^ Retornar ao
Iniciantes : Projeto de Cortador de Grama RC 
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Responder ao TópicoIr para página 1 2 3 4  Next
Autor Mensagem

luizomero

Level 1
1655719 xp

Local:
sao luiz gonzaga / RS

MensagemEnviado: Sex Jun 24, 2011 3:51 pm
   Assunto: Projeto de Cortador de Grama RC
Responder com citações

Olá

Por duas vezes desenvolvi um veículo RC (4 rodas) (mais ou menos 60 quilos), movidos motor elétrico e nas duas vezes tive problemas de torque. Desisti deles e vendi-os.

Daí comprei um motor de moto crypton (100 cc 4T) que usarei no próximo projeto. Tenho visto vários tópicos aqui que falam em interferências no RC em função de faíscas de velas etc...

Não usarei nenhuma placa controladora, apenas chaves, relés, servomotores e é claro o RC. Optei por um sistema 2,4Ghz.  Acho que colocarei o receptor o mais longe possível so motor e usarei uma gaiola de faraday para o rádio.

Parece que motores 4T apresentam menos esse problema...

Alguém tem experiência com motores 4T em RC ?

Cordialmente

Homero

tenicoleti

Level 8
8309238 xp

Local:
Itajuba / MG

Equipe:
Dinotronics

MensagemEnviado: Sex Jun 24, 2011 11:18 pm
Responder com citações

salve salve luizomero, cara muito interessante essa do carrinho, já estou até vendo uma corrida na WC 2011

luizomero Vs Wurs

srsrsrsrrsrsrs

Bom acho interessante um sistema de blindagem como você mesmo disse gaiola de faradey, só que tome cuidado para não acabar blindando demais e seu próprio controle não encontrar o receptor.

Bom mais acredito que não seja necessário essa blindagem toda se você estiver com rádio 2,4.

Mais indico um Blog que você com certeza vai curtir demais:

http://oficinadowurs.blogspot.com/

Thales Eduardo Nicoleti
Engenharia elétrica - UNIFEI
Universidade federal de Itajubá
EQUIPE - UAI!RRIOR

tenicoleti

Level 8
8309238 xp

Local:
Itajuba / MG

Equipe:
Dinotronics

MensagemEnviado: Dom Jun 26, 2011 3:46 pm
Responder com citações

será que vai rolar umas corridas pelo campo da UNIFEI?

estou ansioso para ver isso

srsrsrsrs

Thales Eduardo Nicoleti
Engenharia elétrica - UNIFEI
Universidade federal de Itajubá
EQUIPE - UAI!RRIOR

Wurs
Moderator
Level 32
32490140 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

MensagemEnviado: Dom Jun 26, 2011 7:38 pm
Responder com citações

Fala Homero!

Poxa! Publica umas fotos dos carrinhos aqui no fórum.
Seria muito legal ver como ficaram seus 2 projetos elétricos. Mesmo que o acionamento seja simples, e não envolva muita eletrônica, trabalhos como este trazem muitas ideias a iniciantes. Projetos de qualquer área podem absorver ideias de um trabalho como este.

Sobre seu novo projeto, um motor de 100 cilindradas e 4T é um "senhor" motor.
Acredito que dificilmente faltará torque, hehehhehe.
Mas o centro de tudo é a relação peso/potencia.
Se o carro ficar muito pesado é claro que o motor terá mais "trabalho" em empurrar o veiculo.
Um projeto de 60 Kg é um valor bem alto, logo não é qualquer motor elétrico que toque ele.
Assim será necessário criar uma redução para ganhar mais torque, etc... Mesmo com o uso do motor a gasolina, fique atento.

Tive uma boa experiência com motores 2T em robôs e sofríamos muito com interferência.
Porém, é um problema que duvido que você terá.
Nosso maior complicador era o fato de usarmos um PIC para controlar todo o robô e este sofria muito com a interferência gerada pelo motor.
Porém, os receptores de aeromodelos se mostraram muito seguros com este tipo de uso. Sempre que ligados sozinhos no sistema, não havia problema nenhum. Já com as placas de potencia e controle nossa ligada o problema era bem acentuado.

Assim, como já disse, acredito que não terá problemas desta ordem.
Devido principalmente ao tipo de sistema que usará (chaves, servos e relés), este tipo de equipamento é muito robusto e não influenciado pelo motor.
O mais possível de sofrer algo é o servo, mas acredito que se der problema é só isolar os fios com uma malha de terra ou mesmo afasta-los de perto da vela (caso fiquem perto).

Quanta a diferencia de interferência entre os 2T e 4T, ela é bem pouca. Pois o funcionamento da vela nestes dois motores é o mesmo, o que muda é o ciclo de funcionamento dos motores 2 e 4 tempos.

No mais, um grande abraço e boa sorte com seu novo projeto.

Ps1.: tenicoleti, valew por informar o link! Abração.
Ps2.: Como curiosidade abaixo estão algumas fotos do andar do projeto que estou construindo com um motor 2T.

Thumbnail, clique para aumentar.

Mimos

Level 40
40114788 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 12:37 am
Responder com citações

Wurs, ainda não entendi porque voce usou servos no sistema de direção, e com aquele sistema de amortecimento, eu acho que você não vai fazer curvas de alta. Um sistema de um motor atuando direto em uma cremalheira não seria mais robusto?

Wurs
Moderator
Level 32
32490140 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 2:54 am
Responder com citações

Bem Mimos, o sistema de amortecimento está bem macio no vídeo que está no blog, mas a ideia é ficar mais duro.
Só pular mesmo em esforços muito altos. Deixei macio no vídeo para ficar claro a ideia do sistema e ajudar a entender melhor.
Este tipo de sistema é encontrado em todos os carrinhos RC profissionais. E embora o desenho seja um pouco diferente deste que estou usando, servem para o mesmo propósito, proteger o servo.
Seguem algumas fotos do sistema de autos RC, alguns de alta velocidade (mais de 100Km/h) e funcionam muito bem (Claro, maior velocidade, mola mais dura):

Usei servos por comodidade também.
Um sistema com cremalheira exigiria um motor com um controle eletrônico de potencia. Fora isso o sistema não manteria a posição como o servo, que tem o potenciometro para este fato.
Se eu não usa-se uma potência teria que usar relés.
Ai também seria Tudo ou Nada na direção, ou seja.... uma droga, controle nenhum.
E mesmo com a potencia, para parar o sistema na metade do trajeto eu teria que tirar a mão da direção, ou o motor continuaria se movendo. Não teria controle da posição.
De qualquer jeito ficaria ruim de controlar, ainda mais se estiver correndo, onde uma pequena variação na direção pode ser o diferencial entre virar e capotar.

Assim, depois de ver todos estes pontos... preferi o servo, pois o achei:
- Simples
- Forte
- Com controle de posição fiel
- e robusto, estou usando um servo bem grande, mais que o dobro do Standard, veja os dados:
Peso: 154g
Dimensões: 75 x 59 x 27 mm
Torque: 33 kgf*cm
Link da loja: http://www.hobbyking.com/hobby.....aff=109336

Claro que acima de tudo, foi uma opção que tomei.
Escolhi esta pois mais me agradou e para mim, seria um sistema mais simples de construir.
Porém cada caso é um caso e cada pessoa tem ideias diferentes.
O importante é no fim.... funcionar!
hehehhehehhehe

Abração

Wurs

Mimos

Level 40
40114788 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 8:27 am
Responder com citações

Opa Wurs, entendi, o fato das cargas da mola no video serem apenas ilustrativa já melhora minha opinião.

Apenas para complementar, é possivel deixar o sistema de cremalheira funcionando como servo, basta utilizar algum tipo de feedback de posição, o que já vem pronto no servo Wink .

Fora isso, o Igor tem alguns servos iguais aos teus e reclamou bastante do torque e da falta de capacidade de manter a posição.

Mimos

Level 40
40114788 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 8:39 am
Responder com citações

Bom que logo teremos que mudar o titulo do tópico.

Sobre a suspensão, como você irá fazer para especificar molas e amortecedores?

LuizOmero, utilizamos um radio de 75MHz em um motor 2T e nunca tivemos problemas com interferencia, procure pelo robo Pandora, para vc ter idéia do que era:

Mas aqule cabo de vassoura preso nele é a antena. Estou querendo fazer um R/C Heavy Duty tambem, logo poderemos criar uma categoria.hahahahahahaha

Wurs
Moderator
Level 32
32490140 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 3:43 pm
Responder com citações

Mimos Escreveu:
É possivel deixar o sistema de cremalheira funcionando como servo, basta utilizar algum tipo de feedback de posição, o que já vem pronto no servo
Opa! Tem como sim. O pessoal da Servocity usa e abusa desta ideia também. Depois dê uma olhada lá, tem ideias ótimas. Porém de toda forma eu teria que partir de um servo para construir o sistema, hehehe. Logo teria que comprar o servo. Mas a ideia é boa.
Mimos Escreveu:
Fora isso, o Igor tem alguns servos iguais aos teus e reclamou bastante do torque e da falta de capacidade de manter a posição.
Então Mimos, eu tinha que começar de algum lugar. Não é possível começar um projeto sem traçar algumas bases. E para que este fosse pra frente, depois de alguma pesquisa, tracei como base o uso destes servos. Foi um ponta-pé inicial, como é necessário em todo projeto. Porém, caso nos testes do modelo o servo se mostrar uma bela porcaria, naturalmente irei mudar para um sistema melhor, ou até mesmo diferente do utilizado. Mas isso, só testando. Wink Porém espero de coração, que funcione de primeira, hehehheh Twisted Evil Afinal são dois em paralelo. Julgo que já está mega exagerado. E a precisão não precisa ser cirúrgica não, parando no lugar já está valendo.
Mimos Escreveu:
Sobre a suspensão, como você irá fazer para especificar molas e amortecedores?
Isso ainda é uma núvem de ideias, hehehehe. De início busquei um amortecedor completo e pronto. Mas não encontrei nada próximo. Fabricar os amortecedores a óleo no início até pareceu viável, cheguei a desenha-los, só faltava fazer uns cálculos de perda viscosa por "Mecânica dos Fluidos" para determinar os diâmetro dos furos nos êmbolos dos amortecedores, mas ai parei o projeto. Parei pois falta tempo, e também porque usinar todas as peças de 4 amortecedores ficaria muito caro. Agora estou vendo uma possibilidade de adaptação de outro sistema. Daqui a uns dias vou reunir mais um pouco de material e vou escrever um post sobre isso. Já as molas, vou aproveitar umas que consegui Free! (porque por este valor não tem nada melhor, Very Happy) Como diria o Lema da SohToskeira: "Nada Medido, Nada Calculado, Tudo Ajustado" hehehhehe Estas molas tem um tamanho dahora e me parecem "no ponto". Vou usar como elemento-teste-inicial. Depois de arrumar o amortecedor a óleo que é o pior, calcular a mola e mandar fabricar na medida é o mais fácil. Mas por hora..... vou quebrando o galho com estas mesmo:
Quanto ao título, acho que vou dar um jeitinho nele,hehe. Opa, vai fazer um RC monstrinho tb? hahahha Logo já dá para criar uma categoria, hehehehhe. Abração Wurs Ps.: Ver o Pandora deu saudade. Será que este motor vai roncar no robô de outra pessoa novamente? ... Mal posso esperar pra ver. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Mimos

Level 40
40114788 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 8:20 pm
Responder com citações

O motor esta com uma pessoa que nem capaz de subir no podio para pegar 3 trofeis foi capaz, imagina dar vida a algum projeto....

Wurs
Moderator
Level 32
32490140 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 8:48 pm
Responder com citações

HAHahhahahah ! Que zoeira! Very Happy 

Eu queria ver mesmo este motor girando uma arma bem pesada em um chassi de UHMW branco preso com parafuso de rosca soberba.
Meu!!! Daria muito MEDO!!! Twisted Evil
Teria que esconder atrás do sofá do Alemão pra ver o round.
Loucura Loucura!!  Surprised 

Homero!! Solta umas fotos ai pra galera.
Estamos curiosos.

Abração

Wurs

Delay8ms
Moderator
Level 29
29968183 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 8:59 pm
Responder com citações

Comentário:
Eu queria ver mesmo este motor girando uma arma bem pesada em um chassi de UHMW branco preso com parafuso de rosca soberba. Meu!!! Daria muito MEDO!!! Twisted Evil
Acho qe o sistema se desmontaria durante a aceleração. Laughing Queria ver mesmo era o sigma fazer pistões de plástico, virabrequins de plástico emfim um motor de plástico. Razz Abraços Delay

Just for Fun

Mimos

Level 40
40114788 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 9:55 pm
Responder com citações

Queria ver ele fazer, algo que funcione, com plástico!!!!  O unico robo que ele fez, e deu certo, foi feito de madeira.

Delay8ms
Moderator
Level 29
29968183 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Seg Jun 27, 2011 10:56 pm
Responder com citações

E ele trocou pilotar o robô dele na final pelo show do Iron Maiden que não aconteceu.  Laughing

Just for Fun

luizomero

Level 1
1655719 xp

Local:
sao luiz gonzaga / RS

MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 3:03 pm
Responder com citações

Olá

Esqueci de teclar que meu robô não é de competição. Trata-se de um robô-roçadeira RC.

Minha primeira preocupação foi comprar um motor de moto, rodas, alguns motores elétricos para funcionar como servo-motor, e meu principal desafio: uma caixa de reversão controlada via RC  (pra ré). Conclui ela esta semana. Na verdade essa caixa funcionará como gerenciador de comandos. Tenho umas fotos.

Mas já estou em dúvida, se estou no fórum certo... Alguém me ajuda...?

Se estiver no fórum certo...  teclo mais sobre o projeto, problemas soluções, idéias... imagens...

OBS. Que friagem aqui no RS, semana toda abaixo de zero. Desumano...

luizomero
Responder ao Tópico Ir para página 1 2 3 4  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido