Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

marquinho-a

Level 4
4192762 xp

Local:
Florianópolis / SC

marquinho-a

Responder com citações
Mensagem Seg Fev 07, 2011 12:25 pm
Segway Off-road
Moderação:
Como esse tópico acabou virando um proto Build Report, a pedido do autor o título foi alterado e o tópico transferido para a seção de Build Reports
Antigo "Dúvida sobre polias e correias" Fala pessoal! Estou com dois motores EV Warriors parados em casa. Eles são bem conhecidos lá fora, principalmente pelo fato de terem sido utilizado em um modelo de bicicleta bastante comum por lá. Pesquisando na internet, descobri que eles são motores GPB da Bosch que possuem cerca de 280w à 1,155w máximo, quando em 12v e 24 respectivamente. Sendo assim, dois motores desses juntos dão uma potência de mais de 500w em 12v ou ~2300w em 24v, o que imagino ser ideal para um projeto de Segway. Cool Minha ideia é fazer um Segway versão "cross", que dê para andar na areia. A parte de eletrônica não me preocupa por enquanto. Pretendo usar rodas de 16" com cravos, que são menores um pouco que a versão do Segway Cross original. Gostaria que ele atingisse ao menos 25km/h. Estou pensando em fazer com polias sincronizadas (uma vez que o Segway precisa de precisão para manter a pessoa equilibrada), mas não tenho muito conhecimento sobre essas. Olhando nos sites, vi que existem diversas larguras. As minhas dúvidas são: - O que vocês acham da utilização desses motores para isso? - Existe um cálculo para descobrir a largura da correia que preciso? - Onde posso encontrar esse tipo de pinhão? O eixo tem 8mm de diâmetro. Fico no aguardo da ajuda de vocês. Grande abraço pessoal!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Fev 22, 2011 6:30 pm
Segway Off-road
Marcos,

Vi que você está vendendo os EvWarrios em outro tópico, mas como a dúvida é pertinente, vou responder assim mesmo. 

Acho que rodando a 12~18V você conseguiria um bom resultado em termos de velocidade e torque, além de maior autonomia e durabilidade do que a 24V. Os EvWarriors rodam bem a 24V em robôs de combate, cujo período de trabalho é de 3 minutos ou menos. São ótimos motores para o projeto (respondendo 1), desde que não se abuse da tensão! Outra opção é elevar a tensão para 24V e investir (tempo, dinheiro e talvez os dois) em um controlador com limite de corrente, assim o motor não iria fritar no RI². Sinceramente acho eles melhores que os chineses que estamos discutindo no outro tópico. 

As rodas ideais podem ser as de motos de cross infantis, como a Panda 80. Elas tem largura bem maior que as rodas de bicicleta de 16" e por isso andariam muito melhor na areia. 

Um detalhe que pode ser melhorado no Segway cross é a altura do corpo para o solo. Eu fiz anos de motocross e mountain biking e sei que pedras pontudas e altas aparecem, um vão maior ajuda. O problema é ter um vão enorme e com isso o CG ficar muito alto. 

Quanto as correias, sem dúvida síncronas são necessárias. Existem diversos padrões, mas os que te interessam são 5M e 8M. Quanto mais larga e maior o dente da correia, mais torque ela suporta. Normalmente os fabricantes divulgam o limite em Watts, logo basta multiplicar a força e a velocidade às quais a correia será submetida para descobrir qual padrão e largura é o mais indicado. Contudo correias 8M são consideravelmente menos flexíveis que as 5M, logo você precisa definir o valor da redução para estipular o número de dentes necessários nas polias e verificar o raio de curvatura e quantos dentes estariam engatatos em cada polia. 

Se a correia tiver dentes suficientes engatados, for suficientemente flexível para acamar bem nas polias e obviamente estiver bem tensionada, o mecanismo não deverá ter muita folga. (acho que mata a 2)

Quanto a comprar correias e polias posso recomendar com experiência a Schneider (Peça uma cópia do catálogo) e a Dina.

Tudo respondido?

Abração,
Dudu

marquinho-a

Level 4
4192762 xp

Local:
Florianópolis / SC

marquinho-a

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 23, 2011 9:09 am
Segway Off-road
Fala Dudu!

Qual é o nome exato da polia que é acoplada ao motor? Pinhão? Acredito que eu deva usar aquelas que têm aquelas guias laterais, certo?

Outra dúvida que me surgiu: devido ao pouco espaço - uma vez que as rodas ficam centralizadas no Segway - estou pensando em colocar um motor para cada lado (me refiro à vertical). A minha dúvida é se isso vai dar certo, ou seja, o motor gira na mesma velocidade para os dois lados? Lembro de ter lido um tópico que dizia que existe uma diferença de velocidade entre os sentidos de rotação.

Quanto às rodas, pensei extamente a mesma coisa. Importei uma larga (8"), alta (16") e com cravos (de carrinho de golf), já com furo de 1" e rasgo de chaveta 1/4, maneiríssima Very Happy! (só as taxas e o frete não foram tão maneiros Crying or Very sad )  

Uma vez que já tenho boa parte da mecânica comprada, acho que já vou abrir um build report do mesmo e aí tiro minhas dúvidas por lá, a fim de centralizar todas as informações em um lugar só, para as pessoas que têm o mesmo objetivo.

A propósito: você era de onde do Rio?

Abração,
Marcos

jpvolt

Level 6
6596617 xp

Local:
Campinas / SP

jpvolt

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 23, 2011 4:43 pm
Segway Off-road

Moderação: Assunto do tópico
Por favor, não escreva mensagens sobre assuntos que fogem ao tópico em questão ou referentes a outros tópicos.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 23, 2011 5:32 pm
Segway Off-road
Marcos,

A polia acoplada ao motor não tem nome especial, é apenas uma polia. Se você estivesse descrevendo uma maquina para alguém ela seria a polia motora e a(s) outra(s) polia do sistema a(s) movida(s), mas isso não importa em nada na hora que você for comprar as polias. Pinhão normalmente é usado para transmissão por corrente. 

Todas as polias para correias síncronas / dentadas possuem flanges (as guias laterais). Em alguns casos é interessante remove-las, como por exemplo ao prender a polia no torno, já que são presas por pressão. 

As rodas de carrinho de Golf são uma ótima opção, depois coloque umas fotos!

Não entendi exatamente como você pretende colocar os motores, a vertical pode ser um plano de espelhamento ou de posição. Os motores ficariam espelhados no sentido frente-trás ou no sentido cima-baixo? 

Uma alternativa é ter os motores sobre as rodas devidamente escondidos dentro de um "para-lamas". Algo como isso:

Outra opção é fazer como o robô Tanto da FRA e usar uma engrenagem grande com dentes internos por dentro da roda de carrinho de golf e uma engrenagem bem menor no motor que ficaria quase dentro da roda. Esse é sem duvida o arranjo mais compacto. 

Os EvWarriors tem avanço de fase, ou seja não rodam de forma igual para ambos os lados. Mas isso pode ser resolvido alterando o motor ou implementando constantes no controle para eliminar o avanço. 

Se você quiser podemos já transformar esse tópico no Build Report, basta você me dizer um título que mudo ele de seção. Wink

Abraços,
Dudu

ANEXOS:
EvWarrior+Roda_GolF+posição vertical.jpg
Tamanho: 5.18 KB
Downloads: 804 veze(s)

marquinho-a

Level 4
4192762 xp

Local:
Florianópolis / SC

marquinho-a

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 23, 2011 11:44 pm
Segway Off-road
Dudu,

Entendi. É, a sua idéia é interessante (eu até já havia pensado nisso), mas estava me referindo ao motor ficar um para cima e outro para baixo no plano, assim eu poderia encurtar a largura do Segway (eles não se encostariam, uma vez que não estariam centralizados).

Eu imaginei que eles não rodariam na mesma velocidade. Vou começar a postar as fotos.

Agora, procurando pelo controlador de motor me deparei com esse o motor Magnum775 com uma redução de 20:1, não fiz as contas mas eu acho que seria excelente. Ele tem um bom torque, ocupa pouquíssimo espaço e já vem com redução e suporte para montar. 

O que você acha? Esse ou o GPB?  Very Happy 

http://robotpower.com/pro...um775_info.html

Abração,
Marcos

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 24, 2011 10:04 am
Segway Off-road
Dois conjuntos Magnum não conseguem levar uma pessoa em um Segway. Eles são usados em robôs de 13 a 30kg normalmente, para isso a caixa de redução é boa. Contudo o motor que vem neles, o Leshi, é tipo os Mabuschi, não valem absolutamente nada. 

Para você ter ideia o Anubis, robô de combate que transformamos em Segway - o Anubsway, usa dois conjuntos NPC T-64 a 24V. É um pouco "Tiro de canhão", mas para um Segway, principalmente off-road, precisa ter força. 

Os EvWarriors são bem mais interessantes para a aplicação e já estão nas suas mãos. Wink Você chegou a olhar o tutorial de como ajustar o avanço deles? Não é absurdamente simples, porém não é um bicho de sete cabeças. Se você quiser deixar a transmissão mais compacta, parta para o esquema pseudo-planetário que expliquei acima. Wink

Pelo que entendi da sua ideia um motor ficaria para cima e outro para baixo? Eu acho um pouco estranho, mas pode ser uma solução. 

Abraços,
Dudu

marquinho-a

Level 4
4192762 xp

Local:
Florianópolis / SC

marquinho-a

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 24, 2011 10:35 am
Segway Off-road
Dudu,

Essa é a idéia:

Thumbnail, clique para aumentar.

ANEXOS:
Montagem2.JPG
Tamanho: 52.22 KB
Downloads: 757 veze(s)

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Fev 24, 2011 11:27 am
Segway Off-road
Qual a orientação? Suponho que a placa ficaria na horizontal, certo? Nesse caso é um motor para frente e outro para trás, certo? Você tem muito espaço, não vejo o por quê de colocar os motores dessa forma. 

Se você pretende coloca o Segway no meio do mato mesmo, não recomendo uma largura da base maior do que 60~70cm (pense na largura de um guidão de mountain bike). 

Também aproveite o peso dos motores e baterias para usa-los como contra-peso ao piloto, não resolve o problema do centro de massa estar fora do eixo de rotação, mas ajuda um pouco.

Abração,
Dudu

marquinho-a

Level 4
4192762 xp

Local:
Florianópolis / SC

marquinho-a

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 24, 2011 11:52 am
Segway Off-road
Certo, o problema é que tenho que ter um espaço entre o motor e o eixo (que obrigatóriamente fica no centro) para colocar a correia.

A largura da minha base é 60cm x 35 se não me engano.

Abraços!
Ir para página 1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido