Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2
Autor
Mensagem
3
aleexandre_ar

Level 0
28835 xp

3
aleexandre_ar

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 14, 2023 12:16 am
Atribuições Engenheiro Mecatrônico
Boa noite a todos, venho aqui para expor o meu caso para as pessoas que ainda pensam em fazer o curso de Engenharia Mecatrônica e saber mais sobre as respectivas atribuições.

Sou formado desde 2005 no curso de Engenharia Mecatrônica e meu pai possui desde 1997 uma empresa de fabricação e manutenção de elevadores no estado de SP e decidi resolver estudar engenharia para assumir a responsabilidade técnica na empresa da família. O engenheiro responsável na empresa antes da minha atuação possui o titulo de engenheiro mecânico, logo prestei vestibular para engenharia mecânica e comecei a  estudar no ano seguinte. Tudo normal até então, vou começar a relatar a minha experiência como aluno da instituição na época, que se aproximando do terceiro ano aonde as turmas seriam divididas posteriormente entre as categorias de engenharia civil, mecânica, mecatrônica e alunos que faziam matemática também, mas eu sentia um apelo muito grande dos professores oferecendo aos alunos o curso de engenharia mecatrônica como o mais promissor das categorias e que era o curso do futuro e todo aquele bla bla bla que a maioria por aqui já conhece.

Na época eu tinha 22 anos e como muitos dos meus colegas de classe iriam mudar para essa nova modalidade, telefonei para a prefeitura na seção que emite a concessão de trabalho da empresa da minha família e perguntei se engenheiro mecatrônico poderia assumir a responsabilidade técnica da empresa e me foi informado que SIM eu poderia me formar nessa categoria da engenharia e trabalhar normalmente como responsável técnico da mesma. Tudo tranquilo, mudei o curso para engenharia mecatrônica e me formei no final do ano de 2005, assumindo a responsabilidade técnica em 2005 e em novembro de 2022 a minha concessão de trabalho foi NEGADA (indeferida) pela prefeitura do municio de São Paulo, alegando depois de 17 anos que apenas engenheiros mecânicos poderiam ser responsáveis técnicos de empresas que atuam no segmento de manutenção e fabricação de elevadores no Brasil.

Atualmente estou com 46 anos de idade e trabalho desde os 14 anos com elevadores, atualmente estou desempregado e tendo que pagar outro engenheiro para assumir a responsabilidade técnica da empresa, praticamente começar do zero a minha vida profissional.

Abaixo vou relatar mais alguns detalhes sobre a minha experiência e como estou me sentindo.

A minha primeira surpresa depois de formado foi o titulo atribuído a minha carteira do CREA-SP: Engenheiro de Automação e Controle. Na certidão do engenheiro emitida pelo CREA-SP aparece o titulo: Engenheiro de Automação e Controle - Mecatrônica.

Na faculdade o que mais se referia ao curso era como o titulo de engenharia mecatrônica, isso se confirma nos meus trabalhos de conclusão de curso (TCC), etc ...  Diziam que o curso da intuição aonde eu cursava eng mecatrônica, tinha ênfase em  engenharia mecânica e de fato era isso mesmo que acontecia, tive muito mais matérias sobre mecânica do que se comparado a engenharia eletrônica e engenharia elétrica, sendo que no segmento de ele6trica eu tive quase nada sobre o assunto, subestações elétricas, etc ...

A minha segunda surpresa foi quando apareceu um projeto paralelo na área de refrigeração de ambientes e a instalação de ar condicionados e descobri que não poderia assinar a ART, pois era de competência apenas de engenheiros mecânicos, mas como isso não afetava em nada minha atuação na empresa da família acabei esquecendo e segui a vida normalmente.

E agora depois depois de 17 anos a PMSP está negando a minha permissão de trabalho e o CREA-SP está desde novembro de analisando o meu histórico escolar detalhado e o conteúdo programático do curso  e disse que no mínimo precisa de 6 meses para me passar uma decisão final, sendo que fiquei 2 meses sendo direcionado totalmente errado pelo próprio crea-sp, um serviço totalmente amador e negligente, ou seja, 8 meses de espera pois o meu processo depois de muita luta começo o prazo em janeiro de 2023.

Até aonde consegui entender, não existe uma resolução normativa especifica e definitiva que regula as atribuições de um engenheiro de Automação e Controle no Brasil, o que foi decidido é que o engenheiro de Automação e Controle tem as "mesmas" atribuições de um engenheiro elétrico com restrições, ou seja, poderá apenas ser responsáveis por instalações elétricas de baixa tensão e  subestações até 75 KVA.

Eu não tive praticamente nada sobre elétrica (média e alta tensão) no curso e absolutamente NADA sobre subestações. 

O meu TC foi sobre o estudo mecânico da movimentação e dos esforços solicitados de uma  estrutura conhecida como 4 barras (2 bielas e manivelas trabalhando sincronizadas) dispostas em 55 paginas de cálculos diversos e mais 40 paginas sobre o circuito eletrônico e a programação do controlador que fazia toda a maquina trabalhar como se fosse um robô industrial, dependendo da ferramenta acoplada na garra da respectiva estrutura.

Atualmente o meu sentimento é como se eu tivesse sido enganado, perdi muito dinheiro e tempo fazendo Engenharia Mecatrônica e praticamente não posso assumir a responsabilidade técnica em nenhuma área, a resolução é muito subjetiva e não permite nenhuma atuação dentro da área da mecânica e pelo que pude ver nem da eletrônica, pois o engenheiro mecatrônico é apenas um engenheiro elétrico com restrições, conforme a Resolução CONFEA nº 427 de 05/03/1999.

Link ---->      https://www.normasbrasil....1999_96027.html

O CREA-MG ainda diz em seu próprio site, que para este curso ainda não existe uma portaria definida (desde 1999) e até então engenheiros de controle e automação deveram ter as mesma atribuições de um engenheiro elétrico COM restrições para plantas com até 75 KVA baixa tensão).

Link ----->    https://www.crea-mg.org.b...ole-e-automacao

A pergunta que fica é a seguinte: Quem diabos vai concluir um curso de engenharia "mecatrônica", aonde vão ser excluídas todas e qualquer atribuições e responsabilidades que contemplem o segmento na área da engenharia mecânica e que fica restrito a atuar apenas como engenheiro elétrico LIMITADO a plantas com até 75 KVA. Na faculdade nunca foi explicado NADA sobre isso, absolutamente nada sobre as restrições aplicadas as atribuições de trabalho que um engenheiro mecatrônico  pode exercer no mercado de trabalho. Se isso fosse explicado aos alunos na época da formação da graduação, na minha opinião ninguém iria querer a concluir um curso desses, provavelmente eu iria continuar na engenharia mecânico.

O meu conselho é pra que ninguém faça um curso desses, praticamente um golpe aonde você gasta rios de dinheiro e não pode trabalhar em nada.

O que a resolução diz é muito subjetivo, que posso trabalhar com maquinas dispostas em plantas industriais com até 75 KVA, mas não posso fabricar e realizar a manutenção de elevadores. Não existe uma máquina nesse mundo que seja 100% eletrônica ou 100% mecânica, maquinas em geral são um mistura deste dois segmentos da engenharia.

O curso de engenharia mecatrônica é uma farsa aonde o profissional é limitado e quase não possui atribuições aonde possa exercer a sua profissão legalmente no Brasil.

Muito cuidado com esse "nova" modalidade da engenharia.

Consultando advogados e a tese que vou me agarrar para me defender  e poder trabalhar novamente é a de DIREITO ADQUIRIDO, pois o governo não pode NEGAR a minha permissão de trabalho após 17 anos e aonde a minha vida profissional inteira foi ceifada de um dia para o outro.

Só para vocês terem a ideia do caso, um relatório final de estagio foi realizado dentro da empresa do meu pai com manutenções de elevadores e mesmo assim a universidade em que realizei o curso me aprovou para engenheiro o que de acordo com a resolução do CONFEA eu não deveria ser aprovado, pois nao tenho atribuições para trabalhar com elevadores.

Talvez isso não de em nada e gaste muito mais dinheiro, mas eu processar a Universidade, o CREA-SP por ficar mais de 20 anos para definir uma resolução para os engenheiros mecatrônicos e contra a prefeitura de sp por negar a minha concessão após 17 anos.

Mais pra frente me disponho a deixar aqui a conclusão do meu caso, decidi postar aqui porque até aonde consegui pesquisar, este assunto foi tratado apenas neste fórum.

E lembre-se sempre, fujam dessas engenharias híbridas e mais especificamente engenharia mecatrônica, como foi o meu caso.

Desculpem os erros de português e a postagem duplicada, pois não consegui achar o botão para editar o primeiro post.  

Até a próxima.
Ir para página Anterior  1 2

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido