, 25, 50 e 100ºC. E tenha dado, respectivamente W, U, V e Z. Assim basta fazer o seguinte sistema: 0 = 1 / (a + b LN (W) + c LN(W^3) 25 = 1 / (a + b LN (U) + c LN(U^3) 50 = 1 / (a + b LN (V) + c LN(V^3) 100 = 1 / (a + b LN (Z) + c LN(Z^3) Como são 4 equações você vai conseguir descobrir as três incógnitas (a, b e c) sem problemas. Outra opção é procurar o datasheet, mas é necessário saber o fabricante do termistor. Quanto ao código, basta carregar a math.h e; sabendo a, b e c; fazer as contas, algo como abaixo: Código: O ´R´ é o valor comercial do seu termistor (5K, 10K, ...) e Ln na math.h é log. Abraços, Dudu

cybercarvalho

Level 16
16492046 xp

Local:
São Paulo / SP

cybercarvalho

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 23, 2011 2:47 pm
Boa tarde a todos, eu queria dar uma sugestão.... de repente não é mais facil usar um LM35? Com o LM35 não irão precisar fazer tanta programação p/ poder medir a temperatura correta. o único inconveniente é o preço, paguei cerca de R$ 12,00 nele...mas valeu a pena!!!
Abraços!!

luigiesn

Level 3
3927190 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

luigiesn

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 24, 2011 8:53 am
Eu também recomendo o LM35, ele mede em ºC se não me engano com a precisão de + - 0.1 ºC, e o LM34 mede em Fahrenheit.

matheus_mbar

Level 5
5548008 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 24, 2011 12:23 pm
Ja utilizei o LM35 para fazer estas medições também, ele é bem simples nestes casos e tem  uma precisão boa.

O que havia sido perguntado sobre transformar a resistência em ºC, na verdade você faz a medição da tensão, no pino de saída do LM35 através de uma porta analógica.

Não conheço este outro dispositivo que você possui, mas o Evristow ja deu muita dicas e com certeza o datasheet é uma leitura mais que recomendada. Você deve encotrar informacoes sobre como utilizá-lo no arduino facilmente na internet, já que a comunidade de Arduino é muito ativa.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 24, 2011 5:50 pm
O LM35 (ou 34 se você preferir Fahrenheit  Rolling Eyes) tem uma enorme vantagem: É linear!

Com isso a forma de aferir a tensão é muito mais fácil, basta ler a tensão de saída. 

Sem dúvida simplifica muito o projeto.

Abraços,
Dudu

3
mantovani

Level 0
610831 xp

Local:
Guarulhos / SP

3
mantovani

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 25, 2011 6:51 pm
Obrigado pelas dicas, eu fiz está funcionando sem problemas.

Fazer um programa para uma fórmula simples dessa chega a ser ofensivo Wink

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 26, 2011 6:34 pm
Comentário:
Fazer um programa para uma fórmula simples dessa chega a ser ofensivo
Muito pelo contrário, a maioria dos programas rodam fórmulas simples e pior no final é tudo 1 e 0! HAHAHAH

tenicoleti

Level 8
8310618 xp

Local:
Itajuba / MG

Equipe:
Dinotronics

tenicoleti

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 29, 2011 10:45 am
Comentário:
Eu também recomendo o LM35, ele mede em ºC se não me engano com a precisão de + - 0.1 ºC, e o LM34 mede em Fahrenheit.
O LM35 é um sensor de precisão fabricado pela National Semiconductor, que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura. O LM35 não necessita de calibração externa ou “trimming” para fornecer com exatidão, valores temperatura com variações de ¼ºC ou até mesmo ¾ºC dentro da faixa de temperatura de –55ºC à 150ºC. Este sensor tem saída com baixa impedância, tensão linear e calibração inerente precisa, fazendo com que o interfaceamento de leitura seja especificamente simples, barateando todo o sistema em função disto. Este sensor poderá ser alimentado com alimentação simples ou simétrica, dependendo do que se desejar como sinal de saída, mas independentemente disso, a saída continuará sendo de 10mV/ºC. Ele drena apenas 60μA para estas alimentações, sendo assim seu auto-aquecimento é de aproximadamente 0.1ºC ao ar livre. O sensor é apresentado com vários tipos de encapsulamentos, sendo o mais comum o TO-92, que mais se parece com um transistor, e oferece ótima relação custo benefício, por ser o mais barato dos modelos e propiciar a mesma precisão dos demais. A grande diversidade de encapsulamentos se dá devido à alta gama de aplicações deste integrado. Caso interesse para alguém tenho um projeto de um termômetro feito com um PIC, e com todo o esquemático, bibliotecas e código para download http://thalesnicoleti.blo...ometro-pic.html Observação, copilador utilizado CCS. Abraços Thales

Thales Eduardo Nicoleti
Engenharia elétrica - UNIFEI
Universidade federal de Itajubá
EQUIPE - UAI!RRIOR

3
mantovani

Level 0
610831 xp

Local:
Guarulhos / SP

3
mantovani

Responder com citações
Mensagem Ter Set 06, 2011 4:42 pm
Achei no site do arduino com os coeficientes precisos, para o resistor de 10k e o termostor

http://arduino.cc/playgro...Lib/Thermistor2
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido