CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
rebelattonext

Level 0
901112 xp

Local:
Santa Cruz do Sul / RS

3
rebelattonext

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 29, 2010 7:42 pm
Módulo RF
Olá pessoal, 

Sou novo aqui, tive lendo os post mas nenhum me ajudou.

Tenho 6 pares de RF 433, porém preciso que eles comandem 6 carrinhos.

Vou utilizar um PIC, HT12E e D.

Teria como usar esses carrinho usando esses pares com a mesma frequência, sei que da interferência, mas teria alguma maneira de melhorar isso? 

Caso não tenha essa maneria, teria um site que eu compraria 6 pares de frequências diferentes. 

Obrigado, abraços.

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 29, 2010 8:39 pm
Módulo RF
Boa noite

Você pode usar um único transmissor de 433 mhz para os seis receptores, variando apenas o endereço de cada transmissão para cada respectivo receptor.

Usando um micro-controlador, conecte os pinos de endereço, dados e /TE do HT12E. Faça um programa que seleciona o endereço e dê um pulso no /TE.

Cada receptor cujo endereço for igual, receberá a mensagem e a manterá em um buffer até que receba a próxima transmissão válida. 

Como são seis receptores, use apenas três bits de endereço para selecionar os receptores, e os demais pinos podem permanecer em nível alto ou baixo.

Laércio
LVP Labs
3
rebelattonext

Level 0
901112 xp

Local:
Santa Cruz do Sul / RS

3
rebelattonext

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 29, 2010 9:46 pm
Módulo RF
Obrigado pela atenção.

E se 6 transmitem ao mesmo tempo? também funciona?

Abraço.

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 29, 2010 10:04 pm
Módulo RF
Não funcionará pelo seguinte motivo: estes módulos operam em Amplitude Modulada - AM. Se todos transmitirem simultâneamente na mesma frequência, causará interferência e os receptores não vão funcionar.

Se você controlar para que haja uma única transmissão por vez com cada endereço diferente, não haverá interferência e todos funcionarão bem. Você pode fazer com que cada transmissão seja de 10 mili segundos, que não prejudicará a ação dos robôs controlados.

Se você preferir usar os seis módulos transmissores, faça um circuito que envia um pulso para cada /TE, assim cada transmissor só transmite durante esse período, não interferindo nos demais.

Laércio
LVP Labs
3
rebelattonext

Level 0
901112 xp

Local:
Santa Cruz do Sul / RS

3
rebelattonext

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 29, 2010 10:40 pm
Módulo RF
Muito Obrigado, 

Me diz uma coisa onde compro RF com frequências diferentes?

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 30, 2010 12:37 pm
Módulo RF
Não compra!

Infelizmente há pouca diversidade de frequências disponíveis para venda, que eu saiba umas 4!

Procure na cika:
www.cikaeletronica.com

Para fazer o que você quer o ideal é utilizar transmissores com vários canais, como o XBee por exemplo.

Na loja do site há estes módulos pra venda.

bozollino

Level 5
5171223 xp

Local:
americana / SP

Equipe:
CRS

bozollino

Responder com citações
Mensagem Sab Nov 12, 2011 7:51 pm
Módulo RF
olá

estou com um projecto pra uma competição de robôs aqui da faculdade, o robô esta pronto só falta a parte do controle, esta proibido controles prontos tudo tem que ser criado, preciso de ajuda na programação dos arduinos e dos emissor e transmissor de RF, tenho dois arduinos uno e um emissor 433.92 MHZ e o receptor, tenho um pouco de conhecimento no arduino, mais com os  módulos RF não, o controle teria 4 botões, o  botão pra frente que mandaria um sinal pelo RF que leria no receptor e ligaria dois reles, e os outros botões ligariam outros dois relés, coisa simples, mais não sei qual tipo de código usar , como enviar os dados e ler , e locomover o robô, não sei se é possível isso que  estou querendo mais acho que sim

se alguém puder me ajudar agradeceria, depois de pronto posto aqui o projecto completo creio  que iria ajudar muita gente

luigiesn

Level 3
3927190 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

luigiesn

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 13, 2011 8:26 pm
Módulo RF
Estou começando a fuçar nestes módulos e sei que os HTs possuem a função de endereçamento então o sinal só vai ser percebido pelo decodificador que você quiser... não uso estes HTs, uso PIC, mas sei sim que funciona, procure videos no youtube, eu já vi videos disto que vc está falando.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 14, 2011 11:42 am
Módulo RF
Vcs querem coisas semelhantes (li seu outro post Luigi)

Minha sugestão é colocar microcontroladores na transmissão e na recepção.

Estudem como podem transmitir bits por este tipo de módulo transmissor. Há bastante material aqui e muito mais pela net (além do meu tutorial para calibrar alguns rádios deste tipo).

Uma vez q vcs consigam transmitir bits, enviem 1 ou mais bytes com a codificação que desejam.

No seu caso, Luigi, eu enviaria 3 bytes, 1 para cada canal e outro para verificação de que os dados chegaram bem.
Transmitam a mesma informação continuamente, desta forma se chegar alguma informação errada a seguinte logo corrigirá a errada.

Eu prefiro transmitir bits ao invés de sinais analógicos (como PPM) porque com bits vc consegue fazer verificação de bom recebimento e implementar uma quantidade maior de funções.

O sinal PPM é ótimo bom para servos, mas se não é esse o caso há outras opções mais interessantes.

luigiesn

Level 3
3927190 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

luigiesn

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 15, 2011 7:57 am
Módulo RF
vou tentar fazer a transmissão do modo que você disse, do modo digital,mas como faço essa tal verificação? como assim?

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 15, 2011 9:42 am
Módulo RF
Me refiro à algum método que permita o receptor testar, se os dados recebidos, coincidem com os que foram transmitidos.

Há inúmeros métodos de verificação de dados, dos mais simples até os que envolvem a necessidade de componentes eletrônicos especiais.

O método mais simples é o da dupla (ou sucessivas) transmissão, onde o receptor, antes de tomar uma decisão, compara com outro pacote de dados pra ver se são iguais.

Outro método simples e que não exige a retransmissão de todo pacote de dados é a verificação por checksum;

Tem também o uso do bit de paridade;

Ou ainda, se vc quer mais segurança pode usar a verificação por CRC.

Tudo isso está ligado à teoria da informação, que é o q vc quer, transmitir informação.

Procure no Google por estas palavras em negrito, vai achar muita coisa.

Boa sorte

luigiesn

Level 3
3927190 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

luigiesn

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 16, 2011 6:54 pm
Módulo RF
Nossa.. agora sim.. valeu mesmo.. vou dar uma olhada qual é a melhor opção..

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido