Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Olá pessoal, como vão? Ando namorando há algum tempo uma OSMC, mas tenho muito medo de pagar mais 60% de imposto, uma vez que seu preço é muito alto e para o meu projeto eu preciso de duas (cada um custa cerca de R$ 400,00 sem imposto). Desde forma, buscando alternativas, encontrei esse controlador de motor no eBay, que cumpre o que preciso (na realidade não preciso de mais de 100A, 160 já era um exagero) e custa cerca de R$ 160,00:![]()
![]()
![]()
![]()
Comentário: Profile:
Though I named it 12V 100A controller, in fact it can be applied to 12-40V 1200W DC motors. And it can control the motor CW/CCW reversible.
This item can be used in below fields:
1. DC motor speed control.
2. LED or DC bulb lightness control.
3. LCD backlight control.
4. Other fields need PWM control.
Features:
1. Input 12-40VDC, the controller detect the voltage auomatically, and output 12-40VDC corresponding.
2. Max load 1200W, maximum current 100A.
3. Duty cycle adjustment range: 0%-100%.
4. With two 2-pin connectors spare for cooling fan.
5. Sizes (include heatsink): 160x103x50mm or 6.3x4.1x2.0 inch
|
Última edição feita por marquinho-a em Qui Fev 03, 2011 8:48 am; editado 1 vez no total
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Nunca vi ou ouvi falar desse controlador, logo não posso atestar a qualidade do mesmo. Mas acho que posso te ajudar. A chave CCW pode ser substituída por um SSR (relé de estado sólido) ou mesmo um relé. Outra opção é ver o que ela chaveia e gerar o sinal direto no Arduino, jogando o sinal direto no destino, deixando a chave de lado. Já o potenciômetro, ele funciona como um divisor de tensão, basta saber o intervalo da tensão de saída e usar o Arduino para gerar uma saída equivalente. Abraços, Dudu
|
Grande evristow, você é do Rio?O relé de estado sólido é uma ótima idéia. Ele não faz barulho, uma vez que ele não tem funcionamento mecânico, certo? Quanto ao potenciômetro, como você faria para descobrir esse intervalo sabendo que o potênciometro é de 10k? O que me preocupa é que o limite do arduino é de 5v. A maioria dos controladores funciona com PWM, como seria nesse caso? Abração, Marcos
Acho que a maneira mais fácil de gerar um sinal PWM analogicamente é com um multivibrador astável que pode ser feito com transístores ou com ci 555. A duração e o intervalo dos pulsos depende da velocidade que os capacitares carregam(um controla o tempo de "baixa" e o outro o tempo de "alta") então variando a resistência do potenciômetro um dos capacitares muda seu tempo de carga fazendo com que sinal de saída varie. Deve ser assim nesse controlador. Bom se não me engano é isso ai! Ja pensou em fazer seu próprio controlador com uma ponte H de mosfets ? aqui em Curitiba achamos facilmente mosfets de 100A ! Abraço
O IRF1405, utilizada pela própria OSMC pode ser encontrado facilmente no MercadoLivre. Acho que vou fazer o que havia imaginado: vou comprar a placa e o drive pela Robot Power e o restante compro aqui e monto. Se houvesse uma galera querendo montar a OSMC, podíamos nos juntar para mandar fazer as placas e comprar o material que sairia muito mais barato. Abraços, Marcos
DiogoAmador: O problema não é gerar o sinal PWM - o Arduino já faz isso - mas sim como substituir a chave e o potenciômetro. Estou pensando em usar um voltímetro para medir a tensão que passa na chave. Se for até 5v, posso usar o próprio Arduino, caso contrário terei que usar relay (?). Quanto ao potenciômetro, não entendi como funciona, uma vez que o controle é feito por PWM. Abraços, Marcos
Última edição feita por marquinho-a em Seg Fev 14, 2011 8:27 pm; editado 1 vez no total
Olá Marcos, isso pode ser resolvido de forma bem simples, primeiro na chave, coloque um relé comum para se fazer isso, pelo tipo da chave, a corrente será menor que 3A, se não apenas sinais de corrente muito menor. Isso pode ficar ainda mais simples caso as tensões dos contatos NA e NF sejam fixas para quaisquer condições, nesse caso calcule o circuito usando um transistor em emissor comum para essa função, dependendo das tensões do NA/NF e a corrente pela chave, o microcontrolador poderá até acionar diretamente essa saída. No potenciômetro, muito provavelmente as tensões de máximo e mínimo também serão fixas, nesse caso basta você usar uma saída PWM e filtrá-la com um pólo numa frequência bem abaixo da frequência da portadora, e usar na saída deste filtro um amplificador não inversor de ganho um, para compensar a impedância da entrada neste potenciômetro (que atenuaria o nível DC desejado), isto é necessário para se transformar a portadora modulada em PWM em um nível DC. Caso o seu potenciômetro seja linear, atue diretamente no PWM para obter a velocidade desejada, caso seja logarítmico (mais difícil nesse caso) deverá fazer o tabelamento dos pontos, e a resolução deste sistema ficará diretamente dependente do número de bits do timer, ou seja, depende das especificações de sua aplicação. Mas antes de resolver este problema é necessário fazer uma breve análise do circuito do controlador, para que se use o circuito mais simples possível e se levante as impedâncias vistas pela chave e potenciômetro, afim de se fazer o circuito da forma correta. Abraços,
O potenciômetro desse controlador é de 10k. Estou pensando em usar um potenciômetro digital, de 256 estágios e 10k. Para a chave, se ela for de baixa tensão, estou pensando em utilizar um multiplexador, esses da família do 74151. Acredito que seja a forma mais fácil e "elegante". O que acham?
Um multiplex não poderia ser aplicado como solução para o problema proposto, já que há apenas uma chave, e não existe motivo aparente para se selecionar x entradas em uma única saída. Além disso, a tensão da chave não implica necessariamente ao uso de circuitos digitais da família TTL, já que se, por exemplo, com a chave ligada temos 3V e com a chave desligada selecionar 5V não é possível se usar quaisquer saídas das famílias TTL ou LVTTL para se acionar estes dois níveis lógicos do exemplo sem sistemas conversores de níveis lógicos. A solução do potenciômetro digital é economicamente inviável, já que o custo desse componente é maior que o de se usar o output compare (com PWM) do TIMER, que já está incluso no microcontrolador com custo zero e apenas mais alguns resistores e capacitor que custam muito mais barato que qualquer circuito integrado. Abraços,
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Marquinho, O Zork respondeu perfeitamente como fazer. Eu não ligaria diretamente a saída do Arduino ao relé , por segurança colocaria opto-acopladores entre a parte lógica (Arduino) e a placa de potência. (controlador). Quanto ao potenciômetro digital, é muito mais caro do que usar o Arduino para gerar um PWM e retificar esse PWM deforma a gerar a tensão de referência que era resultado do potenciômetro. Ah, sou do Rio sim! Abraços, Dudu
|
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |